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Soft Skills: conheça as habilidades para ser um líder de sucesso

Que o mundo está competitivo e exige cada vez mais resultados, você já sabe! E você sabe também, que para potencializar a agilidade e rapidez nas entregas e resultados, temos agora a Inteligência Artificial presente nas empresas. Esse cenário exige maior desenvoltura dos líderes e dos profissionais. E o que isso tem a ver com o tema deste artigo?

O que vamos descobrir e entender, nesta leitura, é o que está fazendo diferença hoje para os líderes estarem emocionalmente fortalecidos, para criar relações saudáveis no trabalho.

Afinal é através das pessoas que conseguimos ter resultados e impactar os negócios.

As competências técnicas, chamadas de Hard Skills, continuam sendo essenciais, pois é com elas que você consegue atingir resultados expressivos. Mas as habilidades comportamentais são um diferencial para qualquer profissional, principalmente para os de cargo de liderança, porque quanto maior seu cargo, menos técnico você fica e mais relacional deve se tornar.

Afinal, o que são as Soft Skills?

São habilidades comportamentais e emocionais que impactam diretamente na forma como nos relacionamos com os outros. Elas fazem parte do indivíduo desde o nascimento e compõe a personalidade da pessoa. Exatamente por isso, cada pessoa tem um nível de desenvolvimento e uma forma de mostrar essas habilidades.

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São competências como a comunicação, colaboração, resolução de problemas, inteligência
emocional, criatividade, inovação entre outras tantas, ou seja, as mais humanas.

Justamente por serem inatas, alguns profissionais acham que porque sempre foram assim, precisam permanecer do mesmo jeito para sempre. Há, por exemplo, o gestor que tem dificuldade de se comunicar de forma clara, gerando um impacto negativo em sua equipe e por ser assim desde sempre, ele pode entender que a equipe deve aceitar esse “jeito dele”.

Mas isso não é verdade, pois tal como as habilidades técnicas que são aprendidas, as comportamentais também podem ser aperfeiçoadas e desenvolvidas. Essas habilidades influenciam diretamente em toda sua carreira, tornando o ambiente melhor ou pior, a depender de como elas são utilizadas.

Do ponto de vista da liderança, elas fazem toda a diferença na empresa, principalmente nas equipes, pois tem um impacto na forma como são conduzidas, com reflexo no clima organizacional, na satisfação das pessoas e nos resultados do time.

Soft Skills versus hard Skills

Já sabemos que as Soft skills são as competências relacionadas ao comportamento das pessoas. Já as Hard skills são as habilidades mais técnicas, normalmente as que são exigidas na área de atuação. Essas sim são aprendidas ao longo da carreira. Podem ser adquiridas através de graduações, cursos, leituras, e na prática do dia a dia. Como exemplo, podemos citar Excel, inglês, Gestão de projetos, Power BI, design entre outras. Elas podem ser mensuradas e quantificadas através das entregas do profissional ou através de testes e provas.

Então está é a principal diferença entre elas. Hard Skills são mensuráveis e práticas e as Soft são mais subjetivas e precisam de observação para serem percebidas. Há alguns testes de mapeamento comportamental que auxiliam os profissionais e as empresas a conhecerem melhor essas características e a ter uma visão mais ampla de comportamento dos indivíduos.

Qual a importância das soft skills?

E por que elas são tão valorizadas? Porque essas competências são transferíveis e utilizadas em diversas situações, ou seja, independem da sua área de atuação. As Soft skills são utilizadas em qualquer contexto, o que possibilita também uma mudança de escopo do profissional.

Enquanto as técnicas são específicas para um cargo ou função, ou para uma determinada área. Além disso, elas têm um impacto significativo na produtividade e no ambiente de trabalho como um todo. São habilidades importantes por influenciarem numa série de quesitos, tais como:

  • Engajamento das equipes;
  • No estabelecimento de relacionamentos de confiança;
  • Na transparência das relações;
  • No controle e diminuição da rotatividade;
  • No desenvolvimento de projetos de qualidade;
  • Na melhoria do clima organizacional;
  • Na constituição da imagem interna e externa da empresa;
  • Na atração dos melhores profissionais do mercado

As principais soft skills para ser um líder de sucesso são:

Comunicação Eficaz: Saber se expressar de forma clara e ouvir atentamente. Um bom líder deve ser capaz de comunicar as estratégias, metas e ações de forma objetiva aos seus liderados. Além de ter a capacidade de manter rituais de gestão, diretamente ligados a comunicação como dar feedbacks assertivos e estruturados, ter conversar difíceis com a equipe e ter alinhamentos entre outras áreas. Estar aberto a receber feedback também faz parte de comunicação eficaz. Ouvir atentamente, entender o ponto de vista do outro, incorporar e reconhecer o feedback.

