@Destaques
Mudança cultural

Muitos profissionais da área de gestão de pessoas reconhecem o valor da cultura organizacional nas empresas. É que o mercado de trabalho muda de acordo com as novas gerações, que trazem um ritmo diferente de produção e isto se reflete diariamente na cultura e nos processos das empresas. 

Estar atento a estas mudanças faz a diferença para que a sua estratégia de RH tenha sucesso nos requisitos de atração, contratação, e retenção. No fim das contas, também será o ingrediente que levará a sua empresa a ter mais sucesso nos resultados em cada área. 

Neste artigo falaremos sobre como enfrentar a jornada de mudança cultural e quais os benefícios de resolver este desafio. Vamos juntos? Boa leitura! 

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional é um conjunto de valores éticos e morais, normas e comportamentos que norteiam e dão significado às ações de todos os colaboradores de uma empresa. 

Da liderança aos estagiários, a cultura organizacional é um conjunto de diretrizes que envolve todos os setores. Ela será uma espécie de bússola para que todas as áreas sigam rumo ao mesmo objetivo dentro da organização. 

A gestão cultural normalmente é de responsabilidade dos líderes de cada área e também do setor de RH, que atua como guardião destes princípios ao longo da jornada de empresa. 

Como saber o momento de realizar a mudança cultural? 

Saber em qual momento realizar uma mudança cultural pode ser um grande desafio, pois a maneira de agir no dia a dia se torna uma prática extremamente natural. 

Mas a mudança cultural pode ser o ponto de partida para obter melhores resultados em toda a jornada da empresa. Então, se os resultados gerais da sua organização não melhoram significativamente, ou se as taxas de retenção da sua equipe ainda são baixas, considere realizar esta mudança. 

Imagine que você tem uma equipe que trabalha com criatividade dentro da sua empresa e que os resultados não estão agradando muito. Uma mudança significativa seria oferecer horários flexíveis para a jornada de trabalho, focando nas entregas e não no tempo de execução das atividades. 

Interessante, não é? Mas isso envolve um outro tipo de acompanhamento por parte dos gestores, relações de confiança entre líderes e a equipe, entre outras questões. O desafio é grande, mas os resultados positivos podem ser tão grandes quanto. 

Outro ponto importante para os setores de RH é acompanhar e implementar as mudanças estratégicas, como de posicionamento e visão, muitas vezes influenciadas pelas transformações do mercado. Com um cenário extremamente competitivo, é preciso inovar para reter o seu maior capital: o humano.  

Quais as vantagens da mudança cultural na prática?

Realizar a mudança cultural é um passo importante para adequar sua empresa às novidades do mercado de trabalho e torná-la mais competitiva. 

Com as mudanças culturais, é possível abrir espaço para a inovação e transformar o dia a dia dos colaboradores rumo aos resultados. 

Se a nova cultura engajar o time, sua empresa ganhará produtividade e também poderá alocar os investimentos de forma mais eficiente.

Por onde começar a jornada de mudança cultural? 

Comece esclarecendo para a liderança os motivos da mudança cultural e quais os objetivos que essa mudança visa atingir. Você precisará vender esta ideia muito bem, para ter apoio e engajamento dos colaboradores. 

Reavalie a missão, visão e os valores da empresa. Estes costumam ser os princípios que regem a vida do negócio, por isso, a mudança deve começar pelos conceitos da própria empresa. 

Com estas mudanças teóricas realizadas, é hora de trabalhar a comunicação de forma simplificada para propagar as novas ideias a todos. Por fim, invista também na qualificação e no desenvolvimento dos seus colaboradores, para que entendam o que é esperado neste novo cenário e como atender a esta expectativa. 

Como propagar a mudança cultural na sua empresa? 

Apresentar a mudança cultural na sua organização não é o final da jornada. Na verdade, além do novo cenário, a manutenção da cultura organizacional seguirá sendo uma tarefa dos líderes e da equipe de gestão cultural. 

Por isso, para simplificar o processo de comunicação e desenvolvimento dos colaboradores, você poderá trazer mais tecnologia para o processo.

Contar com ferramentas de automação faz com que o seu trabalho seja mais escalável, com menos burocracias, e ideal para atingir todos os públicos da sua organização. 

Você já conhece alguma ferramenta para treinamento e desenvolvimento? Aqui na Mobiliza, nós criamos dois aliados para o seu processo de desenvolvimento: o Applique e a Plataforma LMS Mobiliza. 

O Applique é a nossa ferramenta de autoria de conteúdos corporativos que veio para facilitar a produção e edição. Já a Plataforma LMS Mobiliza é o software certo para você oferecer seus cursos e treinamentos de forma organizada, personalizada e intuitiva. 

Além de disponibilizar seus conteúdos no computador, seus colaboradores podem entrar também pelo tablet ou celular, garantindo o acesso facilitado por qualquer meio. 

Que tal saber um pouco mais sobre a nossa forma de mobilizar pessoas? Conheça as novas funcionalidades do Applique! 

Sobre o autor

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

Perfil comportamental Como utilizar a análise de perfil comportamental para melhorar a produtividade das equipes?
Lançamento Applique OnePage Novidade no Applique: Lançamento do Applique OnePage
RH estratégico RH 4.0: Sua empresa está preparada para o RH estratégico?