@Destaques
Universidade Corporativa

No cenário da indústria 4.0, passamos por uma aceleração da transformação digital nas empresas e vemos a consolidação de um perfil de consumidores cada vez mais empoderados e exigentes. 

Assim, o treinamento corporativo vem se tornando cada vez mais importante. Isso porque ter colaboradores melhor preparados para executar tarefas e atender clientes gera impacto extremamente positivo nos resultados da organização. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Hibou Monitoramento de Mercado e Consumo, 52% dos entrevistados disseram que os funcionários de uma empresa impactam totalmente na experiência de compra. Além disso, colaboradores motivados produzem até 50% mais! 

A criação de universidades corporativas só reforça como grandes e médias empresas valorizam o conhecimento e desenvolvimento contínuos dos seus colaboradores. Acompanhe o nosso guia definitivo para implementar a sua própria UC.

O que é a universidade corporativa?

Universidade corporativa é uma instituição empresarial, que faz parte da estratégia da área de Treinamento & Desenvolvimento das organizações. Ela converge a agenda de treinamentos e a formação contínua de todos os colaboradores aos interesses e objetivos estratégicos da empresa.

Normalmente as empresas utilizam o termo “universidade”, seguido do nome da marca ou de algum termo que represente a sua cultura, uma vez que ensinar o DNA da organização é um dos focos ao implementar uma UC. 

Mas, para ter uma universidade corporativa que traga resultados tangíveis, é importante ter um profissional de T&D à frente do projeto. 

Este profissional articula entre outras metodologias, o design instrucional, cada vez mais empregado, para que a jornada de aprendizagem seja realizada da forma mais efetiva possível. 

Por que a UC impulsiona o crescimento das empresas? 

Com um mercado saturado de ofertas e clientes mais exigentes, estar preparado para oferecer o melhor atendimento se tornou item básico nos critérios dos consumidores. 

Lembre-se de que conquistar novos clientes é mais caro do que reter os que já converteram. Por isso, cuidar para que a experiência das pessoas seja sempre satisfatória é imprescindível. 

Mas não somente o atendimento aos clientes é impactado quando se investe em uma universidade corporativa: todas as áreas que entregam valor ao cliente, direta ou indiretamente, também são beneficiadas. 

Imagine disponibilizar conteúdos educacionais sobre produtividade e gerenciamento de tempo para uma equipe de operações, ou mesmo cursos de reciclagem sobre melhorias no processo de trabalho. As entregas poderão ser realizadas com mais eficiência e menos retrabalho, por exemplo. 

Todos estes pontos levam a uma otimização de tempo e investimentos, que impactam positivamente na performance a médio e longo prazo para a empresa. 

Como é possível auxiliar o processo de ensino-aprendizagem através da internet? 

A internet revolucionou o mundo do trabalho e, com a área de capacitação, não foi diferente. 

A começar pela organização de treinamentos: se no presencial a equipe de T&D precisa agendar uma data e um horário com o time todo, no online não temos essa necessidade. Basta disponibilizar os conteúdos por meio de uma plataforma, enviando um login e uma senha aos colaboradores para acessar os treinamentos. 

Além disso, os recursos digitais, como telas animadas, simulações, vídeos e áudios também tornam o processo de aprendizagem mais interativo e dinâmico. O colaborador adquire mais autonomia no processo e pode acessar as informações quantas vezes forem necessárias para a compreensão do conteúdo. 

Outro fator importante é que a internet dinamiza a gestão do conhecimento da empresa. Armazenando conteúdos em um só lugar, colaboradores de diversas áreas podem acessá-los mediante a liberação, o que torna o compartilhamento de informações mais fluido e favorece a consolidação das mesmas. Além disso, o conhecimento estratégico pode ser desenvolvido e compartilhado por e para cada colaborador. 

Gamificação no processo de aprendizagem 

Para tornar o processo de treinamento e desenvolvimento ainda mais interessante, a tecnologia também oferece maneiras de aprender de forma mais lúdica. 

