Produção de conteúdo

No último trimestre o Applique ganhou uma funcionalidade na ferramenta que se chama Analytics! Agora você tem a opção de gerar relatórios e métricas do curso para analisar o comportamento dos seus alunos dentro de cada conteúdo.

Para começar, você tem duas opções de métricas. As métricas do curso por aluno e as métricas gerais. A seguir vou explicar e mostrar um pouco como funciona e quais informações o Analytics pode compilar.

Se você tem interesse em saber como analisar dados de conteúdo, no próximo artigo vou dar alguns insights de como você pode fazer esta análise e interpretar o comportamento dos seus colaboradores dentro de cada conteúdo.

Vamos lá?

#1 – Métricas do curso por aluno

Nesta parte você consegue obter as seguintes informações:

Informações gerais:

– Número de alunos matriculados no curso
– Número total de alunos que completaram o conteúdo
– Porcentagem dos alunos que completaram o curso

Informações por aluno:

– Nome
– Identificador (CPF/email)
– Nota final de todas avaliações que tinham no conteúdo
– Status (não acessou/completou/não completou)

 

#2 – Métricas gerais do curso

Nesta parte de métricas gerais, você vai conseguir uma visão macro de como foi a experiência do seu aluno do começo ao fim do seu conteúdo.

Os gráficos de comportamento do aluno que você vai encontrar são:

– Nota geral dos alunos
– Evasão da aula
– Tempo médio por slide/tela
– Retenção da aula
– Horários de acesso: acessos por dia, acessos por ano e acessos por mês.

Em notas gerais dos alunos, você encontra a informação de avaliação dos colaboradores por ordem de nota decrescente. E ainda a média de notas geral dos alunos. Dê uma olhada no exemplo abaixo:

Em evasão da aula, você encontra a informação de quando o seu aluno saiu do conteúdo. Ou seja, você consegue descobrir em qual slide ou tela os colaboradores estão saindo com mais frequência. Confira no exemplo:

Em tempo médio por slide/tela, você consegue a informação de quanto tempo em média os seus alunos estão parando em cada tela. Exemplo a seguir:

Em retenção da aula, você consegue a informação de quantos colaboradores continuaram no curso até o final. Dá uma olhada no exemplo abaixo:

Por fim, em horários de acessos, você consegue a informação por período, de quais são os horários de mais acessos durante o dia. Além de conseguir também a informação de quantos acessos por dia, mês e ano o seu curso teve. Exemplo a seguir:

E então, o que achou?

Essas são as diversas possibilidades de análise de métricas dos cursos que você está disponibilizando para seus colaboradores, dentro do Applique.

É interessante ressaltar que aqui na Mobiliza e no Applique, nós sempre incentivamos o ciclo PDCA para qualquer projeto. A sigla significa PLAN-DO-CHECK-ADJUST que em português quer dizer Planeje, Execute, Cheque e Ajuste. Podemos nos aprofundar neste assunto em outro momento, mas para dar uma pincelada agora, isso quer dizer que em qualquer projeto você precisa analisar seus resultados. Só desta forma você consegue identificar melhorias e aplicar o que você aprendeu nos seus projetos seguintes, certo?

Sobre o Analytics no Applique, uma nota importante! Este é um recurso extra na ferramenta, portanto se você tem o Applique e tem interesse em adquirir, entre em contato com seu consultor educacional, ou solicite falando conosco por este link.

Ficou alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários que ficarei feliz em esclarecer!

Sobre o autor

Clarissa Melo

Marketeira e publicitária apaixonada por experiências, comunicação e humor desde sempre. Ah, e também sou louca por animais e com um estilo musical no mínimo, polêmico.

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

Design Instrucional Design Instrucional: tudo o que você precisa saber na sua empresa
Conheça o Applique e saiba porque só o LMS não é suficiente
Passo a passo: como estruturar cursos EaD para treinamentos corporativos