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Desenvolvimento de líderes: tudo o que você precisa saber para ter um plano efetivo.

Investir em pessoas é a chave para o crescimento de toda organização, por isso vamos compreender um pouco mais sobre uma ação que está em evidência no mundo corporativo que é o desenvolvimento das lideranças.

O desenvolvimento de líderes está diretamente ligado a necessidade de ter pessoas mais bem preparadas para enfrentar os desafios do mercado, melhorar resultados e ter uma cultura inovadora. Neste artigo serão exploradas a importância do tema e o como fazer um plano efetivo para o crescimento dos líderes em sua organização.

Antes de mergulharmos nos detalhes, vamos entender o que é um plano de desenvolvimento de líderes.

Ele é um conjunto de ações que visa capacitar as pessoas que vão ocupar ou que já estão em cargos de liderança, independente das atividades realizadas e do número de colaboradores diretos ou indiretos.

Como o nome já diz, é um plano e não pode ser uma ação isolada. Trata-se de um programa estruturado, de longo prazo que vai trabalhar habilidades, competências e atitudes nesses profissionais e que atendam ao planejamento estratégico da organização, ou seja, trará um impacto direto nos negócios.

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O Papel do líder nas organizações

Com as constantes mudanças no mercado, a presença de líderes competentes é essencial para gerir as equipes e conduzir a empresa rumo ao sucesso. Eles atuam como bussolas, dando direção e suporte para os colaboradores. Um bom líder traduz a estratégia da companhia para seu time e traz mais clareza, criando um plano para alcançá-las.

Uma das mais importantes tarefas dos líderes é aprimorar as habilidades de seus colaboradores. Reconhecer o potencial de cada um, oferecer suporte, desenvolvimento e desafios. Isso fortalece o capital humano garantindo que estejam preparados para os desafios futuros.

Outro aspecto crucial do papel do líder é a construção de uma cultura sólida. Contribuir para estabelecer valores, princípios éticos e padrões de comportamento que orientam os comportamentos da equipe. Uma cultura positiva gera um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Os líderes desempenham o papel de promover a inovação e a criatividade. Encorajam seus times a terem novas ideias e apoiam a correr riscos controlados.

Um bom líder é capaz de promover a cultura organizacional, orientar, incentivar e valorizar as pessoas e de conseguir atingir os resultados da sua área através do trabalho das pessoas do seu time.

Como identificar possíveis líderes em sua equipe?

Identificar os potenciais líderes em uma equipe requer acompanhamento e observação. Principalmente se você tiver vários talentos na sua empresa. Mas há alguns sinais que identificam o potencial líder.

O primeiro deles é perceber quem se destaca nas habilidades comportamentais, tais como comunicação clara, empatia, inteligência emocional, iniciativa, proatividade e motivação.

Líderes assumem as responsabilidades pelos projetos que lhe são dados, demostrando vontade de fazer acontecer e paixão pelo que fazem.

Outro ponto fundamental que acelera o crescimento do potencial líder é a competência técnica. Para ser um líder, o colaborador deve possuir alto nível de entregas e conhecimento em sua área de atuação, além de conseguir tomar decisões bem fundamentadas e demostrar segurança e conhecimento sólido.

Assim sendo, dê-lhes oportunidade e maiores responsabilidades em novos e diferentes projetos, observe as habilidades de comportamento em equipe, resolução de problemas, capacidade de influência e protagonismo com os resultados. Os líderes potenciais assumem esses desafios com entusiasmo, se dedicam a se autodesenvolver, apoiam o time e garantem os resultados.

Como transformar gestores em líderes

Líderes são exemplos a serem seguidos. Seu comportamento e integridade são o grande diferencial para conseguir o cargo de liderança. Além disso ter uma escuta e interações com o time, gera uma conexão de confiança. Justamente por isso, nem todo gestor é um líder, porque nem todos conseguem desenvolver esses comportamento necessários, mas a boa notícia é que todos podem aprender a ser.

Gestor e Líder são funções distintas, mas complementares. Gestores são focados em recursos, tarefas, metas e processos. Seu objetivo é garantir que as operações sejam executadas de forma eficiente.

