Treinamento corporativo
conteudista-especialista

Uma das maiores dificuldades dos conteudistas ou especialistas ao começar a criar conteúdo para treinamento corporativo EaD é justamente entender sua estrutura e esses termos técnicos envolvidos no processo. Nós nos deparamos com este problema diariamente aqui na Mobiliza, sabia?

Por isso, para facilitar, criamos um glossário e-Learning voltado para conteudistas e especialistas, com os principais termos utilizados. Aproveite para usá-lo tanto para aprendizado quanto para eventuais consultas.

Ah, e se sentir falta de algum termo, coloca aqui nos comentários que vamos manter a lista atualizada. Aproveite!

A

Andragogia – Metodologia para criação de treinamentos e cursos com foco em adultos. Se baseia em pilares diferentes do que a educação infantil (pedagogia). Saiba mais sobre andragogia.

Asset – A forma mais básica de um recurso de aprendizagem é chamada de Asset, que pode ser traduzido simplesmente como “recurso”. Um Asset nada mais é do que uma representação de mídia eletrônica, como texto, imagem, som, ou qualquer outro tipo de dado que pode ser acessado por um navegador web e apresentado ao aprendiz. Arquivos nos formatos png, jpg, txt, wav, avi, html, xml, e gif são alguns exemplos de Assets, por exemplo.

LNT

Assessment – Traduz-se como avaliação (prova com questões). Costuma ser utilizado em inglês.

Auto-instrucional – Curso estruturado para que o próprio conteúdo do treinamento ou curso dê os direcionamentos para que o aluno execute suas atividades.

AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) – Também conhecido como LMS (Learning Management System). Plataforma para gestão da aprendizagem. Possui diversas funcionalidades sendo as mais comuns a disponibilização dos treinamentos ou cursos para estudo, geração de relatórios para acompanhamento da aprendizagem, chat, fóruns, biblioteca… A mais conhecida é o Moodle por ser open source (código aberto). Saiba mais sobre AVA/LMS.

B

Blended Learning – Modalidade de ensino que mescla formatos diferentes de educação. O mais comum é o ensino presencial e o a distância em um mesmo treinamento ou curso. Saiba mais sobre o Blended Learning em empresas.

C

Captura de Software – Ação ou mídia que ilustra o passo a passo do procedimento de uso das funcionalidades de um software para fins de treinamento e capacitação.

Conteudista – Também conhecido como especialista. Pessoa que domina o assunto do treinamento ou curso, e será o autor do conteúdo bruto a ser utilizado como base para desenvolvimento. Utilize os nossos templates de roteiro para facilitar a sua produção de conteúdo.

Conteúdo Bruto – Conteúdo gerado pelo conteudista/especialista, sem tratamento algum de linguagem ou de recursos didáticos para a aprendizagem a distância.

D

Designer Instrucional (DI) e Designer Educacional (DE) – É o profissional que define o desenho do treinamento ou curso. Define a estratégia, abordagem, linguagem e definições conceituais para desenvolvimento do treinamento ou curso. Muitas vezes também é o roteirista do conteúdo. Saiba mais sobre Design Instrucional para treinamentos.

E

EaD (Educação a Distância) – Toda a forma de estudo que ocorre com aluno e professor em lugares diferentes. Pode ser síncrono ou assíncrono.

Educação Assíncrona – Quando o professor leciona e o aluno estuda em momentos diferentes. Normalmente se torna um conteúdo auto-instrucional.

Educação Síncrona – Quando o professor leciona e o aluno estuda no mesmo momento.

Especialista – Também conhecido como conteudista. Pessoa que domina o assunto do treinamento ou curso, e será o autor do conteúdo bruto a ser utilizado como base para desenvolvimento. Utilize os nossos templates de roteiro para facilitar a sua produção de conteúdo.

e-Learning – É uma das modalidades de Ensino a Distância que utiliza as tecnologias de internet como o principal meio para fornecer um conjunto de soluções, entre elas mídias digitais interativas, com os seguintes critérios fundamentais:

  • Transmissão em rede (atualização, armazenamento, recuperação, distribuição e compartilhamento instantâneo da instrução ou informação);
  • Acesso por computador ou dispositivo móvel por tecnologia padrão da internet;
  • Soluções de aprendizado que vão além dos paradigmas tradicionais de treinamento.

