desenvolvimento de pessoas
ferramentas-para-desenvolver-pessoas

POLÊMICA: Treinamento é ou não é a única solução para desenvolvimento de pessoas? 🤔

Desenvolver colaboradores não é uma ciência exata. Lidar com pessoas significa que você precisa da ferramenta correta para resolver aquela situação ou aquele desafio que sua empresa está passando. Identificar o cenário é primordial!

Muitas vezes quando esse problema “raiz” não é bem diagnosticado, você pode utilizar uma ferramenta equivocada e consequentemente, investir recursos numa solução que não vai corrigir o desempenho do time.

Me diz se a situação que vou descrever a seguir já aconteceu com você: uma demanda de treinamento chega, você produz e aplica o conteúdo. Aí percebe que seus colaboradores não engajaram, e precisa de mais recursos para sanar aquele problema. Se você se identificou, essa situação realmente é bem comum para quem trabalha na área de T&D.

No artigo de hoje eu trouxe 5 ferramentas, além de treinamento, que você pode utilizar para resolver seus desafios com desenvolvimento de pessoas na sua empresa. Vamos lá?

Diagnostique muito bem o problema central

Identificar o problema requer uma visão macro para não cair na confusão do que chamamos de “problema meio” e “problema fim”. Eu explico!

O “problema meio” pode ser por exemplo: meu time não é treinado. Mas isto não diz muita coisa, não é mesmo? Afinal, o que vai melhorar se seu time for treinado? É essa resposta que você precisa encontrar, mais conhecida também como o “problema fim”: precisamos aumentar a conversão em vendas. Agora sim! Aqui está um problema que precisamos resolver com o time, e que impacta o resultado da sua empresa.

Aumentar a conversão de vendas é um dos inúmeros desafios que chegams para a área de T&D. E como acreditamos que treinamento é apenas uma das possível soluções, trouxe no artigo de hoje as outras ferramentas que podem custar menos e ainda resolver o problema, dá uma olhada.

Ferramentas para desenvolver pessoas na sua empresa

Como falamos, são 5 ferramentas para desenvolver pessoas na sua empresa, além de treinamento. Veja:

  1. Job Aid: esse é um termo mais comum de ser encontrado em statups, mas que resume uma série de ferramentas simples que podem ajudar as pessoas a desempenhar melhor os seus trabalhos. Apesar do termo em inglês, Job Aid é um check list ou uma lista que podem ajudar seu colaborador com por exemplo: um processo que seu time só precisa executar algumas vezes no ano pode ter um check list de fácil acesso e que já resolveria a questão de retenção e lembrança de como executar. Simples, né?
  2. Definição de Job Description: alinhar expectativas sobre o que a organização espera que o colaborador faça no dia a dia dele, pode resolver grande parte dos ruídos entre líder e liderado. É algo relativamente simples de entregar e que pode melhorar muito o desempenho do seu funcionário.
  3. Definição clara dos objetivos e metas: Da mesma forma que a definição do job description traz clareza para o seu colaborador do que é esperado dele, esclarecer objetivos e metas tanto da empresa quanto da área é essencial para que ele consiga visualizar o resultado do trabalho.
  4. Recursos para o trabalho: seu colaborador ou a pessoa que você está desenvolvendo tem as ferramentas certas para executar sua função? Entender o que seu time precisa tanto em estrutura quanto em recursos para o trabalho pode aumentar e muito o desempenho e a produtividade do seu colaborador.
  5. Gestão: ter alguém que determine um ritmo, uma direção, pode trazer resultado direto no desempenho do time. Um líder costuma ter uma visão sistêmica da área, consegue trazer perspectivas de crescimento e ainda visualizar cenários que um time dedicado em funções distintas não consegue. É uma ferramenta importante para o desenvolvimento de pessoas, portanto avalie com carinho se trazer ou mudar a gestão é uma opção na sua empresa.
  6. Treinamento: finalmente, o queridindo de T&D! Se você analisou todas as opções de ferramentas acima e percebeu que elas não vão resolver o seu problema, treinamento pode ser sua melhor opção! Aí chega aquele momento mágico que já falamos em tantos conteúdos aqui no blog que é o de planejar um treinamento.

Conclusão

Todas essas ferramentas que listei resolvem algum tipo de desafio que você pode ter com seu colaborador. Antes de investir em treinamento, garanta que essa é a solução ideal para que você consiga ser assertivo no investimento. Treinamento envolve diversos recursos tanto de tempo quanto financeiros e por isso é importante você saber quando deve desenvolver seus times com essa ferramenta.

Você como profissional de T&D tem uma grande responsabilidade sobre a solução utilizada nos desafios com seus colaboradores.

Isso significa que se você produz treinamento para a grande maioria do problemas, você será responsabilizado pelo sucesso ou pelo insucesso da ação. Aqui na Mobiliza nós lutamos junto com você para que a área de treinamento seja vista como uma área estratégica na empresa. Quanto mais assertivo e tático você for, mais a área será beneficiada com recursos para desenvolver mais pessoas e atingir os resultados planejados pela empresa.

Você já conhecia essas ferramentas ou tem outras para sugerir para outros profissionais de T&D que acompanham nosso blog? Conta pra gente aqui nos comentários!

Sobre o autor

Clarissa Melo

Marketeira e publicitária apaixonada por experiências, comunicação e humor desde sempre. Ah, e também sou louca por animais e com um estilo musical no mínimo, polêmico.

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

20 ferramentas online úteis para o seu home office
Como realizar um onboarding online para novos colaboradores
Como as novas tendências do mercado de trabalho influenciarão a forma como você desenvolve pessoas