Blog

Como a teoria das Inteligências Múltiplas pode ajudar a desenvolver pessoas

Por Angelina Hemckmeier
desenvolvimento de pessoas

Você já parou para pensar que algumas pessoas têm mais facilidade para interpretar um texto, enquanto outras possuem mais desenvoltura para solucionar questões lógicas?

Algumas pessoas já pensaram, e Howard Gardner foi uma delas. 

Como professor de Harvard, ele passou parte das décadas de 80 e 90 desenvolvendo e refinando a teoria das Inteligências Múltiplas. Essa teoria defende que as informações podem ser processadas de maneiras diferentes e que um olhar exclusivamente lógico é limitante. Considerando que, até então, mensurávamos inteligência exclusivamente a partir de QI, isso revolucionou a forma como entendemos a inteligência, principalmente nas áreas relacionadas à educação.

Beleza, e como isso se relaciona com desenvolvimento de pessoas?

Quanto mais profundamente você conhece o seu público-alvo, mais condições você tem para construir experiências de aprendizagem que serão mais personalizadas e, consequentemente, mais efetivas. 

Inteligências Múltiplas e estilo de aprendizagem 

As Inteligências Múltiplas representam diferentes capacidades intelectuais, e os estilos de aprendizagem, de acordo com Howard Gardner, são os métodos pelos quais uma pessoa adquire conhecimento. 

Somos seres predispostos a aprender, necessitando de estímulos externos e internos (motivação, necessidade) para o aprendizado. 

Cada pessoa possui potenciais distintos para o desenvolvimento de suas habilidades, e as motivações para aprender também estão ligadas aos estímulos recebidos durante a experiência de aprendizagem. Por isso, na tabela abaixo, além das características de cada inteligência, listamos algumas informações sobre o estilo de aprendizagem.

O que as Inteligências Múltiplas significam na prática

De acordo com Gardner, todas as pessoas têm todos os oito tipos de inteligência apresentadas aqui, em diferentes níveis de aptidão. Um fato importante é que as inteligências não são estáticas. Inteligência é definida como um conjunto de capacidades, talentos e habilidades para o processamento de informações, portanto, em cada momento de vida podemos estar com uma predisposição maior para algum desses conjuntos. 

É importante que comecemos a pensar sobre as diferentes maneiras pelas quais a informação pode ser apresentada e aprendida. E conhecer o público é essencial para que possamos variar os formatos e recursos, considerando como cada parte do público pode absorver melhor o conteúdo.  Cadastre-se aqui embaixo para ser um dos primeiros a receber a ferramenta gratuita que vamos lançar em breve, para aplicar o conceito de Inteligências Múltiplas nos seus processos.


Sobre o autor

Angelina Hemckmeier

Designer e apaixonada por experiências que potencializam pessoas. Adora fazer parte de ambientes em constante evolução. Tem experiência na organização e mentoria de eventos de tecnologia, como o Startup Weekend e o Technovation Challenge, e também na produção de festas e piqueniques.

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

Conheça a Plataforma Mobiliza, nosso ambiente virtual de aprendizagem
Trilhas de aprendizagem para treinamentos corporativos: você sabe como montar?
Entenda como planejar treinamentos empresariais com esta metodologia prática

Vamos mobilizar
pessoas
juntos?

Trabalhe Conosco