A gamificação é um recurso que traz a lógica dos jogos para o aprendizado. Dessa forma, o aluno é constantemente motivado com desafios a serem superados e recompensas durante a jornada. 

Um treinamento gamificado conecta o colaborador com o objetivo de aprendizagem de forma mais leve, muitas vezes, sem que ele perceba que está fixando algum conteúdo que será importante no seu dia a dia.

Um fato interessante sobre o recurso de gamificação é que estar envolvido por um storytelling gera conexão e comprometimento para finalizar as “missões”. Não à toa, muitas pessoas têm dificuldade em parar algum jogo de videogame na metade: é que já existe o  comprometimento e o sentimento de superação para finalizar as tarefas. 

Quais as vantagens de implementar uma UC?

Além dos aspectos práticos que citamos, é interessante observar que uma universidade corporativa impacta em outras questões dentro das organizações. 

Os treinamentos oferecidos não são apenas um “repasse” de conhecimento, mas estão dentro de uma estratégia para alcançar metas específicas da empresa em seus diversos setores. 

Assim, com uma estruturação de temas em trilhas de aprendizagem coerentes com as necessidades do dia a dia de cada área, as pessoas reconhecerão que há uma preocupação real em prepará-las para os desafios de hoje e do futuro. Isso e o fato de os adultos aprenderem por necessidade são princípios da andragogia, a ciência que é grande influenciadora das estratégias de T&D. 

E os benefícios não param por aí, já que a universidade corporativa ajuda a: 

  • Desenvolver competências;
  • Alinhar o conhecimento adquirido com os valores e a missão da empresa;
  • Preparar os colaboradores para trabalharem com novas técnicas e ferramentas; 
  • Incentivar a postura de protagonismo e autoconhecimento;
  • Estimular um clima corporativo mais agradável; 
  • Reter talentos. 

No dia a dia da equipe de T&D, ter uma universidade corporativa também flexibiliza a oferta dos treinamentos, já que os materiais podem ser alterados a qualquer momento e atualizados. 

Na prática, fazer essa operação internamente também traz uma economia financeira, uma vez que a sua empresa não depende de fornecedores e projetos terceirizados. 

Onboarding eficiente dentro da sua estratégia de T&D 

O início em um novo emprego costuma trazer ansiedade. Uma das formas de tornar este momento mais tranquilo é realizando o onboarding. 

Esse momento é crucial para a compreensão do colaborador sobre a cultura da empresa, as técnicas utilizadas na sua área, as ferramentas que ele precisa aprender e todas as outras informações relevantes. 

Em resumo, o onboarding facilita (e muito!)  a adaptação do novo colaborador e poupa os gestores de realizarem os treinamentos toda vez que uma nova pessoa entrar para a equipe. 

Ou seja, a sua universidade corporativa agiliza também o processo de chegada dos seus colaboradores e economiza tempo do restante do time. 

Taxa de turnover: como a UC pode ajudar a reduzir este indicador?

Estamos em uma época em que as informações se atualizam muito rapidamente. E para seguir apresentando vantagem competitiva, muitos colaboradores buscam por formação técnica continuada. 

Seja almejando posições dentro da organização, seja buscando adaptação a novos requisitos técnicos, o fato é que ter uma fonte de conhecimento acessível e aplicável no dia a dia ajuda no desenvolvimento dos colaboradores. 

Além do desempenho individual, os conteúdos de uma universidade corporativa ajudam a deixar todos na mesma página e entrosar a equipe. Com essa identificação com o time e a empresa, dificilmente o colaborador buscará outra vaga. 

Por isso, é importante considerar essa estratégia para reduzir a taxa do turnover.  Esse ponto faz a diferença em relação à reputação da empresa, afinal, você escolheria uma organização na qual os funcionários preferem permanecer por bastante tempo ou em uma em que a rotatividade é grande? 

Viu só como a sua universidade corporativa pode mudar positivamente diversos indicadores da sua empresa? Considere trazer essa estratégia para a sua realidade! 

