Treinamento corporativo
treinamentos-em-video

Treinamentos em vídeo conquistaram de vez seu espaço na busca por conhecimento. Quem de nós nunca recorreu ao Youtube para aprender algo novo? Desde uma receita de bolo até uma aula de matemática básica, os vídeos são capazes de estimular nosso interesse e nos trazer novas informações.

Muitas empresas vêm estudando a possibilidade de utilizar vídeos em treinamentos online corporativos, pelos mesmos trazerem um ar pessoal e aliviarem a “frieza” característica do ensino online.

Nessa tarefa, existem alguns desafios, como por exemplo:

  • gerenciar o aprendizado dos alunos;
  • reduzir custos na produção e atualização dos vídeos;
  • engajar o aluno em conteúdos extensos;
  • atualizar o conteúdo ao longo do tempo.

Por isso, trouxemos aqui algumas dicas de como você pode estruturar treinamentos em vídeo para disponibilizá-los em ambientes corporativos.

gerenciar-treinamentos-em-video

LNT

Como gerenciar o aprendizado dos alunos?

Disponibilizar treinamentos em vídeo no Youtube é uma forma encontrada por diversas empresas que buscam munir seus colaboradores de conhecimentos específicos. No entanto, por meio do Youtube não é possível saber quais dos colaboradores acessaram o conteúdo, quanto tempo cada um deles destinou a este estudo, quantos concluíram o estudo e o quanto absorveram do conteúdo apresentado.

Para auxiliar na gestão do conhecimento é aconselhado que os vídeos sejam disponibilizados em uma plataforma de gerenciamento do aprendizado (LMS). Este LMS lhe permitirá extrair todos os dados necessários em relação ao consumo do conteúdo, e através dele você também poderá aplicar a avaliação de aprendizagem, e medir o conhecimento adquirido por cada um dos alunos.

treinamentos-em-video-reduzir-custos

Como reduzir custos com produção e atualização de vídeos?

A produção de vídeos pode ser bastante custosa, principalmente quando é contratada uma equipe especializada para tal. Outro custo considerável está relacionado às alterações posteriores à produção do material, em caso de atualização do conteúdo. No entanto, utilizando as ferramentas adequadas você pode sim produzir e atualizar vídeos com baixo custo:

  • Produção de vídeos com gravação de telas: com softwares simples especializados em captura de telas, como o Camtasia (pago) ou o CamStudio (gratuito), é possível produzir tutoriais mostrando, por exemplo, o passo a passo para a utilização de sistemas utilizados na sua empresa.
  • Gravação de áudios internamente: muitas ferramentas de vídeo permitem sincronizar seus próprios áudios, e produzi-los internamente é possível. Com um gravador simples e uma ferramenta de edição grátis, como o Audacity, é possível que qualquer empresa produza áudios internamente.

Além das ferramentas de produção de vídeo e áudio, que lhe permitem produzir e atualizar vídeos sem gastar muito, outra forma de economizar é gravar treinamentos presenciais.

  • Filmagem de eventos presenciais: se você gravar aulas presenciais em vídeo, poderá escalonar seu alcance e treinar um número muito maior de colaboradores. Apesar de requerer um certo investimento inicial em equipamentos adequados, essa alternativa pode dar ótimos resultados a longo prazo.

treinamentos-em-video

Como engajar alunos em conteúdos extensos?

Mesmo treinamentos em vídeo interessantes e dinâmicos podem se tornar cansativos quando muito longos. Isso porque seu estudo costuma ser passivo, e não requer a interação do espectador. Os vídeos mais propensos ao engajamento são aqueles de, no máximo, 10 minutos.

Uma forma de utilizar treinamentos em vídeo sem deixá-los cansativos é utilizando-os dentro de cursos e-Learning. Assim, você poderá intercalar trechos de vídeos com outros recursos didáticos, como atividades, infográficos, pop ups, e muito mais.

atualizar-treinamentos-em-video

Como manter treinamentos em vídeo atualizados?

Ao intercalar trechos de vídeo com outros recursos, além de enriquecer a experiência do aluno, você ainda facilita a futura edição do curso.

Caso uma informação em vídeo seja alterada. Ao invés de gravar novamente esse trecho, você poderá retirá-lo e incluir textos e imagens com o conhecimento atualizado.

Assim, você não desperdiça o trabalho realizado anteriormente, e possibilita que seu conteúdo esteja adequado ao momento atual.

teste gratis mobiliza hub

Conclusão

Os conteúdos em vídeo estão se tornando cada vez mais presentes em treinamentos online. Mas sua utilização requer alguns cuidados, no sentido de tornar sua produção viável, seu conteúdo relevante e motivador, e o aprendizado decorrente de fácil gestão. Para isso, você pode criar cursos online que mesclem diferentes formatos de conteúdo, e que contenham os vídeos que sua empresa pode produzir internamente.

Você pode estar pensando que a produção destes materiais, que mesclam diferentes formatos de conteúdo, é de alto custo. Essa seria uma verdade caso você precisasse contratar um equipe especializada para produzir o treinamento online. No entanto, hoje em dia você pode utilizar ferramentas de autoria e-Learning, essas plataformas permitem que você mesmo crie e edite cursos online, sem necessidade de conhecimentos específicos em programação ou design.

Até aqui você pode conhecer algumas técnicas e ferramentas você pode começar a utilizar a agora mesmo. Então mãos à obra e ótimo trabalho! Não esqueça de focar nos resultados. Para isso, o curso abaixo pode te ajudar.

E-book + Checklist de Planejamento estratégico

100% gratuito