@Destaques
dicas-contrucao-treinamento

Aqui, você vai ver informações para te ajudar a definir quais tipos de vídeos utilizar em treinamento e desenvolvimento. O formato de vídeo é um tipo de recurso que tem caráter visual, assim com os infográficos. Quanto mais completas e contextualizadas forem as informações do seu conteúdo, mais fácil você alcançará o objetivo de treinar seu colaborador.

O formato de vídeo pode ser utilizado tanto como uma ferramenta para agregar a um treinamento, ou também podem ser disponibilizadas como reforço de aprendizagem (lembra-se da Jornada de Aprendizagem?). 

Lembrando que você precisa colocar no papel o conteúdo bruto que compreende todas as informações, os dados e as reflexões que devem estar no treinamento. Tudo que você quer e precisa que seja trabalhado no curso deve estar explicado no conteúdo bruto.

É interessante, também, que enquanto você estiver escrevendo-o, leve em conta os objetivos de aprendizagem, as características e o perfil de seu público-alvo e o formato do treinamento, combinado?

Importante você saber isso sobre vídeos em treinamento

Sobre o tema do artigo de hoje, os vídeos são recursos muito interessantes, que você pode desenvolver para trabalhar tópicos específicos do seu treinamento. 

Mas a questão do conteúdo aqui também é importante! Vídeos muito longos geram desinteresse e demandam um foco grande do colaborador. Por isso, procure trabalhar com um conteúdo mais resumido para construir o roteiro de vídeos.

Outro ponto importante ao optar por trabalhar com vídeos mais curtos, é que são mídias mais complexas de edição e atualização. Seu conteúdo pode ficar defasado rápido e se boa parte do treinamento depender deste recurso, a manutenção do conteúdo estará prejudicada.

Alinhado isto, vamos ver a seguir os 3 principais tipos que você pode usar nos seus conteúdos!

Vídeos animados para treinamento

Você pode optar por vídeos animados, que são recursos visuais mais complexos para a produção, mas que trazem impactos positivos para o treinamento. Eles possibilitam que a apresentação de um conceito ou ideia seja feita de forma mais descontraída e lúdica.

Vídeos de esquema para treinamento

Outra possibilidade é o vídeo de esquema, que é menos sofisticado em termos de animação, mas serve bem para representar e conceituar fórmulas matemáticas, tabelas e estruturas visuais (como fluxogramas e esquemas). 

Vídeos com apresentadores para treinamento

Existem, ainda, os vídeos com apresentadores, em que contamos com a presença de um interlocutor que trabalha os conteúdos dialogando diretamente com o público. Esse tipo de vídeo pode trazer um impacto positivo justamente por estabelecer uma conexão entre o treinando e o apresentador.

E aí, curtiu? Quais tipos de vídeos que você usa nos treinamentos da sua empresa? Conta pra gente nos comentários <3

Sobre o autor

Clarissa Melo

Marketeira e publicitária apaixonada por experiências, comunicação e humor desde sempre. Ah, e também sou louca por animais e com um estilo musical no mínimo, polêmico.

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

Como escolher a ferramenta de autoria ideal para construção de treinamentos online
applique-treinamento-ead 5 ferramentas auxiliares para utilização de vídeos em treinamento EaD
treinamento-ead 5 ferramentas auxiliares para utilização de áudios em treinamento EaD