Treinamento corporativo
Resultados esperados de um treinamento de integração

Receber bem novos colaboradores e clientes é essencial para uma estratégia de sucesso. Mas para comprovar a eficiência e ajustar a sua rota é preciso acompanhar alguns indicadores. Este texto, a mobiliza preparou para te mostrar quais são os resultados esperados em um treinamento de integração e te ajudar a alcançar cada um deles. Vamos lá?

O que é um treinamento de integração?

Trata-se de um processo de integração planejado para receber, familiarizar e preparar o novo colaborador. Assim ele consegue atingir seu potencial máximo o mais rápido possível. Isso porque, muito além de orientações, a maneira como os colaboradores são introduzidos à empresa e às suas funções afeta a produtividade e engajamento.

É preciso que o profissional se conecte aos valores e à missão da organização, mergulhando no contexto corporativo. Portanto, faça um bom planejamento para que os novos profissionais se sintam parte da empresa de forma rápida.

Mais do que um treinamento, o onboarding é planejado para proporcionar a melhor recepção ao novo talento, incentivar sua socialização e motivá-lo desde o primeiro dia na empresa. Assim, o colaborador atinge seu potencial máximo mais rapidamente e tem muito mais chances de permanecer engajado. Se antes as empresas apenas faziam apresentações formais e levavam o recém-chegado para assinar a papelada, hoje esse processo está muito mais humano e estratégico.

O momento adequado para iniciar esse processo é logo após a contratação. Por quê? É quando o profissional está motivado, engajado e aberto para receber orientação para se adaptar com maior facilidade. Assim, aumenta a probabilidade da sua equipe ter sucesso no desempenho das atividades. É muito melhor passar pela experiência de alguém explicar de maneira clara o passo a passo das funções, configurar as contas essenciais para o dia a dia e conhecer as metas da empresa e do setor.

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Resultados esperados de um treinamento de integração

Geralmente as primeiras impressões sobre um lugar pesam muito para criar admiração ou receio em relação ao ambiente. O onboarding é importante por oferecer diversos benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador. A seguir, fique por dentro dos principais:

1. Retenção de talentos

Atrair e reter talentos que possuem alto desempenho é uma das prioridades da empresa. Contudo, não é uma tarefa fácil. É possível ter bons atrativos (por exemplo, bons benefícios e salários). Mas definir os elementos abstratos, como boa relação com os gestores, alinhamento com os valores organizacionais, entre outros, já é mais complicado. 

Nesse caso, é preciso estabelecer uma estratégia. Afinal são esses atributos que vão fazer com que os candidatos prefiram uma instituição em vez da outra. O onboarding permite a construção de uma base sólida para as características intangíveis que diferenciam a cultura da organização. E usar isso para atrair e reter profissionais é uma excelente alternativa.

2. Aumento do engajamento

Os profissionais que se sentem bem acolhidos no ambiente de trabalho logo no início da contratação acabam se sentindo à vontade mais rápido. E também entendem com mais agilidade o modelo de negócio. Além de saber a quem recorrer quando tiver um problema e outras questões burocráticas.

Uma vez que o colaborador já está familiarizado com a cultura da empresa, passa a agir de acordo e desenvolve um sentimento de pertencimento. Com isso, pode se sentir mais motivado a entregar bons resultados, aumentando engajamento e retenção.

3. Crescimento do negócio e da qualidade

O treinamento de integração contribui também para que a empresa funcione como uma equipe e trabalhe em conjunto para atingir os melhores resultados. O sentimento de pertencer a um time e de saber que pode contar com seus colegas só faz incentivar o desenvolvimento de um bom trabalho. Assim a qualidade aumenta e o negócio prospera.

4. Alinhamento às propostas

Para novos contratados, nem sempre é fácil captar o clima e a cultura organizacional. E isso vai muito além de entender a dinâmica de trabalho. Significa realmente saber a quem se reportar e quais as próprias responsabilidades no dia a dia.

O treinamento de integração favorece esse importante passo, alinhando o novo contratado às propostas da empresa. Essa etapa se dá tanto com auxílio do RH quanto com o acompanhamento dos líderes, que melhor podem aconselhar sua jornada na organização.

5. Redução do turnover

Segundo a Digitate, uma experiência negativa de integração pode aumentar em 2 vezes a chance de o novo contratado buscar por outras oportunidades. Portanto, essa prática também vai auxiliar na diminuição dos índices de turnover. Isso acontece por causa da sensação de pertencimento vinda do colaborador, fazendo com que seu vínculo com a contratante se fortaleça.

Assim, as pessoas da equipe se familiarizam umas com as outras e trabalham com mais produtividade. O fato de haver sempre pessoas entrando e saindo da empresa pode prejudicar a qualidade do trabalho desenvolvido, bem como a imagem dos funcionários perante a empresa. Além disso, pode haver também perda de tempo com recrutamento de candidatos.

Ou seja: o treinamento de integração encurta o caminho dos novos colaboradores até seu estado produtivo. Além de reduzir drasticamente o turnover nos primeiros meses de contratação. Também desperta a sensação de pertencimento e facilita a adaptação aos valores e métodos de trabalho da organização. Sem falar na redução de custos com futuros treinamentos.

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Como implementar o treinamento de integração?

O onboarding exige um planejamento completo e personalizado para cada cargo, prevendo cada passo do novo colaborador na sua jornada de integração. Para começar, você pode dividir o processo em marcos de 30, 60, 90 e 120 dias, por exemplo, definindo metas para cada etapa em um cronograma estruturado, como recomenda o especialista em RH Gregg Lindberg, da Lighthouse Organizational Development, em contribuição à Thinkwise.

O ideal é que todo RH desenhe o seu processo de onboarding tomando como base os 4 C’s do onboarding – Conformidade, Clarificação, Cultura e Conexão. Eles tornam essa jornada mais prática. Assim, a empresa não corre o risco de repetir passos ou de tornar o processo entediante.

Entenda mais sobre como essas palavras-chave se integram ao onboarding:

Conformidade

Trata-se de ensinar e orientar acerca da estrutura dos processos dentro da empresa, dos mais burocráticos aos mais sistemáticos, como regras, valores, políticas internas, obrigações e código de ética.

Clarificação

Uma etapa essencial, visto que busca esclarecer tudo sobre a nova função do profissional contratado: atribuições, responsabilidades, escala hierárquica, ferramentas e recursos. É também um momento de alinhar expectativas, para que o novo contratado entenda o nível de exigência perante suas entregas.

Cultura

O profissional realiza um mergulho na cultura organizacional da empresa, entendendo sua missão e sua visão. É o momento perfeito para que ele se inteire sobre o clima dentro da organização, já entendendo como as dinâmicas funcionam.

Conexão

Por fim, o próximo passo natural desse processo e que oficializa sua entrada na empresa: a criação de uma conexão interpessoal. Com líderes, colegas e com as responsabilidades do seu time. Dessa forma, é mais fácil para que o profissional comece a desempenhar bem logo de cara. E sem necessidade de uma grande curva de aprendizado.