desenvolvimento de pessoas
Ambiente Virtual de Aprendizagem

Uma das maneiras mais acertadas de estimular o crescimento dos colaboradores no ambiente corporativo é por meio de cursos e treinamentos. Por isso, as áreas de T&D são cada vez mais estratégicas nas empresas. 

Hoje vamos falar sobre como criar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para seus colaboradores e como a Universidade Corporativa pode acelerar e consolidar o crescimento da sua empresa. 

Vamos juntos? 

Qual é a importância do T&D para a empresa?

O que diferencia uma empresa que cresce cada vez mais, com colaboradores apaixonados pela marca e pelo trabalho, de uma que sofre para fechar as metas e que tem alta rotatividade de profissionais? 

Sem dúvida alguma, a resposta é: a valorização das pessoas. Uma das maneiras de valorizar os colaboradores da sua empresa é oferecendo oportunidades de crescimento profissional através de treinamento e desenvolvimento.

Investir em T&D é importante para capacitar o time para novas técnicas; ensinar sobre novos produtos; além de ajudar no desenvolvimento de habilidades essenciais a cargos específicos. 

Quando se fala em treinamento, o resultado é mais imediato: uma técnica é ensinada e os colaboradores devem aplicá-la no dia a dia. A partir deste conhecimento, sua equipe estará apta a executar mais uma tarefa. 

Mas, tão importante quanto o treinamento é o desenvolvimento dos profissionais – o desenvolvimento visa o futuro da pessoa dentro da empresa. 

Sabia que custa muito mais caro para as empresas contratar profissionais a todo momento ao invés de se dedicar somente a trazer bons candidatos, investir na retenção de talentos que já estão na organização é muito mais eficaz e econômico. 

E é aí que entra o T&D novamente: trabalhando habilidades de liderança, gestão e outros tópicos, cuidando para que seus analistas de hoje se tornem os gerentes do futuro. 

Impactos da pandemia no T&D

Que a pandemia do coronavírus trouxe mudanças radicais nas empresas, não há dúvidas. Na impossibilidade de estar presente fisicamente no ambiente de trabalho, o trabalho remoto e as reuniões online se tornaram um meio bom e barato de manter as organizações funcionando. 

A distância não impediu também que os profissionais procurassem se atualizar: segundo dados do IBGE, 13,5% dos brasileiros buscaram por cursos online no início da pandemia. Isso significa que a demanda por conhecimento (mesmo que digital) é uma realidade. 

Para as empresas, migrar os cursos e treinamentos para ambientes virtuais foi a saída para seguir fazendo o trabalho à distância com alinhamento. Muitas delas, inclusive, aproveitaram a oportunidade e criaram as suas próprias Universidades Corporativas, as quais reúnem treinamentos diversos para aperfeiçoar os métodos de trabalho e processos internos. 

Seja de forma online ou presencial, grandes empresas, como a Ambev, já possuem sua própria UC e o conteúdo fornecido ajuda os colaboradores a sentirem mais pertencimento e motivação para fazerem parte do time e alcançarem melhores resultados. 

Case Volkswagen Caminhões com Mobiliza: simplificando o treinamento comercial 

Como utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem para o desenvolvimento corporativo? 

E os treinamentos online realmente vieram para ficar: uma plataforma de aprendizagem simplifica o dia a dia de todos envolvidos, professores e alunos – uma vez que não precisa conciliar as agendas. E ainda custa mais barato, já que o curso pode ser oferecido inúmeras vezes dentro de uma plataforma. 

O Ambiente Virtual de Aprendizagem é o local onde ficam armazenados todos os cursos que a empresa possui. Também é onde ficam as atividades desenvolvidas, avaliações e materiais extras, como podcasts, vídeos e outros itens que dão apoio ao aprendizado. 

Você sabe como criar um Ambiente Virtual de Aprendizagem? Antes de entrarmos no detalhe, vamos explicitar quais funcionalidades uma plataforma online suporta. 

Funcionalidades disponíveis 

Em uma plataforma de aprendizagem online as possibilidades aumentam: não só é possível oferecer diferentes tipos de treinamento, como também funcionalidades que facilitam o aprofundamento do colaborador nos conteúdos. 

Em geral, os cursos são ministrados por meio de slides ou de vídeo aulas. No caso de tecnologias como a Plataforma LMS Mobiliza, é possível criar uma jornada de aprendizagem, que leva o aluno por caminhos planejados que facilitam o seu aprendizado. 

Além da jornada, o aluno também tem acesso a materiais extras, como textos, artigos e ele pode testar seus conhecimentos adquiridos através de avaliações e da gamificação

Impactos no desenvolvimento dos colaboradores 

Quanto mais diversificado o método de ensino, maior o engajamento dos colaboradores na sua plataforma e, por consequência, no seu T&D. 

É importante ressaltar que plataformas como a LMS Mobiliza são meios de facilitar a aprendizagem, porém, seu colaborador ficará realmente engajado com o conteúdo se ele verificar uma aplicação prática no seu dia a dia. 

Por isso, inclua os conceitos de andragogia no seu planejamento e mapeie as melhores formas de oferecer treinamentos por meio de técnicas do Design Instrucional

Como criar um Ambiente Virtual de Aprendizagem Corporativa 

Agora que você já sabe quais funcionalidades você pode oferecer dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, é hora de entender como criá-lo. 

A forma mais segura é utilizando uma plataforma online, como a Plataforma LMS Mobiliza. Ela oferece um ambiente estruturado para que você coloque os cursos que desejar de forma prática e com um acesso simples para seus colaboradores. 

E para facilitar ainda mais o trabalho da sua equipe de RH e T&D, considere também incluir o uso de uma ferramenta de autoria do seu e-Learning corporativo. Essa dica é valiosa, porque, em diversos setores do mercado de trabalho, as técnicas são rapidamente atualizadas. 

Com a ferramenta de autoria Applique, sua equipe atualiza facilmente os conteúdos dos treinamentos e sem pagar mais nada por isso. E tem mais: sua empresa ganha mais autonomia para modificar os cursos e trabalhar outras vertentes, além de ser super fácil de fazer upload dos seus arquivos na Plataforma LMS Mobiliza. 

Plataforma LMS 

Comece a criar seu Ambiente Virtual de Aprendizagem agora mesmo! 

Entre em contato com o nosso time de especialistas e teste o Applique e a Plataforma LMS Mobiliza por 15 dias grátis. 

Sobre o autor

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

Quer iniciar sua carreira como designer instrucional?
Avaliação dos resultados do treinamento Como fazer Avaliação dos resultados do treinamento e garantir sua eficácia
treinamentos obrigatórios Treinamentos obrigatórios: quais são e por que implementá-los