A importância de preparar novos líderes 

Tão importante quanto treinar equipes para executarem melhor as tarefas ou vender mais é pensar no futuro de cada colaborador. 

Muitas empresas já oferecem um plano de carreira, o que costuma ser atraente para os candidatos no processo seletivo, mas para alcançar cargos de gestão, não basta conhecer todas as técnicas necessárias: é preciso desenvolver habilidades para lidar com pessoas. 

Segundo um levantamento, 8 em cada 10 profissionais pedem demissão por causa do chefe. Em muitos os casos, a insatisfação acontece por decisões equivocadas por parte do gestor ou pela maneira de se comunicar com seus liderados. 

Passar um feedback de maneira errada pode prejudicar demais o desempenho de um funcionário, e até afetar o progresso de uma equipe toda. 

Por isso, preparar seus talentos para se tornarem verdadeiros líderes, que contribuam para um ambiente colaborativo, acolhedor e focado em resultados e cultura da empresa é fundamental. 

O que deve ser levado em consideração ao implementar uma Universidade Corporativa na sua empresa? 

Implemente a UC da sua empresa com segurança e uma estratégia bem alinhada. Confira agora quais passos você pode seguir neste processo: 

1 – Entender o contexto

Para começar o processo de implementação de uma UC, é necessário compreender o cenário da sua organização. 

Acompanhe o número de colaboradores atuais e quais são as projeções de contratação para o período de início da sua universidade corporativa. Isso porque é importante pensar na escalabilidade dos conteúdos que serão oferecidos. 

2 – Planejar a estrutura da sua Universidade Corporativa

Importante definir as metas e objetivos em curto, médio e longo prazos. É vital que a UC habilite e capacite operacionalmente as áreas a entregar o objetivo estratégico da empresa, portanto precisa ter espaço na mesa onde o planejamento estratégico é definido, para poder priorizar seus objetivos de desenvolvimento.

Definidas as metas, monte a sua estratégia, entendendo quais cursos e treinamentos serão oferecidos; quais serão os formatos necessários (presencial ou online), além da utilização de ferramentas de LNT (Levantamento de Necessidades de Treinamento) que podem ajudar no processo de priorização e construção das trilhas. 

Também é importante criar pontes com as áreas clientes para buscar relevância da UC para o resultado de cada área, tanto para o apoio no levantamento da necessidade, como na coleta de conteúdo bruto para a construção dos treinamentos e mapeamento dos resultados alcançados com as iniciativas.

Pense também na questão prática: quem irá ministrar os treinamentos; como organizar um cronograma de produção e entrega de materiais, entre outros tipos de conteúdo. 

Considere o seu orçamento disponível e calcule também quanto custará atualizar os conteúdos de tempos em tempos, para não ter surpresas no futuro. 

3 – Escolha as ferramentas para tornar a sua UC acessível

Como já dissemos, a tecnologia faz parte dos processos diários e contar com ela para a universidade corporativa é imprescindível. 

Para hospedar a sua UC, você precisará contratar uma plataforma LMS: Learning Management System, ou em português, Sistema de Gestão de Aprendizagem. 

A plataforma nada mais é do que um software criado para oferecer um ambiente virtual para acessar e gerir cursos ou treinamentos online. 

Leve em consideração algumas funcionalidades, como: 

  • A facilidade de uso da plataforma; 
  • Relatórios gerenciais alinhados com a sua necessidade;
  • Suporte especializado aos seus colaboradores;
  • Se ela possui uma ferramenta de autoria integrada para produzir cursos online interativos;
  • Se ela é compatível com o padrão SCORM;
  • Se é possível personalizar o ambiente com a cara da sua empresa;
  • A possibilidade de hospedar vários cursos na mesma plataforma.

Com estes 3 pilares bem definidos, você já poderá começar a pôr a mão na massa!

Sobre o autor

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

Quer iniciar sua carreira como designer instrucional?
Perfil comportamental Como utilizar a análise de perfil comportamental para melhorar a produtividade das equipes?
Mudança cultural Jornada de mudança cultural: como resolver este desafio?