O uso de personagens para treinamentos e-Learning se deve a resolução de alguns problemas associados à aprendizagem como a falta de motivação dos alunos, desconforto nos ambientes de ensino, necessidade de relações pessoais cada vez maiores (resultado de uso frequente de mídias sociais), e outros! Entretanto, personagens não são a única solução para resolver estes problemas.
Em treinamentos empresariais, o uso de personagens envolve um estudo que vai desde a forma com que é aplicado, até o estilo visual dos personagens. Essa utilização era uma tendência que já abordamos neste artigo, onde podemos ver que hoje caiu em desuso por acabar comunicando desatualização ou infantilidade por parte do treinamento.
Mas calma! Não estou falando para você excluir todos os personagens dos seus cursos já criados. Dependendo do contexto, o uso pode ainda ser interessante como por exemplo, no storytelling.
Aqui na Mobiliza, convivo diariamente com essa situação. Por isso vou abordar neste artigo, 5 soluções para enriquecer a experiência dos seus alunos nos seus treinamentos empresariais, sem utilizar personagens. Vamos lá?
Primeiro, como suprir os mesmos problemas sem utilizar personagens?
Bem, para começar mapeamos os problemas que eram solucionados com o uso de personagem e com eles, vou apontar outras formas de solucioná-los.
Os personagens eram utilizados normalmente para:
- Dar as boas vindas;
- Fazer apresentação do conteúdo;
- Atuar como professor, tutor ou outro aluno;
- Contar uma história própria ou representar uma situação.
Isso tudo para fazer o aluno aprender melhor e mais facilmente com uma imagem que “gere personalidade”. Entretanto, conseguimos obter estes mesmos resultados quando:
- Aumentamos a motivação;
- Geramos sensação de facilidade e conforto no ambiente;
- Estimulamos comportamentos essenciais de aprendizagem;
- Deixamos mais natural a comunicação e transmissão de informações;
- Satisfazemos a necessidade de relações pessoais na aprendizagem. Fonte
Ok! Depois de ter tudo isso mapeado, vamos às outras formas de solução para obter estes resultados dos seus alunos:
Solução #1 – Aumentando motivação
Existem outras formas de incentivar o interesse do aluno no curso, deixando-o mais motivado. Essa motivação pode ser gerada num treinamento empresarial e-Learning através de um visual mais rico, facilitando a compreensão do texto, agilizando o consumo do conteúdo como por exemplo com o uso de microlearning.
Outra alternativa é a utilização de gamificação em seus cursos. Pois ao acrescentar elementos, dinâmicas e mecânicas de games, seu aluno fica facilmente mais motivado por conta dos desafios, recompensas e da interatividade. Consequentemente melhorando a experiência e aprendizado.
Solução #2 – Deixando o ambiente digital mais confortável
O uso de uma linguagem mais amigável, íntima e personificada gera maior sensação de conforto em treinamentos empresariais e-Learning. Teoricamente o personagem supre isso, pois é uma figura humana com o qual o aluno se identifica naquele ambiente digital.
Entretanto, não é apenas a identificação visual que torna tangível a personificação. O uso do texto em uma linguagem mais amigável, próximo a uma conversa, e que auxilie a aprendizagem do aluno também atingem o mesmo objetivo. Veja melhor no exemplo abaixo de como fazemos aqui na Mobiliza.
A personificação é acentuada com o uso de imagens fotográficas que representem o conteúdo, ou que ilustram a situação que o aluno está vivenciando. Essa imagem depende do conteúdo que está sendo tratado, um exemplo prático é utilizar pessoas conversando se o conteúdo trata de reunião, por exemplo. Ou uma pessoa mexendo no computador se o curso está ensinando o aluno a interagir com um sistema específico, como é o caso da imagem acima.
Solução #3 – Estimulando comportamentos essenciais de aprendizagem
Incentive o comportamento de reflexão do aluno com perguntas. É importante que estas sejam dispostas de forma que ele dê uma pausa para refletir a respeito antes de continuar, como por exemplo utilizá-las no fim da última frase de uma tela, onde ele pensará a respeito, antes de avançar no treinamento.
Mas lembre-se de responder a pergunta na próxima tela, para que o aluno não fique sem retorno caso ele não saiba a resposta ou até mesmo para reforçar a aprendizagem.
O incentivo à exploração de conteúdo também é um comportamento que auxilia a aprendizagem. Insira exemplos e informações adicionais em recursos interativos acompanhados de instruções de como o aluno deve interagir com o curso. Oriente onde ele deve clicar e dê exemplos utilizando uma linguagem mais informal.
Solução #4 – Tratando a comunicação e a transmissão de informações
A autora Agneta Gulz, defende que “os seres humanos estão acostumados a interagir com outros atores sociais, ou seja, com outros seres humanos, e quanto mais se puderem assemelhar a tais processos de informação e comunicação em um ambiente de aprendizagem, melhor será o fluxo de informação alcançado.”
O uso da locução em treinamentos e-Learning possibilita que a informação seja transmitida de forma natural, além de auxiliar na aprendizagem por tratar o conteúdo através de uma mídia diferente, complementando o conteúdo textual e imagético.
Outra prática comum em treinamentos é utilizar o personagem como professor/tutor. Para substituí-los nesses casos, uma possibilidade também é criar um campo de ajuda/dúvidas ou de dicas.
Solução #5 – Satisfazendo a necessidade de relações pessoais na aprendizagem
Adicionar storytelling ou estudos de caso a um treinamento empresarial e-Learning, é um fluxo melhorado de informação e comunicação. Isso porque essas maneiras exemplificam com detalhes uma situação de forma mais envolvente para o aluno, gerando identificação com o tema abordado.
Principalmente quando é utilizado imagens de uma mesma pessoa para exemplificar o que está sendo abordado. Não deixa de ser um uso de personagem, entretanto, aplicado a uma parte específica do curso como falamos na introdução do artigo
Conclusão
É isso pessoal! Neste artigo trouxe 5 formas de substituir o uso de personagens em seus treinamentos empresariais e-Learning, sem prejudicar seu curso. Viram quantas soluções temos para atingir os mesmos objetivos? Analise bem seu público e os objetivos do seu curso para que você consiga sempre identificar a melhor forma de comunicação.
Dúvidas ou sugestões? Deixe nos comentários!
Até a próxima!
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