Empresas com mais maturidade no setor de Gestão de Talentos/RH já entendem a importância de utilizar Treinamento e Desenvolvimento dentro de um plano de desenvolvimento individual.
Mas só fornecer treinamento não basta, não é mesmo? Gestores e decisores são constantemente cobrados por mostrar os resultados dos investimentos em pessoas.
Por isso, hoje vamos falar sobre uma etapa importante neste processo: a avaliação dos resultados do treinamento. Tudo o que você precisa saber para avaliar e demonstrar resultados na prática. Vamos juntos?
Qual é a importância da Avaliação dos resultados do treinamento?
Temos duas variáveis importantes que devem ser observadas quando se fala em resultado de treinamento: o valor gerado para a empresa e o valor gerado para o colaborador.
Para que o curso ou treinamento seja relevante para o colaborador, é necessário que ele veja uma aplicação prática para um problema do seu dia a dia. É o que chamamos de andragogia, que significa a maneira como os adultos aprendem.
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Portanto, saber se o conteúdo e as atividades propostas para o colaborador fizeram sentido ajudará o responsável pelo treinamento a entender se vale a pena continuar e replicar para outras pessoas.
Já no caso do valor gerado para a organização, entram em jogo os quesitos financeiros e os impactos no dia a dia da empresa. É o que chamamos de ROI – retorno sobre o investimento.
Mais adiante vamos detalhar quais indicadores utilizar para a avaliação de resultados de T&D.
Quais os principais indicadores para a Avaliação dos resultados do treinamento?
Ao propor a realização de cursos de capacitação ou treinamentos, é imprescindível traçar objetivos claros, independente da área de atuação dos colaboradores. É que a partir dos objetivos, os resultados do treinamento também serão melhor avaliados.
O modelo de avaliação do professor universitário Donald Kirkpatrick, de 1976 e que leva o mesmo nome do autor, é um dos mais famosos e utilizados até hoje. Ele descreve 4 níveis de avaliação dos resultados do treinamento:
Avaliações de reação
É literalmente apresentar reações sobre o treinamento a partir de feedbacks. Em treinamentos presenciais isto pode ser medido com pesquisas ou enquetes.
No caso de cursos online, reações com “Like” ou simplesmente perguntar se o colaborador “recomendaria este curso” já demonstram os sentimentos dele no processo. Esta é uma forma bem amigável de fazer a avaliação dos resultados do treinamento.
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Avaliações de aprendizagem
Um dos métodos mais utilizados em cursos de formação são as avaliações aplicadas para medir a proficiência do aluno. Esta pode ser uma boa forma de estimular o colaborador a assimilar o assunto apresentado mais à fundo, pois ele precisa responder a questões de acordo com o conteúdo do curso.
Avaliações Comportamentais
Este nível de avaliação é um dos que mais demonstram o engajamento do colaborador com o treinamento.
O comportamento é uma das formas de mostrar que o treinamento foi trazido para a vida real e isso impacta também nos outros colaboradores, uma vez que cada pessoa pode ser influenciadora de novas práticas no ambiente corporativo.
Seja trazendo uma nova abordagem para resolver um problema ou trazendo ideias inovadoras para o time: o comportamental pode mostrar a decisores novas aptidões adquiridas.
Considere esse tipo de impacto como uma forma de avaliação dos resultados do treinamento também.
Resultados
O quarto nível é o que mais influencia a tomada de decisão dentro das organizações: o resultado que o colaborador trouxe após o aprendizado. E para tornar este acompanhamento de resultados mais tangível, é importante utilizar alguns KPIs.
A seguir, trazemos 3 deles para ilustrar como os resultados do treinamento podem ser acompanhados na prática.
Produtividade
Aprender uma nova técnica ou abordagem para um problema pode resultar em uma otimização do tempo de trabalho para o seu colaborador e isso gera resultados para a sua empresa também.
Este colaborador poderá ser alocado em mais tarefas, além de ser mais efetivo, realizando entregas cada vez melhores e em menos tempo.
Melhoria de processos
Uma outra forma de avaliação de resultados de T&D é quantificando os processos.
Se o seu colaborador passou a entregar as tarefas com menos refações, por exemplo, já é um indício de aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Inclua tipos de avaliação de processos, para ter dados precisos sobre as melhorias
que o treinamento trouxe para o cotidiano da sua empresa.
Vendas
Seus resultados também podem ser observados com o aumento de receita a partir de novos produtos ou melhorias em produtos já comercializados.
Além disso, o treinamento focado no desenvolvimento de habilidades de argumentação, voltadas para áreas comerciais da sua empresa, podem render mais receita direta para o time de vendas.
Qual ferramenta utilizar para realizar a Avaliação dos resultados do treinamento?
Agora que já passamos pelos níveis de avaliação dos resultados do treinamento e pelos KPIs de T&D, fica mais claro o que considerar quando for calcular o ROI (retorno sobre investimento) da sua área de treinamentos.
Uma forma de reduzir e otimizar custos que vem sendo muito utilizada, principalmente após a pandemia, é o oferecimento de cursos online.
Além de oferecer treinamentos para mais de uma pessoa sem precisar conciliar diversas agendas, o curso online facilita a avaliação dos resultados do treinamento.
Sabia que a Plataforma LMS Mobiliza é uma excelente aliada neste processo de avaliação dos resultados do treinamento?
Seja com avaliações de reação automáticas ou com testes rápidos, sua equipe de T&D tem acesso a relatórios de desempenho e engajamento de colaboradores na palma da mão, o que facilita o acompanhamento e a tomada de decisão.
Que tal conhecer todos os benefícios que a Plataforma LMS Mobiliza tem para sua empresa?