Resumindo, seria o uso de mídia eletrônica, tecnologia de informação e comunicação na educação. Envolvendo desde mídias como vídeo, animações, jogos e atividades, como o uso de comunidades sociais e plataformas de interação. Saiba mais sobre a diferença entre e-Learning, EaD e cursos online.

F

Ferramenta de Autoria – Software que facilita a construção de treinamentos e-Learning, gerando rastreabilidade SCORM, e facilitando a inserção de animações, atividades, ilustrações e vídeos. Aqui na Mobiliza utilizamos o Applique.

G

Gamificação – Também conhecido como gamification, é uma estratégia de modelagem de conteúdo que inclui elementos de jogos (como pontuação e selos) para tornar o treinamento mais lúdico.

Gestão da Aprendizagem – Ação de analisar e conduzir a aprendizagem dos alunos. Nas empresas, o objetivo é fazer com que todas as competências necessárias para o sucesso do negócio sejam alcançadas. Veja também Gestão do Conhecimento.

Gestão do Conhecimento – Processo gerencial de organizar o conhecimento de uma empresa. Alinhado com seu plano estratégico: mapeando, documentando, utilizando e desenvolvendo o capital intelectual de competências e habilidades e também, conhecimentos existentes na instituição.

H

HTML (Hypertext Markup Language) – É a linguagem base da internet. Utilizada comumente para produção de qualquer página web, como websites, mas também qualquer sistema online que capture informação. O acrônimo HTML vem do inglês e significa Hypertext Markup Language ou em português Linguagem de Marcação de Hipertexto.

L

LMS (Learning Management System) – Também conhecido como AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Plataforma para gestão da aprendizagem. Possui diversas funcionalidades sendo as mais comuns a disponibilização dos treinamentos ou cursos para estudo, geração de relatórios para acompanhamento da aprendizagem, chat, fóruns, biblioteca… A mais conhecida é o Moodle por ser open source (código aberto). Saiba mais sobre AVA/LMS.

M

Micro-learning – Refere-se a atividades de aprendizagem de curta duração.

Millenials – Também conhecidos como geração Y, são considerados jovens, nascidos a partir de 1980 e que iniciaram suas carreiras profissionais por volta dos anos 2000. Saiba como elaborar treinamento para millenials.

Mobile Learning – Também conhecido como ou M-learning são estratégias ou mídias de aprendizagem que utilizam dispositivos móveis (celulares, tablets, etc) como meio de difusão e entrega de conteúdo, seja através de ambientes online ou apps.

Modelagem de Conteúdo – É a ação de transformar o conteúdo bruto de um treinamento ou curso (textos, imagens, manuais, relatórios, entrevistas) em um material didático conciso e coerente que atenda aos objetivos de aprendizagem propostos. Na Mobiliza, a modelagem de conteúdo ocorre ao transformar o conteúdo bruto do cliente em um e-Learning, com jogos, atividades, animações…

Modelo de Transposição de Conteúdo – É a ação de definir as regras para a modelagem do conteúdo do treinamento ou curso. Linguagem, metáforas, uso de mídias, estratégia de abordagem…

O

Objetos de Aprendizagem – É a menor unidade de aprendizagem (bloco de conteúdo) autônoma que pode ser reutilizada isoladamente ou em outras ações de aprendizagem. Geralmente está associada a um SCO dentro da estrutura de organização de um pacote SCORM. Por exemplo, um objeto de aprendizagem sobre Feedback pode ser utilizado em um treinamento sobre liderança, ou em um treinamento para o RH.

Open Source – Modelo de desenvolvimento que promove um licenciamento livre para o design ou esquematização de um produto, bem como a redistribuição universal desse, possibilitando a consulta, análise ou modificação do mesmo.

P

Personagem – Recurso utilizado para ajudar a guiar o aluno dentro do treinamento e-Learning. Saiba mais sobre a utilização de personagens para treinamentos.

Pílula de Conhecimento – Termo normalmente utilizado para conteúdos muito curtos e de solução rápida que apenas transmitem uma informação para o público alvo.

Plano de Curso – Documento que formaliza os objetivos, estratégias, metodologias e todo o desenho instrucional ou educacional do treinamento ou curso. Saiba como criar seu plano de curso.

