As perdas no varejo acontecem por diversas causas como distribuição incorreta, embalagens inapropriadas ou rupturas de produtos no ponto de venda. Tendo isso em vista, há medidas que visam prevenir e reduzir as perdas, e a capacitação dos colaboradores é um passo importante nesse processo. Portanto, o treinamento de prevenção de perdas é essencial na gestão do varejo.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os estabelecimentos brasileiros somam perdas de R$6,9 bilhões ao ano. Entre as principais causas apontadas estão a deterioração de perecíveis, avarias durante o transporte ou a manipulação de produtos com validade vencida.
Com isso, fica clara a necessidade de implementar medidas que protejam a empresa de prejuízos financeiros com a perda de produtos. Ao atuar com a prevenção, fica mais fácil ter controle e conhecimento sobre o operacional, tornando a tomada de decisões mais assertiva.
Descubra neste conteúdo qual a melhor forma de capacitar os colaboradores com dicas práticas e estratégias para implementar em seu negócio.
Boa leitura!
Como capacitar seus colaboradores para a prevenção de perdas
Quando se tem o engajamento dos funcionários nos processos, a eficiência operacional é muito mais fácil de atingir. Isso porque, à medida que dominam os protocolos do treinamento de prevenção de perdas, os colaboradores compreendem a importância dos processos e passam a incluir as boas práticas naturalmente em suas rotinas.
Conheça melhor o perfil dos colaboradores
Antes de definir o treinamento é importante compreender o papel desempenhado por cada um na equipe, assim como suas competências, potencialidades e comportamentos. Quanto mais informações tiver sobre o público ao qual se destina o treinamento, mais assertivo ele será. Portanto, é importante mapear o perfil dos colaboradores para treinamentos, investigando o perfil demográfico, digigráfico e o estilo de aprendizagem.
Construa o treinamento com base nas necessidades da empresa
Identifique quais os aspectos da empresa precisam ser melhorados no que diz respeito à prevenção de perdas, para garantir que o treinamento seja focado e voltado aos resultados.
Posto isso, um processo importante a ser considerado é o Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT). Nesse levantamento, as necessidades são identificadas, basicamente, analisando qual é a diferença entre aquilo que o colaborador deveria saber fazer e o que ele realmente faz no dia a dia. Assim, é possível diagnosticar quais são as carências de conhecimento ou habilidades no desempenho atual do colaborador.
Com o LNT, você consegue identificar essas brechas e traçar planos para melhorar a performance dos seus colaboradores na sua organização.
Nesse sentido, considere a opinião dos próprios colaboradores, gestores, além de indicadores e avaliações de desempenho. Tais informações podem dar um bom direcionamento sobre os próximos passos.
Por exemplo, depois que os produtos passam pela inspeção de recebimento em boas condições, é necessário ter cuidado para que não haja perdas por falha no manuseio, manipulação ou armazenamento. Nesse sentido, o colaborador precisa estar preparado para saber o que e como fazer cada etapa.
Acesse: Guia de Capacitação de Manipulação de Alimentos
Seja detalhista e minucioso
Descreva os processos e ações com o máximo de detalhes para orientar os colaboradores da forma correta. Abra espaço para perguntas e permita que tirem dúvidas após o treinamento para se certificar que apreenderam todo o conteúdo.
Os colaboradores também devem ser capacitados quanto ao uso correto dos documentos, fichas técnicas e checklists. Além disso, precisam estar cientes sobre as possibilidades de furto e como lidar com tais situações.
O que incluir no seu treinamento de prevenção de perdas no varejo:
- Importância da área de prevenção de perdas para o varejo;
- Conceitos básicos sobre a prevenção de perdas: perda, quebra, ruptura etc.;
- Principal origem das perdas em hortifrútis;
- Processo e procedimentos padrões da empresa;
- Principais materiais e ferramentas para controle e inspeção e como usá-los.
Avalie os resultados e defina a periodicidade dos treinamentos
Defina as melhores formas de avaliar o desempenho dos colaboradores após os treinamentos para acompanhar o progresso individual, além dos indicadores da empresa na prevenção de perdas.
Lembre-se de refazer os treinamentos periodicamente e sempre busque aperfeiçoar os processos com base nos resultados obtidos. Estabelecer metas e objetivos, como a redução do índice de perdas, pode ser um incentivo importante para a equipe.
Desse modo, ao definir a metodologia de aprendizagem, pense na avaliação do seu treinamento já na etapa de análise. Isso vai te ajudar a entender o que no treinamento você vai avaliar. Além disso, alguns indicadores de desempenho te darão um norte para pensar em ações de melhorias. Tenha sempre em mente que o processo deve ser avaliado no seu percurso
Considerando todas as etapas da criação do treinamento, algumas ferramentas como fichas técnicas, checklists e POP’s podem auxiliar a capacitação. Saiba mais detalhes a seguir.
Crie fichas técnicas e checklist de qualidade
Com a rotina intensa e múltiplas atividades, contar com uma ferramenta para consulta e acompanhamento torna o trabalho mais prático.
Fichas técnicas
As fichas técnicas são ótimas para verificar o acordo com o fornecedor. Através delas é possível verificar os critérios de padrão de qualidade, validade, prazo, embalagem, rastreabilidade, entre outros pontos.
Elas devem ser criadas considerando as especificidades de cada produto, além de serem simples, completas e objetivas. Assim, os colaboradores conseguem fazer uma avaliação padronizada e eficaz, sem risco de subjetividades.
Checklists
Atividades como o recebimento dos alimentos até o controle da exposição dos produtos nos supermercados só serão eficazes se forem realizadas com disciplina e constância. Desse modo, os checklists podem ser grandes aliadas da gestão.
Os checklists são parte da estratégia focada em qualidade e podem servir como apoio para a construção das fichas técnicas. Contém uma listagem com as tarefas a serem conferidas e podem referir a recebimento, armazenamento, qualidade do produto na gôndola, reposições, entre outros.
Benefícios do checklist:
- gestão facilitada;
- treinamento direcionados;
- facilidade no repasse de atividades;
- serviço com mais qualidade e eficiência;
- facilidade para automações.
Como vimos, o treinamento de prevenção de perdas é essencial em supermercados e atacarejos. Se você quer reduzir as despesas e aumentar o faturamento com controle de qualidade e processos eficientes, confira a continuação deste material em um Guia completo sobre treinamento de prevenção de perdas: como capacitar seus colaboradores: