Produção de conteúdo

Sabia que elaborar um bom roteiro faz toda a diferença no sucesso do seu Treinamento Online? Porque é ele que vai organizar o seu conteúdo de forma didática e vai apontar os recursos necessários para deixar seu curso mais atrativo na hora de engajar colaboradores. 

O profissional responsável por esse processo na construção de treinamentos online, geralmente é o Analista de Treinamento ou o Designer Instrucional (DI). São eles que transformam o conteúdo bruto no roteiro que dará vida ao treinamento. 

Como temos um equipe de especialistas aqui na Mobiliza, convidamos a Renata Zondan, DI que constrói roteiros para os treinamentos  dos nossos clientes, para te dar dicas práticas de como elaborar um roteiro de sucesso

Aproveite 🙂

Público-alvo do Treinamento Online

O primeiro passo para um bom roteiro é conhecer seu público-alvo, ou seja, os colaboradores que vão ser treinados pelo curso que você está construindo. 

Com certeza, na sua empresa, tem uma variedade de personas, com características distintas, que devem ser consideradas. Afinal, construir um treinamento para a equipe de vendas é diferente do que construir para seu time de líderes, certo?

Então defina essas personas, se ainda não as conhece vale a pena dar um passinho atrás para executar esse processo. Te garanto que vai fazer diferença nos resultados dos seus treinamentos. 

Objetivos do treinamento que está sendo construído

Com as personas definidas, liste os objetivos que você quer alcançar com o conteúdo que você está construindo. 

Quer aumentar o índice de Felicidade no Trabalho (IFT)? Quer aumentar o número de vendas de um determinado produto? Quer melhorar a produtividade do time comercial?

Sabe aquele velho ditado de que “quando você não sabe para onde vai qualquer lugar serve”? Você não quer chegar a qualquer lugar, certo? E você quer mostrar resultados! 

Definir os objetivos aqui, vai ajudar a mensurar os resultados lá no final, incluindo o ROI do seu treinamento. 

Construção do Roteiro que dará vida ao Treinamento Online

Com as informações de personas e objetivos coletadas, é hora de organizar o conteúdo em um roteiro de forma lógica, utilizando uma linguagem simples, clara e objetiva e, ainda, desenvolvendo as estratégias planejadas para melhorar a experiência de aprendizagem, como storytelling, gamificação, estudos de caso… 

Organizando as informações dessa forma, você consegue fazer com que o colaborador se identifique com o treinamento, promovendo mais sensibilização e, consequentemente, melhorando a compreensão do conteúdo e os resultados que você espera de acordo com os objetivos listados. 

E aí, deu pra ver como o roteiro transforma o conteúdo em um treinamento? Por isso, ele é parte fundamental da aprendizagem e contribui muito para o sucesso do seu curso! 

Para conhecer a Rê Zoldan e ver essa dica em vídeo, é só dar o play abaixo. Para ver outras dicas de especialistas para treinamentos, clique aqui.  

Sobre o autor

Renata Sagaz

Sagitariana com ascendente em capricórnio apaixonada por séries, gatos e sushi, não necessariamente nessa ordem. Fascinada por novas experiências, é publicitária e trabalha no marketing da Mobiliza.

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