Investir em e-learning corporativo é, por si só, uma alternativa econômica quando comparada ao desenvolvimento de treinamentos presenciais, que exigem a locomoção dos participantes, sempre em quantidade limitada, com local e data pré-determinados.
No entanto, o custo de produção dos cursos a distância pode variar e muito. Por isso vamos lhe mostrar algumas formas de economizar na produção de e-learning corporativo.
Essa economia pode ser feita por meio da produção interna de conteúdos, ou da utilização de conteúdos já produzidos. Conforme você verá a seguir:
1. Economize produzindo seus próprios vídeos educativos
Atualmente, é muito comum recorrermos ao YouTube para aprender coisas novas. O sucesso dos vídeos decorre de seu ar mais pessoal, linguagem mais solta, que aproxima professor e estudante, aliviando a “frieza” característica do ensino a distância.
Mas essa mídia tende a ser pouco utilizada em e-learning corporativo porque a produção costuma ser bastante custosa, principalmente quando há a necessidade da contratação de uma equipe especializada. Além disso, não é possível avaliar o desempenho dos alunos.
Abaixo, vai algumas soluções simples e interessantes para gastar pouco na produção de vídeos:
- Produção de vídeos com gravação de telas: com softwares simples especializados em captura de telas, como o Camtasia (pago) ou o CamStudio (gratuito), você pode produzir tutoriais mostrando, por exemplo, o passo a passo para a utilização de sistemas utilizados na sua empresa.
- Gravação de áudios internamente: muitasferramentas de vídeo permitem a você sincronizar seus próprios áudios, e produzi-los internamente deixou de ser uma missão impossível. Com um gravador simples e uma ferramenta de edição grátis, como o Audacity, você pode produzir áudios com a qualidade necessária para se aproximar de seu público e engajar colaboradores. Basta criar um roteiro e encontrar a voz ideal, certamente alguém de sua equipe terá a habilidade de ler seu conteúdo de forma motivadora.
- Filmagem de aulas presenciais: você já parou para pensar no desperdício que estaria evitando se pudesse reutilizar os conteúdos abordados nos treinamentos presenciais? Se você gravar estas aulas em vídeo, poderá escalonar seu alcance e treinar um número muito maior de colaboradores. Apesar de requerer um certo investimento inicial em equipamentos adequados, essa alternativa pode dar ótimos resultados a longo prazo.
2. Economize produzindo internamente cursos interativos
Cursos interativos são uma ótima opção para treinar colaboradores. Essa é a mídia mais utilizada por empresas que investem em e-learning corporativo, pela sua eficácia comprovada.
A midia interativa permite mapear as interações dos alunos. Ou seja, é possível tirar relatórios de aprendizagem, e avaliar o desempenho dos colaboradores. O e-learning é um formato que pode ser enriquecido com recursos interativos, como infográficos, vídeos, PDFs e áudios.
A produção de um curso sob demanda complexo exige uma equipe especializada, que conta com designers gráficos, pedagogos e programadores. Logo, o investimento pode ser alto.
No entanto, existem ferramentas de autoria que permitem a produção de cursos interativos pela sua equipe interna. Podemos dividir essas ferramentas em dois grupos:
- Ferramentas mais técnicas: algumas ferramentas de autoria são mais técnicas, e indicadas para empresas que possuem equipe com designers e programadores, dedicados a produção de conteúdo para e-learning corporativo. Esse é o caso do Adobe Captivate, que permite a produção de cursos bastante personalizados e ricos em recursos, mas exige um profissional mais especializados.
- Ferramentas voltadas ao público leigo: mesmo empresas com menos afinidade com o universo EaD podem investir em ferramentas de autoria, pois existem no mercado algumas dedicadas ao público leigo, como é o caso do Applique. Essas ferramentas possuem maiores limitações em termos de recursos quando comparadas às ferramentas técnicas, mas são muito mais fáceis de usar, e permitem a produção de cursos com maior agilidade.
