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Iniciar uma nova etapa profissional costuma ser um momento de alegria e também de ansiedade para os novos colaboradores. Em pouco tempo, eles têm que conhecer melhor a empresa, sua cultura organizacional, as atividades que vão executar no dia a dia e, por fim, os rituais e rotinas. Seu trabalho será organizar o onboarding corretamente para ajudá-los a reduzir as dúvidas e os erros logo no início. 

Pensando em como essa estratégia é importante para tornar a sua empresa mais competitiva, criamos este guia para te auxiliar na organização dos conteúdos de onboarding da sua empresa. 

Dessa forma, a entrada de novos colaboradores se torna um momento mais estruturado e focado na adaptação rápida e segura dos novos integrantes. Melhor ainda se você já tiver uma ótima plataforma LMS para automatizar tudo isso!

Volte a este texto sempre que precisar revisitar os conteúdos do onboarding da sua empresa. Esperamos que este material te ajude muito. Boa leitura! 

O que é onboarding? 

Onboarding é o processo de integração de novos colaboradores ao seu time. Ele começa no momento em que o resultado da contratação é enviado ao candidato que passou no processo seletivo. O envio da proposta de trabalho, com as informações de salário, horários e benefícios já pode ser considerado o início do onboarding. 

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Por meio dele, é possível explicar melhor os detalhes de como funciona a empresa, quais os objetivos e metas e quais são as áreas dentro da organização.

Também é pelo onboarding que o colaborador tem seu primeiro contato com a cultura da empresa, o que possibilita um entendimento mais rápido sobre a maneira de agir no cotidiano e nas relações interpessoais. 

A cultura organizacional dá o tom dos comportamentos e hábitos que são esperados no dia a dia de todos os colaboradores, incluindo líderes. 

Por esses motivos, é importante separar um tempo para o colaborador se ambientar antes de começar a operação do dia a dia. Acredite: separar esse tempo de qualidade vai ajudá-lo a executar melhor suas atividades mais rapidamente.

Com todos estes conceitos às claras, ficará mais fácil manter a motivação e o alinhamento dos novos integrantes da equipe.

onboarding

Quais as vantagens de implementar o onboarding? 

Quando fazemos uma nova contratação, nosso principal objetivo é aumentar a quantidade ou qualidade das entregas da empresa. Para isso, o novo colaborador precisa se sentir bem no novo ambiente, estar integrado com o time, entender o funcionamento dos principais processos da empresa e saber o que se espera dele. 

Investir no onboarding agiliza todos esses pontos, aumentando a velocidade para que o novo colaborador alcance a produtividade esperada. Um bom onboarding vai ajudá-lo a entender como conseguir as informações necessárias para executar suas tarefas corretamente, o que diminui as chances dos costumeiros erros de principiante. 

Além disso, conhecendo o funcionamento detalhado da organização, ele se sentirá pertencente à empresa, o que implica em uma redução da taxa de turnover – que é quando o seu colaborador deixa a sua organização. 

A retenção dos melhores talentos se torna uma realidade e os resultados são alcançados com mais efetividade. 

Por fim, a reputação da sua empresa ficará cada vez melhor no mercado de trabalho, possibilitando que o seu ciclo de contratações seja cada vez mais eficaz. 

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Como o onboarding ajuda no treinamento do colaborador?

O onboarding é iniciado com a proposta aceita e segue nos primeiros dias do colaborador dentro da empresa. Uma boa prática é delegar um integrante da equipe como mentor para acompanhá-lo nesse momento inicial, resultando em um onboarding  ainda mais personalizado e eficaz. 

É legal contar com um evento de boas-vindas e com a apresentação da equipe, dentro das possibilidades de encontro. Se o trabalho for presencial, faça um tour pela empresa. 

Além disso, os temas relevantes para o dia a dia e para a execução das tarefas do novo colaborador deverão ser tratados logo no início, assim como receber dicas e orientações do mentor, para que as questões técnicas não sejam um problema. 

Com as tensões iniciais dissipadas, a abertura do novo colaborador para aprender será maior e fará com que ele se sinta incluído engajado.

Quais conteúdos de onboarding e temas não podem faltar?

 

Para um onboarding eficiente, é importante preparar o escopo de informações necessárias para o início do trabalho daquele colaborador. 

Comece com os temas imprescindíveis: 

  • Visão da empresa, e valores – adaptar à cultura é essencial!
  • Objetivos da empresa e de cada setor 
  • Código de conduta, que dita os aspectos de comunicação e comportamento na empresa
  • Conteúdos institucionais como estrutura, organograma
  • Principais ferramentas de trabalho (se for trabalho em escritório, acesso ao email, principais sistemas digitais e ferramentas de comunicação)
  • Rotinas, como horários de trabalho, benefícios, regras e deveres 
  • Rituais e reuniões do time e da empresa
  • Apresentação de outras áreas e seus líderes 

Posteriormente, ofereça treinamentos mais focados na capacitação técnica e atualize o onboarding sempre que for necessário. 

Applique: a ferramenta que faltava para simplificar a criação de conteúdos do seu onboarding 

Sabemos que o dia a dia da equipe de RH é extremamente ocupado e que simplificar processos é fundamental. 

Para otimizar o seu dia a dia e o de sua equipe, experimente contar com ferramentas tecnológicas ou softwares.

Criado especialmente para as equipes de RH e T&D, o Applique é uma ferramenta de autoria, que permite a criação de conteúdos corporativos e o envio de arquivos para plataformas LMS sem complicações. 

Com Applique, você aproveita: 

  • Banco de imagens com mais de 1 milhão de fotos, gifs e vídeos
  • Opção de vídeos, áudios e recursos interativos
  • Criação e edição de conteúdos corporativos nas suas mãos
  • Edição em nuvem
  • Eliminação de custos imprevistos com atualizações de conteúdo
  • Suporte consultivo em português com especialistas