Aqui, você vai ver informações para te ajudar a definir quais tipos de vídeos utilizar em treinamento e desenvolvimento. O formato de vídeo é um tipo de recurso que tem caráter visual, assim com os infográficos. Quanto mais completas e contextualizadas forem as informações do seu conteúdo, mais fácil você alcançará o objetivo de treinar seu colaborador.
O formato de vídeo pode ser utilizado tanto como uma ferramenta para agregar a um treinamento, ou também podem ser disponibilizadas como reforço de aprendizagem (lembra-se da Jornada de Aprendizagem?).
Lembrando que você precisa colocar no papel o conteúdo bruto que compreende todas as informações, os dados e as reflexões que devem estar no treinamento. Tudo que você quer e precisa que seja trabalhado no curso deve estar explicado no conteúdo bruto.
É interessante, também, que enquanto você estiver escrevendo-o, leve em conta os objetivos de aprendizagem, as características e o perfil de seu público-alvo e o formato do treinamento, combinado?
Importante você saber isso sobre vídeos em treinamento
Sobre o tema do artigo de hoje, os vídeos são recursos muito interessantes, que você pode desenvolver para trabalhar tópicos específicos do seu treinamento.
Mas a questão do conteúdo aqui também é importante! Vídeos muito longos geram desinteresse e demandam um foco grande do colaborador. Por isso, procure trabalhar com um conteúdo mais resumido para construir o roteiro de vídeos.
Outro ponto importante ao optar por trabalhar com vídeos mais curtos, é que são mídias mais complexas de edição e atualização. Seu conteúdo pode ficar defasado rápido e se boa parte do treinamento depender deste recurso, a manutenção do conteúdo estará prejudicada.
Alinhado isto, vamos ver a seguir os 3 principais tipos que você pode usar nos seus conteúdos!
Vídeos animados para treinamento
Você pode optar por vídeos animados, que são recursos visuais mais complexos para a produção, mas que trazem impactos positivos para o treinamento. Eles possibilitam que a apresentação de um conceito ou ideia seja feita de forma mais descontraída e lúdica.
Vídeos de esquema para treinamento
Outra possibilidade é o vídeo de esquema, que é menos sofisticado em termos de animação, mas serve bem para representar e conceituar fórmulas matemáticas, tabelas e estruturas visuais (como fluxogramas e esquemas).
Vídeos com apresentadores para treinamento
Existem, ainda, os vídeos com apresentadores, em que contamos com a presença de um interlocutor que trabalha os conteúdos dialogando diretamente com o público. Esse tipo de vídeo pode trazer um impacto positivo justamente por estabelecer uma conexão entre o treinando e o apresentador.
E aí, curtiu? Quais tipos de vídeos que você usa nos treinamentos da sua empresa? Conta pra gente nos comentários <3
Interessante! Gostaria de ver exemplos.