3. Economize contratando a produção de cursos mais simples
Montar um curso interativo gamificado é muito legal, e ajuda muito na motivação dos colaboradores em se capacitar. Mas são, sem dúvida, cursos que demandam mais tempo e maior investimento para serem construídos.
Uma solução que resolve muito bem o problema é a contratação de produção de cursos mais simples, também conhecidos como rapid learning. Uma estratégia comum é construir uma trilha de aprendizagem com cursos mais simples, e fechar a trilha com um conteúdo mais elaborado.
Nesse formato, considere as dicas abaixo:
- Cursos curtos e objetivos: rapid learning funciona muito bem para atuar pontualmente em um assunto. Pelas definições da andragogia, adultos são motivados pela objetividade e aderência do aprendizado ao seu dia a dia. Então, se quiser enriquecer o rapid learning, coloque como material complementar, como PDFs para baixar ou links de material externo. Assim, alunos que quiserem mais conteúdo, tem acesso, mas os alunos que querem mais objetividade também são atendidos.
- Fique de olho na manutenção do conteúdo: muitas vezes pode ser interessante, para conteúdos que demandem atualização, que eles sejam construídos de forma que você tenha autonomia para alterar conforme precisar.
4. Economize oferecendo conteúdos já produzidos para e-learning corporativo
Já parou para pensar que o conteúdo que você deseja oferecer aos seus colaboradores pode estar pronto e disponível para a sua utilização?
Muitos destes conteúdos podem ser encontrados dentro da própria organização, já outros, apesar de estarem disponíveis na internet, podem se encaixar como uma luva para as necessidades de seus colaboradores.
Caberá a você, ou à sua equipe, fazer a curadoria destes materiais para definir aqueles mais interessantes, além de escolher a melhor forma de disponibilizá-los ao seu público.
Para isso, vamos lhe dar algumas dicas:
- Inclua links externos no seu e-Learning: uma forma de enriquecer seu conteúdo é incluir links externos de vídeos, artigos, livros e sites. Assim você irá incentivar o público a aprofundar seus conhecimentos, buscando fontes confiáveis e de qualidade.
- Ofereça PDFs e PPTs já produzidos pela organização : PDFs e PPTs utilizados em cursos presenciais ou em materiais de divulgação podem se tornar recursos de e-Learning quando adaptados para tal. Como estes são materiais em que a interação dos alunos é dificilmente mapeada, você pode oferecê-los dentro de um curso interativo e depois avaliar os conhecimentos do aluno em relação ao seu conteúdo.
- Busque cursos de prateleira: algumas empresas, como aWebaula, oferecem cursos de prateleira, que são aqueles que você pode comprar já produzidos, sem a necessidade de contratar uma equipe para desenvolvimento sob medida. Por não serem exclusivos, estes cursos costumam apresentar valores bem mais em conta que desenvolver sob demanda, mas possuem a desvantagem de não serem customizáveis. Por isso, você não poderá adequar o conteúdo, linguagem, nem identidade visual para a sua empresa e sua marca.
Conclusão
A contratação de equipes especializadas para produção de cursos sob medida, apesar de ser uma solução bastante personalizada e rica em recursos, costuma ser a alternativa mais cara.
Por isso, investir na produção interna de conteúdos em diferentes formatos, por meio de ferramentas simples, assim como utilizar ou comprar materiais já produzidos, são duas opções interessantes para cortar custos e ampliar sua produção de e-learning corporativo.
Caso você opte por fazer a produção de cursos e-learning interativos internamente, a próxima etapa depois de escolher o melhor formato para seu próximo treinamento será produzir o roteiro e, para te ajudar, disponibilizamos este curso gratuito.
Gostaria de um orçamento de Plataforma E-learning
Oi, Thaís! Tudo bem?
Já encaminhei seu contato para nossos especialistas em treinamento conversarem com você 🙂
Abração!