desenvolvimento de pessoas

O capital humano é o bem mais precioso de uma empresa. Logo, manter a motivação e o engajamento dos colaboradores em dia devem ser prioridades do negócio — o que pode ser facilitado ao incluir o People Analytics na gestão de pessoas.

Mas o que é People Analytics? Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, ele não é um software ou tecnologia moderna. Trata-se de uma metodologia criada para analisar dados comportamentais dos profissionais, com o intuito de promover um ambiente de trabalho mais produtivo, feliz e eficiente.

Neste conteúdo, você vai entender melhor o que é, qual a sua importância e como implantá-lo na sua empresa. Além disso, verá, também, os principais benefícios que ele oferece na gestão de pessoas.

Boa leitura!

O que é e como surgiu o conceito de People Analytics?

Atuar com base em informações é essencial em qualquer processo gerencial. Isso porque elas fornecem um panorama claro do cenário, permitindo decisões mais certeiras.

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No que tange ao departamento de RH, não basta simplesmente coletar informações básicas do colaborador para tentar justificar faltas e queda de desempenho. É necessário ir mais além e atuar de forma multidisciplinar.

Foi nesse sentido que surgiu o conceito de People Analytics na gestão de pessoas. Ele se refere ao processo de captar e analisar informações para estudar o comportamento dos profissionais dentro de uma empresa, obtendo, assim, uma visão mais estratégica.

O objetivo dessa metodologia é prever cenários e planejar ações para evitar situações de risco e turbulências que possam levar à queda na satisfação com a empresa e, consequentemente, afetar a produtividade.

Com os dados em mãos, o RH analisa esses indicadores e consegue determinar com mais assertividade as melhores decisões a serem tomadas visando a promoção do bem-estar das equipes.

Segundo pesquisa realizada pela Deloitte, 71% das empresas enxergam o People Analytics como uma prioridade na gestão de pessoas.

No Brasil, porém, a metodologia está avançando de forma lenta. Uma pesquisa feita pela PwC, demonstra que apenas 17% das organizações utiliza essas informações para tomar decisões e planejar o futuro.

Qual a importância do People Analytics na gestão de pessoas?

Ao implementar essa prática, as empresas passam a tomar decisões com base em dados atuais e previsões reais. Isso é especialmente benéfico para os colaboradores, que passam a se sentir mais valorizados ao verem que há preocupação real com a sua satisfação.

Através do People Analytics, é possível identificar processos que não estão funcionando bem no negócio e detectar problemas relacionados diretamente à gestão de pessoas, como:

No entanto, para colocar em prática a metodologia, é preciso contar com um software que compile os dados de forma organizada, separando o que é relevante do que não é. Portanto, essas informações devem ser cruzadas com dados do negócio, sempre de acordo com objetivos pré-estabelecidos.

Somente assim é possível atuar de maneira estratégica, oferecer treinamentos específicos e mudar os processos necessários visando melhoria no ambiente corporativo.

Quais os tipos de People Analytics existentes?

O People Analytics pode ser dividido em 4 níveis, sendo cada um deles responsável por responder a um questionamento específico, vejamos:

  1. Descriptive analytics: Considerado o nível mais básico, é onde são obtidos os dados que ajudam a entender o que ocorreu em um determinado período no passado. Grande parte das empresas implementa esse tipo utilizando ferramentas de Business Intelligence (BI);
  2. Diagnostic analytics: Aqui, a análise de dados ajuda a identificar a causa de um problema. Para isso, são utilizadas técnicas mais avançadas de extração de informações e estatísticas;
  3. Predictive analytics: É a etapa em que as informações são extraídas de dados históricos — combinando técnicas avançadas de estatística e Inteligência Artificial — para prever cenários futuros;
  4. Prescriptive analytics: O último e mais avançado nível é aquele em que é identificado o que pode ser feito para solucionar um problema e, assim, minimizar os possíveis efeitos colaterais negativos.

Passo a passo para implantar o People Analytics no RH

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o People Analytics, sua importância e principais características, está na hora de colocar em prática! Confira um passo a passo simples de como implantar o People Analytics no RH:

1. Faça um mapeamento de dados

Inicie avaliando quais os tipos de dados são coletados nos sistemas e estão disponíveis no momento.

2. Defina os objetivos estratégicos

Agora é preciso saber quais os objetivos por trás da análise os dados. Eles podem ser, por exemplo, a busca pela melhor performance dos colaboradores, prever como será o desempenho após a inclusão de um novo processo ou então determinar o perfil ideal de um profissional para uma vaga em aberto.

3. Acompanhe os indicadores

Em meio a uma grande quantidade de informações, pode ser difícil determinar o que realmente é preciso analisar. Logo, é importante definir métricas e indicadores para os dados e os acompanhar de perto.

4. Colete e armazene as informações

O próximo passo é justamente coletar e armazenar todos os dados obtidos. Isso deve ser feito de forma organizada, para facilitar a busca e criação de indicadores posteriores.

5. Tome decisões mais assertivas

Por fim, com os dados adequados em mãos, tome as atitudes que de fato sejam benéficas para a empresa e para o colaborador.

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Principais benefícios que o People Analytics oferece para a gestão de pessoas

Conheça, a seguir, os principais benefícios que o o People Analytics pode oferecer para garantir uma gestão de pessoas mais empática e estratégica:

Gestão eficiente

Como o People Analytics oferece dados sobre o que está bom ou não na empresa, o gestor passa a ter maior controle operacional. Com isso, ele pode replicar as melhores práticas em larga escala e eliminar aquelas atividades que não surtem os efeitos desejados.

Aumento da produtividade

Ao demonstrar preocupação em melhorar o ambiente para o colaborador, o People Analytics influencia diretamente na produtividade e engajamento das equipes.

Feedbacks das atividades

A coleta de dados permite avaliar atividades específicas, incluindo a eficiência e cumprimento de prazos. Logo, oferece o conteúdo que os gestores precisam para dar feedbacks concisos sobre cada tarefa realizada.

Bem-estar das equipes

A partir do momento em que os dados colhidos através People Analytics geram melhorias de processos ou tomadas de decisões preventivas, o ambiente se torna mais favorável ao colaborador

Dessa forma, podemos destacar que um dos seus principais benefícios é justamente o de garantir o bem-estar dos profissionais.

Contratações adequadas

Pode parecer estranho, mas o People Analytics também pode ajudar as empresas a contratarem os profissionais mais adequados. Isso porque ele permite obter um bom volume de informações sobre os candidatos, facilitando no momento da entrevista e tomada de decisão.

Redução de tempo e custos

Como vimos, a metodologia ajuda a contratar profissionais mais adequados, auxiliando na reduzindo dos índices de turnover. Além disso, direciona melhor a equipe e torna os treinamentos e capacitações mais produtivos. Tudo isso reduz os desperdícios de recursos e tempo.

Investimentos adequados em capacitação

O People Analytics também é benéfico quando pensamos em treinamento e capacitação do capital humano. Isso porque ele ajuda a identificar as principais dificuldades das equipes, direcionando melhor os investimentos para saná-las.

Ou seja, ao invés de promover cursos aleatórios, desperdiçando tempo, esforço e dinheiro, as empresas conseguem focar melhor na construção de competências de acordo com as necessidades reais — obtidas através dos dados.

Nesse sentido, através da aquisição de informações precisas, o People Analytics se torna uma ferramenta poderosa, capaz de nutrir a gestão da empresa com conhecimento e recursos, a fim de melhorar o ambiente de trabalho e extrair o melhor de cada colaborador.


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Artigo produzido por Bruna Occhi Agostini, da Ahgora.