Produção de conteúdo

Definir a forma de produzir seus treinamentos online normalmente é uma decisão levantada depois de analisar o tema da capacitação e do público que receberá o material.

Quando você decide internalizar uma determinada ação de treinamento, a ferramenta de autoria torna-se um recurso essencial para garantir a agilidade da entrega e ainda um visual atrativo para o conteúdo.

Para definir qual a melhor ferramenta de autoria ideal para sua área de treinamento e desenvolvimento é importante que você leve em consideração a experiência da equipe que você tem e que produzirá os treinamentos utilizando essa ferramenta.

Para isso, trouxemos o cenário ideal para internalizar a produção de treinamentos, os prós e contras de uma equipe interna desenvolver os treinamentos online e ainda, como escolher a melhor ferramenta de autoria de acordo com o time que você tem.

Vamos lá?

Quando internalizar a produção de treinamentos

Recomendamos internalizar a produção de treinamentos simples, já que é mais fácil controlar as expectativas e, com pouco esforço, criam-se capacitações de ótima qualidade.

Treinamentos curtos e objetivos, de pequenos processos, de produtos ou que precisem ser alterados com certa frequência são perfeitos para aproveitar a agilidade de executar a produção internamente.

Prós e contras de internalizar a produção de treinamentos

Avalie e adapte para seu contexto! É super comum num mesmo dia, conteúdos que serão terceirizados e conteúdos que serão produzidos internamente. Ou seja, você não necessariamente precisa ter um ou outra.

Os prós e contras que trouxe são em relação ao que esperar de um material produzido internamente. Combinado?

Prós:

• Autonomia na produção e na manutenção do conteúdo.
• Diminuição drástica dos custos de produção de treinamentos.
• Agilidade na produção e na publicação do treinamento online.

Contras:

• Controle a expectativa! Será difícil fazer treinamentos complexos e muito interativos;
• Conflito com outras atividades do dia a dia de sua equipe;
• Dependência do suporte da ferramenta de autoria.

Ferramenta de autoria para equipe menos técnica

Se a sua equipe interna tem pouca experiência na criação de conteúdos interativos, você vai precisar de uma ferramenta com boa usabilidade e que seja intuitiva. Também é preciso contar com a padronização visual, que facilita ainda mais o trabalho dos criadores.

Essa é uma situação comum quando os produtores do treinamento são aqueles que possuem o conhecimento do conteúdo, ou seja, são conteudistas especialistas ou os próprios líderes das áreas, por exemplo.

Ferramenta de autoria para equipe mais técnica

Se as pessoas responsáveis por produzir os treinamentos forem mais técnicas, com conhecimentos em design, design instrucional e programação, você poderá dispor de ferramentas também mais técnicas, com entrega em diferentes formatos. 

Nesse cenário também é interessante destacar que quanto mais técnica sua equipe for, e consequentemente, seu conteúdo, mais a área de T&D vai depender de uma equipe assim para editar ou atualizar os conteúdos criados.

É legal também ter uma ferramenta de autoria mais intuitiva e simples para que qualquer pessoa consiga desenvolver ou atualizar materiais.

Como você e seu time criam os treinamentos hoje na área? Conta pra gente nos comentários!

Sobre o autor

Clarissa Melo

Marketeira e publicitária apaixonada por experiências, comunicação e humor desde sempre. Ah, e também sou louca por animais e com um estilo musical no mínimo, polêmico.

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

5 ferramentas que facilitam o dia a dia do Designer Instrucional (DI)
ferramentas-de-autoria-e-learning Ferramentas de autoria e-Learning: características e benefícios
Conheça a Plataforma Mobiliza, nosso ambiente virtual de aprendizagem