O modo como enxergamos uma empresa vai muito além dos seus aspectos e elementos visuais. Quando falamos de identidade corporativa, queremos abordar toda forma de comunicar quem é sua empresa, seus valores, visões, linguagem, dentre muitos outros pontos. E não é diferente com seus conteúdos em treinamentos e-Learning – ou pelo menos não deveria ser.
E por que eu deveria me importar com isso?
O conteúdo de seus treinamentos precisam ser coerentes com seu discurso de marca, com sua identidade corporativa, e muitos são os motivos para isso.
Por isso separei 3 dicas para lhe ajudar a entender um pouco mais sobre estes motivos. Com isto você vai produzir conteúdos mais interessantes, ricos e que facilitem a efetiva inserção da identidade de sua empresa em seus treinamentos. Vamos lá?
Dica #1: “Sinta-se em casa”
É importante que o que é comunicado faça sentido para seus colaboradores. Trabalhe público e linguagem. Por exemplo, se você quer treinar millennials ou adultos, estabeleça uma comunicação que o público se identifique tanto com o conteúdo, quanto com a linguagem utilizada pela empresa. Procure sempre ponderar sobre quais conteúdos seus colaboradores costumam consumir, qual a linguagem verbal e caráter visual desses conteúdos.
Dica #2: “Parece que já vi isso em algum lugar”
Além da linguagem verbal, é interessante que aspectos visuais sejam observados durante a formulação de seus treinamentos. Isso não significa que o visual de seus cursos precisam ser uma cópia carbono do que dita o manual de identidade visual de sua empresa.
Neste material, por exemplo, foram utilizados grafismos e cores baseados nos que estão no manual da marca da empresa. Para um colaborador já habituado ao consumo de materiais que contenham esses elementos visuais, existe uma maior aproximação e até mesmo aceitação do treinamento proposto.
Busque soluções que, como na dica anterior, façam sentido e tragam proximidade para seus colaboradores. Trabalhar com cores, formas, grafismos e imagens com as quais eles estão acostumados, ajuda a criar um ambiente propício para o aprendizado, com uma retenção maior do que é transmitido. Mas cuide para não abusar!
Dica #3: “Ei, eu entendi essa referência!”
Trabalhar a linguagem verbal e visual de seus conteúdos é um ótimo primeiro passo para inserir de forma efetiva a identidade corporativa em seus treinamentos, mas vamos pensar um pouco além.
Não é apenas o que está “tangível” em manuais de identidade que faz sua empresa ser o que é. Lembre-se: sua empresa é constituída por diferentes pessoas, com diferentes perfis, contextos e gostos. Levar isso em conta é importantíssimo para aproximar ainda mais seus colaboradores da proposta do treinamento.
Faça pesquisas com formulários online, como, por exemplo, Google Forms, Typeform, dentre outros. Busque entender os anseios, desejos e direcionamentos que sua base de colaboradores tem; não negligencie o potencial de sua cultura organizacional. Alinhar as expectativas antes de iniciar a produção de um curso é crítico para o sucesso do mesmo.
Conclusão
Os conteúdos de seus treinamentos precisam ser relevantes e coerentes à realidade da sua empresa, a fim de extrair o máximo potencial de aprendizagem dos seus colaboradores.
Entenda de que forma a sua identidade corporativa pode ser melhor transmitida através de seus treinamentos, busque auxílio com sua base de colaboradores e crie um ambiente de aprendizagem efetivo.
Sabemos que a tarefa de trazer a identidade corporativa de sua empresa para seus cursos pode não ser tão simples, mas certamente trará resultados grandiosos para você e seus colaboradores!
Kit de templates para roteirizar conteúdos em audiovisual
100% Gratuito