Treinamento corporativo
Microlearning: tudo o que você precisa saber para treinamento e desenvolvimento

magine a seguinte situação: uma grande empresa de tecnologia está lançando um novo software. A equipe de vendas precisa entender rapidamente as funcionalidades e benefícios desse software para poder vendê-lo efetivamente. No entanto, eles estão espalhados por várias regiões e têm horários de trabalho diferentes. Além disso, eles já estão sobrecarregados com suas tarefas diárias e não têm tempo para longas sessões de treinamento. Nesse cenário, o microlearning surge como a solução ideal.

O que é microlearning?

Microlearning é uma estratégia de aprendizado que se concentra em ensinar pequenas unidades de informação (ou “microlições”) de maneira concisa¹. Essas lições são geralmente tem no máximo 5 minutos de duração (Torgerson, 2016) e são projetadas para serem consumidas de forma independente e em qualquer ordem.

Como funciona o microlearning dentro da empresa?

O microlearning é frequentemente usado em treinamento corporativo para fornecer aos funcionários acesso rápido e fácil a informações. Ele pode ser entregue através de uma variedade de formatos, incluindo vídeos curtos, quizzes, infográficos, podcasts e até mesmo jogos. O objetivo é fornecer informações de maneira rápida e eficiente, permitindo que os funcionários aprendam no seu próprio ritmo.

Por que o microlearning tem se tornado uma tendência?

O microlearning está se tornando uma tendência devido à sua eficácia e eficiência¹. Ele permite que os alunos aprendam em seu próprio ritmo e em seu próprio tempo, tornando-o ideal para o ambiente de trabalho moderno, onde o tempo é muitas vezes limitado. Além disso, o microlearning é facilmente acessível em dispositivos móveis, tornando-o uma opção de aprendizado conveniente para funcionários em movimento.

Quando definimos microlearning como a redução do conteúdo, então prevemos sua iminente morte. Por outro lado, quando nós definimos isso como uma forma de ajudar trabalhadores consertam, resolvem e melhoram trabalho, continuará a evoluir rapidamente evoluir (tradução livre) – Ray Jimenez

LNT

Principais vantagens

A adoção do microlearning pode trazer uma série de benefícios à sua iniciativa de T&D. Podemos citar como alguns dessas vantagens:

  1. Melhora a retenção de conhecimento: Ao fornecer pequenos segmentos de informação, a mente pode processá-la de forma mais eficaz, permitindo que os aprendizes absorvam e retenham as informações antes de passar para a próxima atividade ou módulo.
  1. Perfeito para aprendizado móvel: O microlearning é ideal para o aprendizado móvel, pois os aprendizes podem participar de breves módulos ou unidades sempre que tiverem algum tempo livre.
  1. Preenche rapidamente as lacunas de desempenho: Esta abordagem de eLearning se concentra em uma tarefa, habilidade ou conceito chave de cada vez, permitindo que os aprendizes preencham suas lacunas de desempenho mais rapidamente.
  1. Custo-efetivo: Uma das vantagens mais significativas do microlearning é que ele tem menos impacto no seu orçamento de treinamento online. Você pode criar um cenário de e-learning de alta qualidade, apresentação online ou tutorial por uma fração do custo de desenvolver um curso de treinamento online completo.

Principais desvantagens

Mas, nem tudo são “mar de rosas”. Apesar do microlearning ser uma excelente opção de estratégia de aprendizado, ela também possui alguns riscos. Podemos citar como alguns deles:

  1. Risco de superficialidade: Se os aprendizes não têm o espírito de aprendizado autodirigido, o conhecimento adquirido a longo prazo pode ser superficial e fragmentado.
  1. Dependência da tecnologia: A estabilidade da internet e as condições funcionais dos dispositivos móveis podem afetar o efeito do microlearning.
  1. Possibilidade de distrações: Os dispositivos móveis possuem várias funções, como chamadas, mensagens push, interações sociais, entretenimento audiovisual etc., que podem interromper o processo de aprendizado e causar distrações significativas para os aprendizes.

Quando utilizar microlearning?

Esta estratégia é mais eficaz quando usado para treinamento em tópicos que podem ser divididos em pequenas unidades de informação. Ele é ideal para treinamento em habilidades específicas, atualizações de conhecimento e recapitulação de informações.

Principais pilares do microlearning

Os principais pilares do microlearning incluem brevidade lições curtas, flexibilidade (acesso a qualquer hora e em qualquer lugar) e relevância (conteúdo direcionado e prático.

Como implementar Microlearning em sua organização

A implementação do microlearning envolve a identificação dos tópicos de treinamento, a criação de micro lições para cada tópico e a disponibilização dessas lições para os funcionários. É importante garantir que o conteúdo seja relevante, envolvente e fácil de entender.

LNT

Um ponto importante é utilizar ferramentas de autoração, como Applique, para a criação das peças. Com ferramentas assim é possível melhor incorporar o material ao seu LMS. Isso é importante, pois toda estratégia de aprendizagem precisa ser devidamente acompanhada, mensurada e avaliada. Sem isso, não será possível identificar se os objetivos definidos para a ação foram realmente atingidos e, se foram, relacionar a melhoria diretamente ao objeto de aprendizagem criado.

Diferença entre e-learning, b-learning, pílulas do conhecimento e microlearning?

Alguns conceitos precisam ser compreendidos para que não chamemos tudo de microlearning. Veja a seguir alguns deles:

  • E-Learning: É um termo amplo que se refere a qualquer tipo de aprendizado realizado eletronicamente.
  • B-learning: Também conhecido como aprendizado híbrido, combina métodos de aprendizado online e presencial.
  • Pílulas do conhecimento: São pequenas unidades de conhecimento, semelhantes ao microlearning, mas não necessariamente entregues eletronicamente.
  • Microlearning: Refere-se especificamente a pequenas lições que são entregues eletronicamente e podem ser consumidas de forma independente e em qualquer ordem.

Conclusão

O microlearning é uma estratégia de treinamento eficaz que oferece flexibilidade e eficiência. Embora existam desafios, as vantagens do microlearning o tornam uma opção atraente para muitas organizações. Ao implementar o microlearning, é importante considerar as necessidades específicas de sua organização e de seus funcionários para garantir o sucesso.