Treinamento corporativo

A diretoria decidiu implementar treinamentos online em sua empresa ou você mesmo encabeçou o projeto. Agora, a tarefa é formular e entregar um plano. Por onde começar?

Comprar a estrutura que viabiliza treinamentos online envolve mais de um fornecedor e é uma operação bem particular. Apesar disso, é bastante simples. A mobiliza preparou um artigo que vai te fazer entender rapidamente. Vamos lá?

Determine os objetivos do EaD

Para começar, descreva quais são os objetivos de incluir treinamentos EaD na sua organização.

Os objetivos estratégicos do negócio definem para aonde a empresa deve ir e são a primeira fonte de consulta para implementação de qualquer projeto.

Alguns exemplos de motivos são:

LNT
  • Equipes dispersas geograficamente;
  • Alto índice de novas contratações;
  • Falta de dados sobre os resultados dos treinamentos;
  • Informações dispersas e não documentadas, e ets.

Definição dos conteúdos EaD

Levando em conta os objetivos definidos para o início do projeto, chega o momento de definir quais os conteúdos devem ser priorizados para começar seu EaD empresarial.

Engajar os colaboradores nos treinamentos online é premissa para o sucesso de qualquer projeto. Conteúdos interativos são a melhor opção para quem está começando. Ao contrário dos vídeos, que são difíceis de atualizar e versionar, os treinamentos interativos podem ser alterados com mais facilidade caso os conteúdos sejam modificados.

Definição da forma de produção

Depois de escolher o conteúdo e o público do primeiro treinamento, ficará mais fácil decidir se você irá internalizar ou terceirizar a produção.

Para saber se sua equipe deve desenvolver um conteúdo ou se você deve chamar uma empresa especializada, é preciso considerar alguns fatores.

Abaixo você confere os prós e os contras de cada opção:

Terceirizar a produção de conteúdo EaD

Prós:

  • Mais possibilidades pedagógicas, visuais e tecnológicas;
  • Menor risco e maior garantia de funcionamento do treinamento publicado;
  • Menor sobrecarga de trabalho para a sua equipe interna.

Contras:

  • O processo de contratação pode ser longo;
  • O investimento será mais alto;
  • O desenvolvimento do conteúdo pode demorar um pouco.

Produzir conteúdo EaD internamente

Prós:

  • Autonomia na produção e na manutenção;
  • Diminuição drástica dos custos de produção de treinamentos;
  • Agilidade na produção e na publicação do treinamento online.

Contras:

  • Controle a expectativa! Será difícil fazer treinamentos complexos e muito interativos;
  • Conflito com outras atividades do dia a dia de sua equipe;
  • Dependência do suporte da ferramenta de autoria.

Escolha o fornecedor para produzir o conteúdo

A escolha dos fornecedores irá depender da sua forma de produção.

Se você pretende internalizar a produção de conteúdo, realizando-a dentro da própria empresa, você precisará contratar ferramentas de autoria e-Learning que auxiliam na produção.

Para definir qual a melhor ferramenta de autoria ideal para você, os requisitos que recomendamos são: tecnologia, usabilidade e atendimento.

Mas, atenção, aqui é muito importante que você leve em consideração a experiência da equipe que você tem e que produzirá os treinamentos utilizando essa ferramenta.

Se você tem uma equipe menos técnica pode ser preciso contratar uma empresa especializada em elaboração de conteúdo e-Learning.

Ao escolher terceirizar o desenvolvimento do seu e-Learning, é necessário ter em mente a intangibilidade de um projeto personalizado. Por isso, coloque suas expectativas no papel antes mesmo de iniciar a produção.

  • Seu fornecedor deve atender aos requisitos técnicos do projeto. Esse é o primeiro filtro para sua escolha.
  • Analise a capacidade de entrega pedindo para acessar conteúdos produzidos anteriormente por cada possível fornecedor, como cases e portfólio.
  • Para saber como costuma ser o andamento do projeto e o atendimento de cada fornecedor, solicite referências de clientes.

Contrate uma plataforma EaD

A plataforma EaD ou LMS é uma estrutura fundamental para a implementação de uma estratégia online. Por isso, escolher o fornecedor correto é uma tarefa crucial. Para ajudar você a decidir qual LMS adotar, elencamos alguns aspectos importantes a serem avaliados. São eles:

  • Bases tecnológicas;
  • Funcionalidades e usabilidade.
  • Atendimento e serviço.

Divulgação interna

Um estratégia EaD bem-sucedida passa pelo engajamento do público com a iniciativa. E esse engajamento só é possível com uma boa comunicação interna.

Um cliente da Mobiliza chegou a promover uma “olimpíada” que premiava os colaboradores que possuíam os melhores rendimentos em testes online.

Você pode pensar em alternativas parecidas para lançar seu EaD corporativo. Que tal?

Para aprimorar o engajamento, comece com treinamentos pequenos, bastante objetivos. Assim, seus colaboradores ganharão ritmo na aprendizagem e no consumo de treinamentos online.

teste gratis mobiliza hub

Acompanhamento e relatórios

Chegamos ao último passo da nossa lista. Agora, entra toda a parte de acompanhar o desenvolvimento dos seus colaboradores, levantar dados, analisar os resultador e continuar a produção de treinamentos, sempre priorizando-os de acordo com os objetivos estratégicos de sua companhia.

Se você quiser se aprofundar na estrutura e operação da área de T&D que falamos nesse artigo, faça esse curso grátis que aborda todos os 7 pontos e ainda traz exemplos e detalhes de como aplicar.

Agora que chegamos ao fim, conta pra gente nos comentários como é a sua operação hoje?