Já os líderes devem ter uma visão mais ampla, focada em pessoas, com o objetivo de inspirar, encorajar e promover uma cultura que impulsione o crescimento e a evolução de todos e consequentemente o da empresa. É comum e necessário que as pessoas em posição de liderança desempenhem ambas as funções combinando habilidades técnicas com as comportamentais.

Para que todos possam se transformar em líderes é preciso antes entender o potencial e o perfil dessa cada pessoa, para que seja criado um plano de desenvolvimento que atenda às necessidades individuais e coletivas.

Com todas as competências e necessidades mapeadas, será feito um planejamento de como pode acontecer o desenvolvimento seja através de treinamentos formais, workshops, projetos específicos, mentorias ou coaching.

O PDL ou programa de desenvolvimento de líderes também deverá contribuir para que os líderes saiam da atuação operacional para a tática e estratégica, ou seja, vão deixar de fazer muitas atividades operacionais delegando essas tarefas para o time e vão investir tempo nas melhorias de processos, no atendimento ao cliente, em estratégia para o crescimento dos resultados e nos relacionamentos.

Quanto maior o cargo, mais será necessário ter tempo de qualidade no relacionamento com as pessoas para facilitar as estratégias.

O desenvolvimento de líderes requer uma abordagem mais abrangente, porque vai trabalhar também aspectos comportamentais e interpessoais.

Quais são os três pilares de um líder

  1. Comunicação assertiva: Um líder eficaz deve ser capaz de se comunicar de forma clara e concisa com sua equipe. Isso envolve transmitir informações de maneira clara e compreensível, ouvir ativamente as opiniões e preocupações dos membros da equipe e ser capaz de fornecer feedback construtivo e corretivo. A comunicação efetiva também envolve a capacidade de inspirar e motivar os outros, transmitindo visão e metas claras.
  2. Inteligência emocional: A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, entender e gerenciar as emoções, tanto em si mesmo quanto nos outros. Um líder com inteligência emocional é capaz de lidar com pressão e estresse de forma saudável, controlar impulsos e tomar decisões racionais. Além disso, um líder com inteligência emocional é empático e compreensivo, o que o ajuda a estabelecer relacionamentos fortes com os membros da equipe, promover um ambiente de trabalho positivo e resolver conflitos de maneira construtiva.
  3. Capacidade de tomar decisões: Um bom líder deve ser capaz de tomar decisões eficientes. Isso envolve a análise cuidadosa de informações relevantes, a consideração de diferentes perspectivas e a avaliação dos possíveis resultados. Um líder também deve ser capaz de assumir a responsabilidade por suas decisões e estar disposto a corrigir cursos de ação, se necessário. Além disso, um líder eficaz deve envolver sua equipe no processo de tomada de decisões, promovendo a colaboração e o
    engajamento dos membros da equipe

Importância de desenvolver seus líderes

Visto que principais competências necessárias são comportamentais em um mercado altamente competitivo, rápido e agressivo, investir nas lideranças é essencial pois é a única forma de ter pessoas mais preparadas frente as áreas da sua empresa e que vão conseguir extrair o melhor do seu time levando-os a alcançar os resultados mais robustos.

Além disso é importante para a sucessão, ou seja, preparar novos líderes garante a continuidade dos negócios e evita as lacunas de liderança. Pensando em cultura organizacional, líderes bem treinados tem um impacto positivo na cultura pois fortalecem as práticas desejadas e a conexão entre empresa e colaborador.

Os líderes qualificados têm maior probabilidade de alcançar resultados positivos e melhorar o desempenho geral da sua equipe, conduzindo-os a alcançar as metas mais desafiadoras.

Benefícios de um Plano de desenvolvimento de líderes efetivo

Um plano bem desenvolvido traz impactos no comportamento e engajamento dos colaboradores e muitos benefícios para a organização, como:

Benefícios financeiros e de tempo: Menores custos, maior satisfação dos clientes que geram mais vendas, otimização de processos onde todos ganham tempo e facilitação de integração entre as áreas gerando mais agilidade.