R

Rapid Learning – Formato de treinamento ou curso online focado em transferência crítica de informações, com conteúdos de natureza efêmera, com ciclos curtos de vida (tornam-se obsoletos rapidamente) exigindo um processo enxuto e rápido de produção e entrega destes treinamentos. Basicamente são conteúdos curtos, simples e mais baratos. Apesar de não ter sido concebido para substituir o e-Learning e sim para ser uma estratégia específica para atender demandas curtas, é atualmente utilizado para qualquer tipo de treinamento e cursos por causa do baixo custo.

Roteiro – É um documento de texto ou apresentação que descreve como será um treinamento ou curso, assim como contém todo o conteúdo do treinamento com a linguagem final que chegará ao aluno. Também pode ser chamado de storyboard (apesar de tecnicamente haver diferenças). Saiba mais sobre roteiros de treinamentos.

S

SCO (Sharable Content Object) – Ou Objeto de Conteúdo Compartilhável é uma coleção de um ou mais Assets capazes de serem acessados por um navegador de internet e que possuem a capacidade de se comunicar com um LMS através da Aplication Program Interface (API) do SCORM. O SCO representa o menor nível de granularidade de um recurso de aprendizagem que pode ser acompanhado (tracked) por um LMS. Resumindo, em um LMS, um SCO é um novo link que vai levar o aluno a uma unidade de conteúdo do pacote SCORM do treinamento ou curso.

SCORM – Padrão de comunicação entre conteúdo e plataforma LMS. É o que permite que a plataforma saiba o comportamento do aluno dentro do treinamento ou curso para gerar relatórios de aprendizagem (semelhante ao diário de classe de um professor em aula presencial). Ele se concretiza como um pacote no formato ZIP, que inclui todos os arquivos do seu treinamento. Saiba mais sobre SCORM.

Storyboard – Semelhante a roteiro (informalmente utilizado como sinônimo) é um documento. Classicamente uma apresentação, que demonstra visualmente qual a proposta visual de organização do curso, como que um rascunho.

Storytelling – Tem como “significado literal” a capacidade de contar histórias relevantes. Esta técnica é conhecida por ser muito utilizada em publicidade, mas também é muito eficiente em treinamentos corporativos. Este método, quando utilizado no contexto da aprendizagem, traz uma taxa positiva de retenção do conteúdo. Isso porque histórias ativam a imaginação e mexem com o lado emocional, aumentando a capacidade de interpretação do público do treinamento. Saiba mais sobre storytelling.

T

Taxonomia – Corresponde à organização estrutural do treinamento, que estabelece se o conteúdo será organizado em módulos, aulas, tópicos ou unidades. Define-se a hierarquia e nível de profundidade que se dará a construção do conhecimento, e quais os critérios de avaliação serão utilizados neste processo.

Trilhas de Aprendizagem – Encadeamento de ações e atividades de treinamento com o objetivo de que o colaborador tenha uma competência específica. Por exemplo, na formação de um vendedor ele deve passar pela Trilha de Aprendizagem montada pela sua empresa para vendas, onde verá treinamentos sobre produtos, negociação, gestão de métricas e etc. Essas atividades poderão ser cursos, documentos, vídeos ou mesmo aulas presenciais.

Tutor – O papel desse personagem varia dependendo do desenho educacional e cultura da sua organização. Em alguns casos é o professor para o ensino à distância, em outros trabalha mais como guia e suporte para consumo de materiais do treinamento ou curso.

U

Universidade Corporativa – Instituição dentro de uma corporação destinada a educar e treinar os colaboradores da empresa. São apresentados treinamentos, cursos técnicos, podendo até ter graduações e pós-graduações, voltadas totalmente para atender a estratégia e objetivos da organização.

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W

Webinar – É uma conferência online simultânea entre instrutor e alunos, onde o instrutor ou professor se comunica utilizando vídeo e voz. A interação do aluno normalmente é via chat. Uma sessão de Webinar pode ser gravada e posteriormente utilizada como vídeo comum e disponibilizada para quem não acompanhou no dia.

Webaula – Aulas virtuais com professor, podendo ser síncrono ou assíncrono. Termo mais utilizado no contexto acadêmico do que em treinamentos corporativos.