Treinamento corporativo

Seu time conta com o seu papel para ser desenvolvido, mas e você, quem desenvolve? A educação corporativa deve atender a dois propósitos: ser um diferencial competitivo e um fator de mudança cultural e organizacional (EBOLI, 2010)¹.

E para você conseguir atuar com foco nestes dois propósitos, o método T&D na Prática propõe quatro passos, que se integram de forma cíclica e contínua: Planejar, Produzir, Aplicar e Analisar.

Mas para aplicá-lo, você como profissional de educação corporativa deve atuar de forma estratégica, o que requer alguns conhecimentos, habilidades e competências.

Nesse artigo trouxe as 10 principais habilidades e competências para se tornar estratégico e ainda dicas sobre como desenvolver. Vamos lá?

Metodologias de aprendizagem e tecnologias educacionais

Essa habilidade você pode usar na área de T&D para:

  • Promover ações de aprendizagem que engajem e façam sentido para as pessoas.

Como desenvolver: estude sobre aprendizagem de adultos, metodologias e estratégias para desenvolver pessoas. Fique atento às tecnologias educacionais e saiba como aplicá-las em suas ações.

Paixão por aprender e desenvolver pessoas

Essa habilidade você pode usar na área de T&D para:

  • Inspirar as pessoas;
  • Gerar impacto no clima organizacional e nos resultados da organização.

Como desenvolver: seja inquieto e curioso, procure crescimento contínuo e contagie as pessoas com sua vontade de aprender.

Pensamento estratégico

Essa habilidade você pode usar na área de T&D para:

Como desenvolver: procure compreender o mercado, o negócio, a visão e a cultura da empresa para alinhar os propósitos da educação corporativa ao propósito da organização.

Comunicação assertiva

Essa habilidade você pode usar na área de T&D para:

  • Alinhar demandas;
  • Comunicar valores e resultados das ações de aprendizagem.

Como desenvolver: fale em tom pessoal e use argumentos coerentes ao público e às estratégias de negócio.

Perfil analítico

Essa habilidade você pode usar na área de T&D para:

  • Priorizar demandas;
  • Verificar a viabilidade de produção das ações;
  • Analisar os resultados.

Como desenvolver: procure tomar decisões e validar o resultado das suas ações com base em dados quantitativos e qualitativos.

Agilidade

Essa habilidade você pode usar na área de T&D para:

Como desenvolver: fique atento ao dia a dia das áreas e aos indicadores e estude sobre metodologia ágil.

Gestão de projetos

Essa habilidade você pode usar na área de T&D para:

  • Cumprir os prazos;
  • Entregar os resultados esperados;
  • Negociar demandas e entregas.

Como desenvolver: aprenda sobre como fazer gestão de projetos e desenvolva ferramentas para controlar todas as etapa dos projetos.

Resiliência

Essa habilidade você pode usar na área de T&D para:

  • Priorizar demandas;
  • Expor as estratégias da área.

Como desenvolver: aprenda a dizer “não” para determinadas demandas, priorizando ações com potencial para impactar o desempenho das pessoas e os resultados para o negócio.

Bom relacionamento

Essa habilidade você pode usar na área de T&D para:

  • Atuar colaborativamente com gestores, fornecedores, pares e colaboradores.

Como desenvolver: tenha uma escuta ativa e procure alinhar as expectativas de cada público com a expectativa da organização.

E aí, gostou? Analise os pontos que levantamos e faça uma reflexão interna para identificar quais pontos você já trabalha e quais pontos você pode melhorar.

Nosso futuro é incerto mas o que sabemos é que a transformação digital veio para ficar e que o cenário de desenvolvimento e de aprendizagem do colaborador vai mudar muito.

Estar preparado nunca é demais e esses habilidades vão te ajudar a passar por todos os novos desafios que virão.

Sobre o autor

Clarissa Melo

Marketeira e publicitária apaixonada por experiências, comunicação e humor desde sempre. Ah, e também sou louca por animais e com um estilo musical no mínimo, polêmico.

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