Como criar conteúdos de temas densos e complexos? Com certeza você já passou por esse desafio aí na sua empresa, seja para fazer um treinamento comercial sobre um produto novo, ou para engajar o colaborador numa trilha de compliance.
O Marcelo Lopes, Analista de Treinamento Sênior da Volkswagen Caminhões e Ônibus, maior fabricante de caminhões da América do Sul, já passou por diversos desafios como esse. E durante os quatro anos de parceria com a Mobiliza, buscamos sempre inovar a cada entrega para que o treinamento fosse eficaz e trouxesse resultado lá na ponta, ou seja, no desenvolvimento do colaborador.
E como aqui na Mobiliza a gente acredita que compartilhar experiências é fundamental para o nosso crescimento, como pessoas e como empresa, hoje trouxemos um case que desenvolvemos junto com o Marcelo para um treinamento comercial na Rede de Concessionárias Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Nosso objetivo é mostrar pra você como grandes empresas estão treinando seus colaboradores para que você se inspire, pense fora da caixa, e faça diferente também.
Vamos lá?!
O desafio: Treinamento de produto para o time comercial
O Marcelo apresentou o desafio de treinar o time comercial das concessionárias para uma novidade na Volkswagen Caminhões e Ônibus: a RIO Box e seus serviços (inteligência digital no ecossistema de logística).
O objetivo era construir um treinamento inovador, mudando totalmente a estética dos treinamentos construídos até então. O briefing era claro: o treinamento devia ser moderno, tecnológico, leve, e que remetesse a duas palavras-chaves: fluxo e conectividade.
Porém, o visual era uma preocupação, já que o guia de estilos da RIO, produzido na Alemanha, era diferente do padrão visual do restante da MAN.
E agora? Como transformar um conteúdo complexo, de um produto inovador, em um treinamento fluido, engajador e que fizessem os colaboradores terem domínio total lá na ponta para executar bem o seu trabalho e, consequentemente, entregar melhores resultados para a empresa?
Sim, porque no fim, o resultado precisa sair lá na ponta, certo? Afinal, a gente acredita que desenvolver pessoas e entregar melhores resultados é o core de um treinamento de sucesso.
e-Learning interativo como solução de treinamento
Quanto mais denso e complexo o conteúdo do objeto de aprendizagem, mais desafiador é construir o treinamento. E a gente adora desafios!
Então reunimos nossa equipe de estúdio aqui da Mobiliza (que é composta por Designers gráficos e instrucionais especialistas em treinamento) para estudar o produto, e pensar em ideias que ajudassem o Marcelo a entregar um treinamento de sucesso.
A primeira definição foi elaborar uma metáfora que atuasse como ponto de partida para o design gráfico. E optamos por utilizar uma montanha-russa para fazer referência à conectividade e ao fluxo: nenhum carrinho da montanha-russa anda sozinho, todos se movem interligados, seguindo o mesmo ritmo.
“gostei muito do trabalho apresentado. Texto suave e conciso, bem focado na informação principal, objetos bem posicionados e com o refinamento de entrega impecável. A metáfora utilizada é bem alinhada ao conteúdo e a visualização da tela principal com a imagem de fundo é perfeita e interage bem com o assunto”
Marcelo Lopes – Analista de Treinamento Sênior da Volkswagen Caminhões e Ônibus
Metáfora definida, precisávamos definir os demais recursos que fariam parte do e-learning, para que o conteúdo fosse interativo e fluido. Começamos estudando profundamente o guia de estilo apresentado (aquele da Alemanha, que mencionamos lá no começo) para entender como utilizar padrões, ícones e estilos de ilustração.
Entre os recursos elencados, a estratégia continha:
Padronagem de Modais
Utilizamos Modais para construir uma padronagem na explicação de temas (cada assunto, um padrão específico). Também utilizamos o recurso nos feedbacks e atividades para reforçar a mensagem transmitida na tela do treinamento (feedback positivo com padronagem com checks verdes, e negativos com uma imagem que remete à ideia de atenção).
Interface moderna com Navegação Vertical
Queríamos um layout inovador, então inserimos uma navegação vertical para criar uma experiência visual de continuidade que conciliava com o design das telas.
A interface desenvolvida era intuitiva, sem a necessidade de indicar em texto onde o usuário deve clicar (o que recomendamos ser utilizado apenas quando o público já está acostumado com com interações na tela).
GIFs
Para garantir que o treinamento tivesse movimento, utilizamos recortes de GIFs. Aproveitamos cada detalhe do guia de estilos, fazendo recortes dos padrões em aplicações mobile, para mostrar que a tecnologia do produto podia ser acessada por diferentes aparelhos.
Locução como recurso de acessibilidade
Além de treinar o time comercial, o e-Learning ficaria disponível para toda a rede da Volkswagen Caminhões e Ônibus, por isso optamos em utilizar a locução como um recurso de acessibilidade. Assim, o treinamento abrangeria um público ainda maior.
Glossários interativos
Por mais que nossa equipe de Designers Instrucionais tivesse transformado o conteúdo bruto em uma linguagem simples, objetiva e didática, termos técnicos faziam parte do pacote e eram importantes para compor o processo de aprendizagem. Os glossários interativos ajudaram a inserir os termos que não eram de conhecimento comum no treinamento, sem prejudicar a fluidez do conteúdo.
Atividades para reforço de aprendizagem
Utilizamos as atividades no meio do conteúdo para que os colaboradores pudessem refletir sobre a aplicação do conteúdo no dia a dia. Construímos casos simulando situações reais onde o time comercial precisa responder possíveis dúvidas dos clientes em relação ao produto.
Vídeo Animado
Além do e-Learning, desenvolvemos um vídeo que explica como a RIO Box funciona, utilizando o guia de estilo no layout. A ideia era trazer diferentes recursos, mas manter a identidade em todo o treinamento.
É importante lembrarmos que todas as decisões tomadas para construir esse treinamento e-learning foi baseada no mapeamento do público-alvo e contexto da empresa. Por isso, o planejamento é fundamental na hora de construir experiências de aprendizagem. Entenda o contexto, converse com seus colaboradores e construa as personas para definir o melhor caminho, sempre.
Busque referências e inspire-se no que o mercado está fazendo para ter novas ideias e construir ações engajadoras e de sucesso para a sua empresa.
Curtiu?
E você, o que está fazendo de diferente na sua área de treinamento? Compartilha com a gente! Vamos juntos desenvolver mais pessoas e entregar melhores resultados 🙂