Gamificação é a “estratégia de ouro” no treinamento online. Será? Com a promessa de aumentar o engajamento e oferecer uma experiência de aprendizagem diferenciada, ela é muitas vezes adotada pelas empresas para treinar colaboradores. Porém, o investimento pode ser alto e, dependendo do seu objetivo, pode não ser a escolha certa no momento para trazer o resultado esperado.
Então, quando usar gamificação em treinamento online? Qual o momento ideal dentro de um Programa de Treinamento? Para responder essa pergunta trouxemos uma especialista no assunto, a Daiane Melo, Designer Gráfico aqui na Mobiliza.
A Dai, como ela é conhecida entre os mobilizadores, trabalha há 5 anos dando um banho no visual dos treinamentos dos nossos clientes.
Vamos lá?!
Gamificação para Treinamento Online
A gamificação é uma tendência de mercado, ela está presente em diferentes estratégias, como no cartão de pontos que você usa no supermercado, no seu programa de milhagem e em inúmeras outras experiências que você tem no seu dia a dia
Voltada para aprendizagem, a estratégia de gamificação foi incorporada para entreter e ensinar ao mesmo tempo. Isso significa que aplicá-la ao treinamento online pode fazer com que seus alunos ou colaboradores tenham mais interesse no conteúdo e consigam absorvê-lo com mais facilidade, melhorando a retenção do aprendizado.
Quando a estratégia de gamificação pode ser mais eficaz?
A gamificação é muito eficaz quando falamos em engajamento, motivação e facilidade no aprendizado.
Se você tem um conteúdo difícil de assimilar, que seja um pouco mais cansativo, porém não muito extenso, usar a gamificação pode deixar o consumo do treinamento muito fácil e mais divertido!
Quando o colaborador precisa, por exemplo, aprender novas técnicas, novos produtos ou novos processos, a estratégia é bem-vinda. Então se você tem um Programa de Treinamento com diversos cursos sobre diversos temas para aplicar na sua empresa, opte por usar a gamificação nos temas mais técnicos e, nos demais cursos, use outras estratégias, assim você tem um programa equilibrado, eficaz, e dentro do seu orçamento.
Como construir um treinamento com gamificação?
Para estruturar um treinamento gamificado, o primeiro passo é definir uma metáfora e um visual bem impactante, que chame bastante atenção. E então ligar a metáfora a uma história que deixe o conteúdo leve.
Na escolha de metáfora, analise seu público-alvo e opte por algo que eles estão familiarizados. A Volkswagen fez um treinamento usando montanha-russa como metáfora, por exemplo, e foi só sucesso. Você pode ver o case clicando aqui.
Também é muito importante que o treinamento tenha fases e recompensas, como badges e pontos, pois a sensação de ganho mantém o colaborador engajado.
Oferecendo essa experiência você despertar no colaborador um sentimento de conquista e progresso nos treinamentos, o que resulta em um alto engajamento