Retenção de talentos: Líderes que percebem o investimento em seu crescimento profissional tendem a permanecer mais tempo na empresa e desenvolver outros líderes.

Cultura organizacional fortalecida: Líderes inspiradores promovem a cultura da empresa entre seus liderados, deixando claro o propósito de estar ali.

Crescimento da marca: Com líderes preparados, a marca da empresa passa a ser difundida entre os colaboradores, nas redes sociais e no mercado, gerando impacto positivo como uma empresa que tem boa reputação e cuida das pessoas. Isso beneficia também a atração de talentos, fazendo com que as pessoas buscam a empresa para trabalhar.

Melhoria do clima organizacional: Líderes melhores preparados podem lidar melhor com conflitos e situações difíceis, além de promover e estimular um ambiente mais harmonioso e de satisfação entre a equipe.

Satisfação do cliente: As relações dentro da empresa têm impacto direto nos seus clientes. A forma de atender, de solucionar problemas, ter proatividade e inovação no foco das necessidades dos clientes, são aspectos percebidos pelos clientes nas interações com as equipes.

Como elaborar um plano de desenvolvimento de líderes

Tenha claro o que a empresa espera de seus líderes

Reflita quais são os desafios das lideranças. Quais comportamentos, resultados e metas são esperados desses profissionais?

Faça uma avaliação inicial dos seus atuais e futuros líderes

Quais são as habilidades, competências e pontos de desenvolvimento de cada um e quais os pontos comuns que todos os líderes precisam desenvolver? Identifique isso através de avaliações, feedbacks e reuniões de alinhamento.

Foque na cultura organizacional

É imprescindível que os líderes sejam treinados na cultura da sua empresa, mostrando que além de resultados, a empresa tem propósito e uma missão para com as pessoas a sua volta. Junte a cultura com as competências ao montar o plano de ação.

Faça um alinhamento com os participantes para entender a visão de carreira deles

Isso permitirá construir em conjunto um plano de carreira, facilitando a aceitação e a participação deles no programa.

Crie um plano de Comunicação destas ações

Será necessário que a diretoria da empresa esteja alinhada a essas ações pois eles vão impactar diretamente a participação dos líderes no programa. Faça reuniões para esclarecer os motivos e as ações propostas para todos os envolvidos para garantir clareza e alinhamento, além de estabelecer os resultados e metas a serem alcançadas com esse programa.

Defina metas claras

Estabeleça metas realistas específicas para cada área alinhado a necessidade da empresa e cruze essas informações com as necessidades de desenvolvimento das pessoas.

Organização

Faça uma matriz de competências e pontos a serem desenvolvidos com prazos e ações
específicas, em seguida desenhe e implemente o programa: crie os programas de
desenvolvimento que podem ser diferentes entre os níveis de gestão. Ofereça cursos,
workshops, coaching, mentorias e programas específicos para as competências
identificadas.

Acompanhe e Avalie

Monitore progresso e a participação dos treinandos durante a jornada. Faça avaliações de retenção e execução do que foi ensinado, para entender se foi suficiente ou se será necessário ações complementares.

Feedback contínuo

Ofereça feedback contínuo, tanto positivo quanto corretivo, para incentivar o progresso e a motivação dos seus líderes.

Reavalie o Plano e os resultados conquistados

por ser um programa contínuo, o plano deve ser revisado periodicamente, pois as necessidades das pessoas, o mercado ou os objetivos podem mudar. Faça ajustes no plano se necessário, para garantir
aderência.

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Conclusão

Vimos que bons líderes são construídos e desenvolvidos no dia a dia das organizações. Eles precisam aprender a desenvolver comportamentos e estratégias para atender aos negócios, com pessoas eficazes e eficientes, somados a uma postura positiva e proativa, para a elevar os seus resultados das suas áreas e consequentemente das equipes.

São muitas as vantagens que um Programa de Desenvolvimento de Líderes pode trazer a sua empresa. Espero que você tenha se inspirado e esteja encorajado a começar o desenvolvimento de líderes e implantar ações baseadas neste conteúdo. Você vai ver como vai valer a pena!