@Destaques

Blended learning na educação corporativa é basicamente unir os formatos de treinamento presencial e a distância. Neste artigo, vou apresentar, de modo geral, como o blended learning pode incrementar a aprendizagem dos seus colaboradores.

O objetivo não é mostrar uma fórmula pronta de implementação do blended learning em empresas, mas sim expor os principais aspectos e benefícios dessa solução. Vamos lá?

O que é blended learning

Como falei inicialmente o blended learning (b-learning), ou aprendizado híbrido, refere-se a um sistema de formação que mescla atividades pedagógicas presenciais e a distância.

Esse conceito de educação mista está bastante presente no ambiente acadêmico, com os chamados cursos semipresenciais. Mas atualmente, cada vez mais empresas vêm buscando esse tipo de solução para capacitar seus colaboradores e mesclar a jornada de aprendizagem dos times.

blended learning no ambiente corporativo

Instituto Learning & Performance Brasil realizou, em 2014, a pesquisa intitulada “Utilização do blended learning nas organizações brasileiras”. Veja alguns dos resultados apresentados por essa pesquisa.

Sobre as modalidades de treinamento oferecidas em maior escala:

  • 50% das empresas relataram utilizar predominantemente o ensino presencial;
  • 35% das empresas relataram utilizar predominantemente o ensino a distância (internet e intranet);
  • 14% das empresas relataram utilizar predominantemente o blended learning.

Por que usar blended learning

Ainda na pesquisa de 2014 do Instituto Learning & Performance Brasil, sobre os fatores que levaram à adoção de soluções e-Learning na complementação dos treinamentos presenciais:

  • 50% das empresas apontaram a redução do tempo do treinamento presencial como motivo principal;
  • 29% das empresas apontaram a redução da quantidade de viagens dos instrutores/multiplicadores como motivo principal;
  • 7% das empresas apontaram o aumento das vendas como motivo principal;
  • 7% das empresas apontaram a agilidade no lançamento de novos produtos como motivo principal;
  • 7% das empresas apontaram a maior rapidez no atendimento de dúvidas pontuais como motivo principal.

Ensino presencial X ensino a distância

blended learning busca aproximar duas metodologias de ensino bastante distintas, cada uma delas com suas características próprias. O ensino presencial e o ensino a distância.

Características de um treinamento presencial

O ensino presencial, devido à proximidade física entre especialista e colaborador (ou professor e aluno), possui um ar mais pessoal e costuma gerar maior engajamento e menores taxas de desistência.

No ensino presencial, o especialista recebe imediatamente o feedback dos colaboradores e é capaz de adaptar facilmente o conteúdo para atender melhor cada uma das turmas. Além disso, na sala de aula, o aluno possui menos distrações e pode focar sua atenção mais plenamente no conteúdo apresentado. 

Montamos uma série chamada T&D na Prática e a 2ª temporada fala muito sobre como adaptar seu conteúdo presencial para um conteúdo online como e-Learning, mobile ou vídeo. Assista às dicas das nossas especialistas agora mesmo. É só clicar aqui.

Característica de um treinamento a distância

O ensino a distância possibilita o alcance de um número maior de colaboradores (comumente utilizado por empresas com muita dipersão geográfica) e, por isso, costuma ter o custo bastante reduzido a longo prazo. Além disso, todo o conteúdo pode ser consultado, atualizado e rastreado sem grandes dificuldades. O ensino a distância permite ainda uma flexibilidade de horário e local de realização, trazendo praticidade e controle para o colaborador.

Tanto o ensino a distância quanto o presencial apresentam vantagens e podem otimizar os processos e resultados de diferentes empresas. Pensando em mesclar o comprometimento do treinamento presencial com a flexibilidade dos cursos e-Learning para um melhor engajamento do time.

Vantagens do blended learning

Utilizar o formato blended learning na educação corporativa é uma opção interessante para quem quer unir os benefícios de cada uma das modalidades de aprendizado (presencial e a distância).

