Produção de conteúdo

Se você chegou até aqui é porque já deu o pontapé inicial na área de T&D aí na sua empresa, e já conseguiu estruturar o cenário mínimo para colocar em prática o desenvolvimento de treinamentos corporativos online, certo?

Então o próximo passo é começar a estruturar os cursos EaD que vão compor seus treinamentos.

Vamos começar? Siga abaixo os próximos passos e mão na massa!

Passo 1: Descreva os objetivos de cada curso

Para o primeiro passo você precisa de duas coisas: público-alvo mapeado e uma noção de quais programas de treinamento você quer implementar.

Tudo em mãos? Então chegou a hora de pensar separadamente em cada um deles e definir os seus objetivos, ou seja, o que você quer que seus colaboradores aprendam com cada treinamento.

LNT

Objetivos claros e detalhados são essenciais para criar as experiências que vão resultar em mudança de comportamento e de atitudes, ou seja, que vão realmente refletir no dia a dia do colaborador. Para fazer isso, pense no objetivo geral do treinamento e, depois, em objetivos mais específicos. Se pergunte.

  • Por que a empresa precisa desse treinamento?
  • Qual conhecimento os colaboradores precisam desenvolver sobre esse conteúdo?
  • Como esse conhecimento vai impactar no dia a dia do colaborador?
  • Quais resultados são gerados para a empresa diante disso?

Essas perguntas vão te ajudar a criar um direcionamento e a descobrir a intenção do curso.

Passo 2: Busque estratégias de conteúdo

Você já ouviu falar sobre andragogia? Esse termo vem do grego, em que “andros” significa “adulto” e “gogos” significa “ensinar”. Logo, a palavra andragogia representa a arte ou ciência de ajudar os adultos a aprenderem.

Existem algumas estratégias na EaD que são aplicadas para ensinar adultos, levando em conta princípios da andragogia que, basicamente, nos mostram que adultos aprendem o que eles precisam no momento, são bastante autônomos, já tem conhecimento prévio através das experiências de vida, são motivados a estudar o que podem praticar no dia a dia, enfim, princípios que colocam o adulto como protagonista da sua aprendizagem.

Por isso, os treinamentos que serão desenvolvidos precisam ser auto-instrucionais, isto é, intuitivos e ter chamadas para ação, a fim de guiar o colaborador para que ele saiba realizar o treinamento por conta própria. Lembre-se: esse modelo não possui a presença de um professor ou instrutor, então o conteúdo precisa ser bem detalhado, certo?

Para aplicar essas estratégias, existem alguns recursos que podem ser utilizados na abordagem do conteúdo e cada uma delas vai realmente depender do que o conteudista, a pessoa especialista que domina o conteúdo, adicionar no material.

Storytelling

Se o objetivo é desenvolver comportamentos, você pode usar o storytelling, que funciona como uma contação de história. Normalmente, no storytelling, é usada uma forma de narração chamada ‘’jornada do herói” em que, basicamente, um personagem que possui um desafio, precisa vencê-lo e, entre altos e baixos, no final, consegue atingir o objetivo esperado.

Gamificação

Para conteúdos mais difíceis de assimilar e de engajar os colaboradores, a gamificação pode ser uma boa ideia! Ela é uma estratégia que fornece elementos de jogo dentro do treinamento, em que o aprendiz precisa vencer desafios e ganhar algo em troca. Isso pode ser: pontuação, estrelas, medalhas, selos, enfim…aqui você pode utilizar a imaginação!

Vídeo animado

Agora, se você tem um conteúdo bem objetivo e pontual por exemplo, para introduzir um tema, reforçar algum assunto, apresentar uma nova funcionalidade de ferramenta ou até o lançamento de um produto, é legal transformar esse conteúdo em um vídeo animado. Isso se deve ao fato de o uso de elementos visuais com locução contribui bastante para a retenção de conhecimento do aluno.

Lembre-se que, para que essas estratégias tenham um resultado bacana, é importante que elas estejam bem coerentes com o dia a dia do seu colaborador. Então, você pode usar uma metáfora ou um contexto temático, mas a estratégia será mais efetiva se fizer conexões e trouxer os desafios cotidianos que o treinamento vai ajudar a resolver!

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Passo 3: Terceirize conteúdo, se precisar

Com o aumento do número de projetos, vai ficando mais difícil administrar o desenvolvimento de conteúdos para treinamentos, não é verdade? Muitas vezes os próprios colaboradores, que são especialistas em suas áreas ou em um determinado conhecimento, podem ajudar escrevendo o material mas, em outros momentos, tanto por questão de tempo, quanto de conhecimento, o cenário pode se complicar. Então, uma maneira de facilitar o acesso ao conteúdo que você precisa, é terceirizando.

Há vários conteudistas especializados em suas áreas de conhecimento no mercado. Inclusive há pessoas que trabalham apenas com isso, desenvolvendo conteúdos para treinamentos online! Então, se você sentir que precisa desse apoio, busque profissionais para escreverem o conteúdo do seu próximo treinamento, mas apenas lembre-se: o conteúdo, tanto da própria empresa, quanto o terceirizado, deve ser algo realizável. Não adianta o tema ser ‘’como aprender jiu-jitsu online’’, pois isso não é algo que seja aplicável, certo?

Se você cumpriu o passo a passo até aqui, com certeza já tem a estrutura pronta para construir os cursos e começar a publicar os treinamentos na sua plataforma LMS. Conta pra gente nos comentários como está esse processo aí na sua empresa.