Produção de conteúdo

Dia 31 de Dezembro de 2020 o Adobe Flash Player deixará de funcionar oficialmente, sua área de T&D está preparada? A “morte” dessa tecnologia vem sendo premeditada já há alguns anos e como prova, trago um conteúdo que produzimos em 2015 com o título “Por que o flash morreu” 😂

Essa lenta despedida trouxe um alerta antecipado para que as várias empresas que produziam seus treinamentos em Flash conseguissem se atualizar.

Principais problemas do Flash como tecnologia

É importante ressaltar os principais problemas que a utlização do Flash traz na experiência do usuário, ou em nosso caso de treinamento e desenvolvimento, na experiência do colaborador.

Você sabia que o Flash não atende atende boa parte dos dispositivos móveis? Num mundo em que nossos smartphones viraram praticamente uma extensão das nossas relações pessoais e do nosso trabalho, não é uma super novidade que o Flash pararia de funcionar a qualquer momento.

Além disso, outros problemas surgiram como segurança da informação, os recorrentes bugs e travamentos nos navegeradores e etc.

O Flash na educação corporativa

Essa tecnologia foi popular por muito tempo na construção dos treinamentos e-Learnings nas empresas. Já faz algum tempo que desconhecemos organizações que ainda construam conteúdos em Flash.

Em parte isso é bom porque significa que os conteúdos estão com uma tecnologia bem mais adequada a realidade do aluno, mas ao mesmo tempo, não apaga um treinamento ou outro que ficou pra trás por estar obsoleto pelo Flash. E com essa decisão da Adobe de descontinuar a tecnologia é inevitável que você vai precisar atualizar o formato do seu conteúdo.

Existem algumas estrategias que a área TI da sua empresa pode fazer para o treinamento ainda rodar por um tempo mas eu recomendo que você dedique essa energia para migrar seu conteúdo ao invés de “manter” ele funcionando.

É a experiência do seu colaborador que está em jogo e oferecer um treinamento desatualizado impacta diretamente na credibilidade da área e no engajamento do aluno.

Como atualizar um conteúdo em Flash?

O ideal é que você que trabalha com T&D atualize seu treinamento para a tecnologia HTML5. Essa é a melhor opção para você que planeja conteúdos interativos e que queira acessibilidade desde o estudo de um notebook até um tablet.

Acho importante alinharmos uma expectativa aqui: saiba que nessa migração você não vai ter suporte da Adobe, você não vai conseguir editar o conteúdo ou aproveitar qualquer tipo de recurso que tenha inserido no treinamento, infelizmente.

Estaremos partindo do zero mas está tudo bem! Confie que vai dar certo.

As soluções são: ou você contrata um fornecedor pra transpor esse treinamento em Flash para um treinamento em HTML5, ou você mesmo transcreve todo o conteúdo na sua ferramenta de autoria.

Se você for contratar um fornecedor para isso, este vai precisar refazer todo o visual e conteúdo. Se você não tem mais o roteiro desse treinamento por exemplo, é importante transcrevê-lo para um documento. Assim seu fornecedor consegue trabalhar o DI no material. Caso você não consiga transpor, seu parceiro vai precisar fazer isso e talvez custe mais no final do projeto.

Se você tem uma ferramenta de autoria com tecnologia HTML5, você vai precisar fazer o trabalho que seu fornecedor faria. Definir customização visual, trabalhar o conteúdo e construir na sua ferramenta. Mas ainda de qualquer forma, você vai precisar da transcrição desse material.

Avalie o tempo e os recursos disponíveis que você tem para conseguir tomar essa decisão.

Poderia ser mais fácil, mas pense que esse treinamento já existe e que esse material mesmo que obsoleto, simplifica muito a construção do projeto. Isso porque já existe o conteúdo e uma expectativa visual. Esses dois pontos são super importantes na hora de montar um projeto de treinamento e ter eles prontos com certeza já é meio caminho andado.

Dica! Aproveite para revisar o público que vai receber este treinamento para quem sabe atualizar a abordagem, ou a linguagem… Adaptar o material para quem vai estudar é essencial.

Conclusão

As novas tecnologias sempre vão aparecer. Busque fornecedores parceiros e soluções que te deem autonomia para que daqui um tempo, você não precise contratar novamente um projeto para atualizar um conteúdo.

Contratar uma ferramenta de autoria também facilita muito esse processo já que tá todo o poder de construção do material está nas suas mãos.

Ficou alguma dúvida em relação à migração de treinamentos em Flash para treinamentos em HTML5? Escreve aqui nos comentários que ficaremos felizes em te orientar 💜

Sobre o autor

Clarissa Melo

Marketeira e publicitária apaixonada por experiências, comunicação e humor desde sempre. Ah, e também sou louca por animais e com um estilo musical no mínimo, polêmico.

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

Como transformar um treinamento presencial em treinamento online
pdf-ppt-ferramentas-de-autoria-1 Finalmente as diferenças entre PDF, PPT e ferramentas de autoria para treinamento
O LMS do Futuro