Um dos grandes desafios atuais da área de gestão e RH tem sido melhorar a produtividade dos colaboradores. Fatores externos, como o espaço de trabalho no home office, podem influenciar diretamente nos níveis de foco e concentração.
Mas estes não são os principais fatores que influenciam na produtividade: a motivação pessoal tem um peso muito maior.
Por isso, utilizar o método de análise de perfil comportamental é uma maneira eficaz de identificar as formas de desenvolver os profissionais e motivá-los em busca de um desempenho cada vez melhor.
Neste artigo, vamos explicar do que se trata o perfil comportamental e como utilizar esse conhecimento na estratégia da sua empresa. Boa leitura!
Conteúdo
O que é perfil comportamental?
O perfil comportamental é um método que mapeia atitudes e comportamentos predominantes nos indivíduos. Com a identificação destes perfis, é possível entender de que maneira cada integrante da equipe interage e se sente motivado ao longo do tempo.
Também ajuda os colaboradores a trabalharem o autoconhecimento, uma vez que conhecendo melhor sobre a sua personalidade, um colaborador terá mais repertório para processar e lidar com informações desafiadoras no dia a dia.
A partir da teoria do comportamento humano DISC e outras, podemos identificar 4 perfis comportamentais: comunicadores, executores, planejadores e analistas.
Entenda como otimizar seus treinamentos online com uma plataforma LMS
Comunicador
Em linhas gerais, os comunicadores ou influentes também tem uma veia forte de persuasão e a motivação para buscar resultados imediatos e que tragam satisfação para as pessoas.
Executor
Os executores são pessoas dinâmicas, independentes e focadas nos resultados. Buscam posições que tenham autoridade sobre outras pessoas, sobretudo no ambiente onde trabalham. Tem um estilo mais competitivo e ambicioso e facilidade para lidar com grandes obstáculos.
Planejador
O planejador é o tipo de pessoa que gosta de mais estabilidade. Prefere uma rotina com menos interferências e sente que seu trabalho flui melhor quando tem acesso a instrumentos de pesquisa que possam embasar a sua entrega. Pessoas com este perfil também costumam ser pacientes, bons ouvintes, pessoas leais e organizadas.
Analista
Costumam ser pessoas mais discretas e preocupadas. Uma característica marcante é a intelectualidade, além da facilidade em resolver problemas com muitos detalhes. Isso porque possuem uma veia forte em lógica, são muito detalhistas e prezam mais pela qualidade que agilidade.
São pessoas que se sentem mais confortáveis com regras bem definidas.
Por que utilizar o método do perfil comportamental desde o recrutamento e a seleção?
É muito importante considerar que as pessoas são muito diferentes entre si devido às suas origens socioeconômicas e culturais. Assim, utilizar um método para entender o perfil comportamental facilita o processo de desenvolvimento dos colaboradores desde o momento em que iniciam na empresa.
Além disso, é extremamente importante trabalhar com o método de perfil comportamental para promover a autoconsciência. Dessa forma, as pessoas reconhecem as situações que lhes farão ter sucesso, e isso torna mais fácil encontrar maneiras de alcançar os objetivos que se ajustem aos seus estilos comportamentais.
A autoconsciência também facilita que as pessoas entendam suas limitações e onde não são eficazes, o que as auxilia a compreender onde não ir ou como não agir. Entender suas preferências de comportamento natural faz com que o colaborador seja mais propenso a buscar as oportunidades certas, da maneira certa, no tempo certo e, assim, obter os resultados que deseja.
Seu colaborador se desenvolve e se sente motivado a continuar crescendo, além de se sentir confortável para ser quem ele realmente é.
Este respeito pelas diferenças, somado ao potencial para se desenvolver é uma forma muito eficaz de manter as pessoas do seu time engajadas na empresa.
Como fazer o processo de análise comportamental?
Para utilizar o método e trazer mais resultados positivos para a sua empresa, comece aplicando uma pesquisa anônima sobre o clima organizacional.
Neste primeiro momento você terá uma visão geral sobre como os colaboradores se sentem. Depois de obter essa ideia, é possível passar para a próxima etapa:
- Faça um mapeamento dos perfis mais aderentes para cada cargo da sua empresa;
- Depois faça um mapeamento dos perfis do seu time atual e cruze os resultados;
- Invista na formação do seu quadro de funcionários atual, reforçando comportamentos ou tentando desenvolver novos hábitos;
- Invista na formação de líderes, para que eles possam atuar como influenciadores dos demais;
- Defina métricas para a análise do perfil dos seus colaboradores.
Seguindo estes passos, seu time de RH certamente terá mais sucesso ao analisar candidatos para vagas e ao realizar a gestão cultural da empresa.
Além disso, a metodologia do perfil comportamental ajuda os líderes a fazerem uma análise mais objetiva e menos baseada em intuição.
Gostou das dicas sobre desenvolvimento de pessoas? Se você curtiu e quer saber mais sobre como otimizar sua estratégia de T&D online, leia também este artigo sobre O LMS do futuro.
Até a próxima!