Inteligência Emocional: A Inteligência emocional permite que os indivíduos gerenciem suas próprias emoções, bem como compreender as emoções dos outros, principalmente da sua equipe. Eu sei que é desafiador, porém é fundamental porque ao se conhecer, o líder consegue controlar suas respostas e atitudes e consegue conduzir e suportar o time em meio a pressão, desafios e outras situações mais delicadas que possam aparecer. Acrescento ainda que quanto mais equilíbrio o líder tem, maior é a capacidade de resolver problemas de forma criativa, proporcionando um ambiente mais leve.

Resolução de Conflito: Habilidade de identificar, se antecipar e resolver conflitos de maneira construtiva, buscando o consenso entre os envolvidos, sejam na equipe, em outras áreas e contribuindo para um clima organizacional melhor.

Flexibilidade: Facilidade para aceitar e se adaptar a mudanças corporativas, sem grandes impactos. E estar aberto a ouvir as novas ideias e opiniões da sua equipe proporcionando uma atitude proativa do seu time e mais crescimento entre eles.

Tomada de decisão: Um líder deve ser capaz de tomar decisões de forma rápida e efetiva, considerando os cenários e situações, com o objetivo de buscar soluções e mudar a rota do que não está funcionando. Em conjunto com a tomada de decisão vem a responsabilidade que deve ser assumida, independente do resultado da ação tomada.

Criatividade e Inovação: Estimular o pensamento criativo em si mesmo e na equipe, incentivando novas ideias e novas formas de fazer, gerando mais e melhores resultados no alcance de metas.

Trabalho em equipe: Fomentar a colaboração entre o time criando um ambiente propício e seguro para compartilhar ideias, realizar projetos juntos, auxiliar em atividades que podem ser um desafio e interagir e entender outras área que se interligam.

Resiliência: Lidar com os desafios aprendendo com as experiências passadas, olhar de forma positiva e que agregue conhecimento, ajudando a superar os obstáculos.

Visão Sistêmica: Capacidade de perceber o todo, além da sua área e processos. Visão Sistêmica é entender como o seu trabalho impacta diretamente em outras pessoas e processos e contribuir para soluções que estão além da sua atuação.

Planejamento estratégico: Analisar dados, números, relatórios e o cenário para buscar estratégias a fim de alcançar o resultado desejado. Isso inclui criação de cronogramas, planos de ação, conhecimento de mercado e os pontos fortes da empresa que podem ser usados a favor da companhia.

Vantagens de investir nas soft skills

Desenvolver essas habilidades vai te ajudar a ser um profissional e líder melhor e inevitavelmente uma pessoa melhor! Vai promover crescimento em todas as suas relações.

Esse é o principal objetivo de um líder: cuidar das pessoas que fazem parte do seu time. Ao se capacitar para ter essas competências robustas, você construirá uma base sólida para uma cultura de colaboração e engajamento, gerará uma cultura de confiança e respeito e terá um ambiente motivador. Líderes que inspiram suas equipes, através de seu modelo de comportamento e congruência, constrói um ambiente positivo e mais produtivo.

Como desenvolver soft skills de liderança?

Desenvolver as soft skills não é um processo rápido e fácil. Existem várias maneiras de aprimorar essas competências, Veja abaixo as opções mais consideradas:

  • Treinamentos: participar de treinamentos focados em desenvolvimento destas competências específicas, com workshops práticos e aplicáveis;
  • Mentoria: ter um mentor que poderá lhe orientar, guiar e ensinar sobre técnicas e comportamentos assertivos, ajudará a modelar as ações e atitudes para ser um líder melhor;
  • Coaching: participar de um processo de coaching focado em liderança para um ter um plano de ação estruturado, com metodologia, metas e desenvolvimento de competências;
  • Feedbacks: Pedir feedbacks de seus líderes e pessoas próximas. Entender como os outros te veem vai ajudar a perceber pontos de melhorias;
  • Projeto entre pares: participar de projetos e atividades com outras áreas e lideres para
    estimular a colaboração, ter mais conhecimento de outras atividades;

Incluímos aqui também como imprescindível ter uma atividade física regular e boa alimentação, porque na minha opinião, isso tem um impacto direto nas emoções, na aceitação do processo, na disposição, no bom humor e na qualidade de vida, e tudo isso vai refletir nos seus relacionamentos e no seu trabalho.

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Conclusão

No mundo corporativo em rápida evolução, uma verdade se mostra a cada dia mais: desenvolver as soft skills é o alicerce para uma liderança eficaz.
A inteligência artificial já consegue executar muitas ações rotineira e operacionais, mas não vai conseguir substituir o principal das pessoas: as características humanas.
Por isso esse é processo de desenvolvimento contínuo e duradouro e vai te trazer resultados incríveis. Não será fácil, mas sempre vale a pena!