Treinamento corporativo

As perdas  no varejo acontecem por diversas causas como distribuição incorreta, embalagens inapropriadas ou rupturas de produtos no ponto de venda. Tendo isso em vista, há medidas que visam prevenir e reduzir as perdas, e a capacitação dos colaboradores é um passo importante nesse processo. Portanto, o treinamento de prevenção de perdas é essencial na gestão do varejo. 

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os estabelecimentos brasileiros somam perdas de R$6,9 bilhões ao ano. Entre as principais causas apontadas estão a deterioração de perecíveis, avarias durante o transporte ou a manipulação de produtos com validade vencida.

Com isso, fica clara a necessidade de implementar medidas que protejam a empresa de prejuízos financeiros com a perda de produtos. Ao atuar com a prevenção, fica mais fácil ter controle e conhecimento sobre o operacional, tornando a tomada de decisões mais assertiva.

Descubra neste conteúdo qual a melhor forma de capacitar os colaboradores com dicas práticas e estratégias para implementar em seu negócio.

Boa leitura!

LNT
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Como capacitar seus colaboradores para a prevenção de perdas

Quando se tem o engajamento dos funcionários nos processos, a eficiência operacional é muito mais fácil de atingir. Isso porque, à medida que dominam os protocolos do treinamento de prevenção de perdas, os colaboradores compreendem a importância dos processos e passam a incluir as boas práticas naturalmente em suas rotinas. 

Conheça melhor o perfil dos colaboradores

Antes de definir o treinamento é importante compreender o papel desempenhado por cada um na equipe, assim como suas competências, potencialidades e comportamentos. Quanto mais informações tiver sobre o público ao qual se destina o treinamento, mais assertivo ele será. Portanto, é importante mapear o perfil dos colaboradores para treinamentos, investigando o perfil demográfico, digigráfico e o estilo de aprendizagem.

Construa o treinamento com base nas necessidades da empresa

Identifique quais os aspectos da empresa precisam ser melhorados no que diz respeito à prevenção de perdas, para garantir que o treinamento seja focado e voltado aos resultados. 

Posto isso, um processo importante a ser considerado é o Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT). Nesse levantamento, as necessidades são identificadas, basicamente, analisando qual é a diferença entre aquilo que o colaborador deveria saber fazer e o que ele realmente faz no dia a dia. Assim, é possível diagnosticar quais são as carências de conhecimento ou habilidades no desempenho atual do colaborador.

Com o LNT, você consegue identificar essas brechas e traçar planos para melhorar a performance dos seus colaboradores na sua organização.

Nesse sentido, considere a opinião dos próprios colaboradores, gestores, além de indicadores e avaliações de desempenho. Tais informações podem dar um bom direcionamento sobre os próximos passos.

Por exemplo, depois que os produtos passam pela inspeção de recebimento em boas condições, é necessário ter cuidado para que não haja perdas por falha no manuseio, manipulação ou armazenamento. Nesse sentido, o colaborador precisa estar preparado para saber o que e como fazer cada etapa.

Acesse: Guia de Capacitação de Manipulação de Alimentos

Seja detalhista e minucioso

Descreva os processos e ações com o máximo de detalhes para orientar os colaboradores da forma correta. Abra espaço para perguntas e permita que tirem dúvidas após o treinamento para se certificar que apreenderam todo o conteúdo.

Os colaboradores também devem ser capacitados quanto ao uso correto dos documentos, fichas técnicas e checklists. Além disso, precisam estar cientes sobre as possibilidades de furto e como lidar com tais situações.

O que incluir no seu treinamento de prevenção de perdas no varejo:

  • Importância da área de prevenção de perdas para o varejo;
  • Conceitos básicos sobre a prevenção de perdas: perda, quebra, ruptura etc.;
  • Principal origem das perdas em hortifrútis;
  • Processo e procedimentos padrões da empresa;
  • Principais materiais e ferramentas para controle e inspeção e como usá-los.

Avalie os resultados e defina a periodicidade dos treinamentos

Defina as melhores formas de avaliar o desempenho dos colaboradores após os treinamentos para acompanhar o progresso individual, além dos indicadores da empresa na prevenção de perdas.

Lembre-se de refazer os treinamentos periodicamente e sempre busque aperfeiçoar os processos com base nos resultados obtidos. Estabelecer metas e objetivos, como a redução do índice de perdas, pode ser um incentivo importante para a equipe.

Desse modo, ao definir a metodologia de aprendizagem, pense na avaliação do seu treinamento já na etapa de análise. Isso vai te ajudar a entender o que no treinamento você vai avaliar. Além disso, alguns indicadores de desempenho te darão um norte para pensar em ações de melhorias. Tenha sempre em mente que o processo deve ser avaliado no seu percurso

Considerando todas as etapas da criação do treinamento, algumas ferramentas como fichas técnicas, checklists e POP’s podem auxiliar a capacitação. Saiba mais detalhes a seguir.

Crie fichas técnicas e checklist de qualidade

Com a rotina intensa e múltiplas atividades, contar com uma ferramenta para consulta e acompanhamento torna o trabalho mais prático.

Fichas técnicas

As fichas técnicas são ótimas para verificar o acordo com o fornecedor. Através delas é possível verificar os critérios de padrão de qualidade, validade, prazo, embalagem, rastreabilidade, entre outros pontos.

Elas devem ser criadas considerando as especificidades de cada produto, além de serem simples, completas e objetivas. Assim, os colaboradores conseguem fazer uma avaliação padronizada e eficaz, sem risco de subjetividades.

Checklists

Atividades como o recebimento dos alimentos até o controle da exposição dos produtos nos supermercados só serão eficazes se forem realizadas com disciplina e constância. Desse modo, os checklists podem ser grandes aliadas da gestão. 

Os checklists são parte da estratégia focada em qualidade e podem servir como apoio para a construção das fichas técnicas. Contém uma listagem com as tarefas a serem conferidas e podem referir a recebimento, armazenamento, qualidade do produto na gôndola, reposições, entre outros. 

Benefícios do checklist: 
  • gestão facilitada;
  • treinamento direcionados;
  • facilidade no repasse de atividades;
  • serviço com mais qualidade e eficiência;
  • facilidade para automações.

Como vimos, o treinamento de prevenção de perdas é essencial em supermercados e atacarejos. Se você quer reduzir as despesas e aumentar o faturamento com controle de qualidade e processos eficientes, confira a continuação deste material em um Guia completo sobre treinamento de prevenção de perdas: como capacitar seus colaboradores: