A identidade corporativa de uma empresa é o conjunto de elementos visuais, verbais e simbólicos que guiam a comunicação. Esse guia é construído com a intenção de manter unidade na comunicação da empresa. Ou seja, não importa se você emite um folder, um panfleto ou um e-mail, a comunicação terá sempre a mesma unidade, mesma identidade.
E o ambiente de treinamento se beneficia utilizando esse guia para comunicar mais do que o conteúdo do curso, e sim os valores intangíveis da empresa.
Por exemplo, em um treinamento presencial, esses valores podem ser representados pelo instrutor, tanto pela apresentação, como pelas suas roupas, pelas palavras que usa, pelo jeito que se comporta. A responsabilidade do instrutor vai além de apresentar o conteúdo programático, ele é a imagem e a voz da empresa no treinamento e será referência para os alunos-colaboradores replicarem no dia a dia do trabalho.
Já em um curso e-learning, não existe uma pessoa para transparecer esses valores, principalmente em cursos autoinstrucionais (quando o aluno estuda sozinho). E esta responsabilidade fica para o visual do curso. E podemos dividir a parte visual em dois grandes grupos: interface de navegação e design de conteúdo.
Entendendo a Aplicação
A equipe de Marketing pode lhe ajudar com essas informações. As regras de uso da marca são compiladas em um documento chamado ‘Manual de Identidade Visual’. Além disso, devem ter algumas regras para uso de elementos em geral.
Por exemplo, uma empresa cujo o produto é relacionado a pessoas e suas relações, provavelmente tende a utilizar traços mais orgânicos, cores vivas e quentes. É o exemplo do Grupo 3Corações. Olhe como o site deles se comporta visualmente, ou até mesmo o site de receitas da marca que segue praticamente as mesmas regras de comunicação visual.
Já uma empresa de tecnologia para outras empresas, empresas tende a ter uma abordagem mais fria, menos pessoal e mais distante. Se olhar os sites das empresas IBM ou Intel vai perceber o distanciamento do conteúdo com o usuário e as cores frias. Perceba que eu não estou determinando data para essa navegação, pois, por causa do seu posicionamento no mercado, é difícil que a comunicação visual da empresa mude.
Design do Conteúdo e-Learning
Da mesma forma que a construção de um site, o curso e-learning pode se beneficiar de ter as regras de comunicação junto ao conteúdo. O treinamento se torna um produto da empresa e faz parte do todo. O colaborador vai interagir com a empresa em um momento de aprendizado, de desenvolvimento do conhecimento, momento sinérgico de transmitir os valores da empresa.
Contando um pouco da nossa experiência e utilizando a 3Corações como exemplo, olhe como modelamos a interface de navegação deles.
O projeto terá uma abordagem rapid learning um pouco mais rica em recusos interativos, mas ao invés de utilizar interfaces padrões e conteúdo plástico, trabalhamos na interface e no design de conteúdo com as regras definidas pela equipe de marketing. O resultado de navegação você pode ver no vídeo deste case.
É importante ressaltar que utilizar essas regras beneficia o engajamento do aluno e interação com o conteúdo. Isso não significa que um curso com interface de navegação padrão, típico de softwares de autoria como Articulate ou Presenter não funcionem. O design instrucional, a estratégia de abordagem e a relevância ao dia a dia do conteúdo para o colaborador ainda estão bem acima como prioridade do projeto.
Conclusão
Se estiver começando um projeto e-learning, converse com a equipe de marketing e veja se existe regras definidas para a comunicação interna. Considere essa opção de personalização do conteúdo, principalmente para grandes projetos. O investimento no curso ter a identidade da sua empresa vai se diluindo no desenvolvimento dos módulos, e a diferença não será algo que inviabilize o projeto.