Veja algumas das principais vantagens desse formato de treinamento:

  • Redução de custos: Numa estratégia de blended learning, a educação a distância pode fazer com que seja reduzida a carga horária presencial. Dessa forma, diminuem os custos com diárias de especialistas e professores. Além disso, o conteúdo online pode ser facilmente atualizado, o que descarta a necessidade de novos treinamentos presenciais em caso de mudanças pontuais no conteúdo.
  • Diversificação das aprendizagens: Pessoas diferentes aprendem de formas distintas. Portanto, a aprendizagem combinada tem chances maiores de ser eficaz para mais colaboradores, que possuem diferentes níveis de habilidades e capacidades. Por isso, possibilitar diversos ambientes de aprendizagem é uma forma de otimizar o treinamento em sua organização.
  • Introdução da cultura e-Learning na organização: O blended learning é uma forma interessante de introduzir a cultura e-Learning em organizações que possuem um histórico predominante de treinamento presencial. Mesclar a capacitação presencial com o ensino a distância pode fazer com que os colaboradores se adaptem melhor a esse cenário tecnológico que vem transformando a educação corporativa mundial. (e que acelerou tanto com a vinda da pandemia)

Que abordagem usar no blended learning

Diferentes conteúdos exigem abordagens distintas em relação a seu ensino. No blended learning, temos a possibilidade de apresentar cada conteúdo da forma mais adequada.

Veja algumas dicas sobre quais tópicos abordar em cada uma das metodologias:

O que ensinar a distância

Conteúdos mais objetivos, apesar de poderem ser ensinados presencialmente, apresentam uma ótima adequação a abordagens a distância.

Veja alguns exemplos:

  • Conteúdos mais teóricos e conceituais, que exigem uma leitura atenta;
  • Demonstração de sistemas e softwares, que podem ser experimentados pelos colaboradores virtualmente;
  • Apresentação de processos, que podem ser explicitados visualmente por meio de esquemas e entre outros.

O que ensinar presencial

Conteúdos mais complexos e subjetivos, apesar de poderem ser abordados a distância, são potencializados no ensino presencial.

Veja alguns exemplos:

  • Conteúdos comportamentais, que exigem uma interação social e são baseados em vivências;
  • Operações manuais de ferramentas e equipamentos, que podem ser demonstradas diretamente pelo especialista;
  • Conteúdos que buscam transformação e melhoria de processos, já que as discussões são fundamentais.

Estratégias de avaliação no blended learning

Treinamentos que mesclam ensino presencial e a distância permitem também que o treinando seja avaliado nesses diferentes meios.

Veja a seguir algumas vantagens da avaliação em cada uma das modalidades de ensino: 

Avaliação presencial

A avaliação presencial permite:

  • Total controle sobre as atividades e fontes de consulta do aluno durante a avaliação;
  • Abranger, de forma facilitada e direta, a qualidade da participação do aluno.

Avaliação a distância

A avaliação a distância permite:

  • Gerar notas automatizadas, o que reduz o trabalho do especialista ou do líder;
  • Alcançar um número maior de colaboradores.

Muitas empresas se sentem desconfortáveis com a segurança na avaliação a distância. No entanto, cada vez mais, mecanismos vêm sendo criados para dificultar práticas indevidas. São exemplos de técnicas utilizadas: logins e senhas específicos, randomização das questões e alternativas, definição de horário e duração das avaliações e, em casos particulares, utilização de webcam para identificação dos colaboradores.

Uma forma encontrada por algumas instituições para unir as vantagens da avaliação presencial e a distância é fazer o teste presencialmente, mas fornecendo a cada aluno um computador. Dessa forma, uma pessoa poderá acompanhar os estudantes durante a avaliação, mas as respostas deles ficarão disponíveis online.

Conclusão

A pandemia acelerou a transformação digital nas empresas e felizmente grande parte já aderiu às tecnologias online para gerir, se comunicar e treinar seus colaboradores. Ainda resta muito aprendizado sobre como suprir as necessidade presenciais no online e o treinamento presencial nesse caso pode não estar ligado à salas e aglomerações, mas sim a experiências presenciais individuais que o colaborador precise apresentar de alguma forma, por exemplo.

Quando tratamos de formatos de treinamentos estamos sempre olhando para custo e engajamento. Entenda seu público e seus recursos para conseguir planejar a experiência que seus times vão ter.

Gostou do conteúdo? Encaminha para seu colega que precisa ler ele também e conta pra gente que experiências mescladas com presencial e online você fez!

Sobre o autor

Clarissa Melo

Marketeira e publicitária apaixonada por experiências, comunicação e humor desde sempre. Ah, e também sou louca por animais e com um estilo musical no mínimo, polêmico.

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

Como transformar um treinamento presencial em treinamento online
Como adaptar um treinamento presencial para mobile learning?
O que é jornada de aprendizagem na educação corporativa e como implementar