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Como não prejudicar a produtividade com a alta rotatividade de funcionários?

Como não prejudicar a produtividade com a alta rotatividade de funcionários?

Segundo um estudo feito no Reino Unido pela Universidade Warwick, a produtividade aumenta 12% quando os funcionários estão satisfeitos com a empresa e que funcionários insatisfeitos são 10% menos produtivos. Percebeu o impacto que esses dados trazem para a sua empresa?

Comecei o artigo com essa informações justamente para falarmos sobre este impacto. Pois a produtividade de uma empresa está diretamente ligada ao quão satisfeito está seu funcionário, já que essa satisfação volta em hard work para a sua organização.

A rotatividade de funcionários pode ser evitável. Não queremos comprometer a qualidade da sua organização por conta de turnover, certo? Portanto, trouxe 4 questionamentos para você refletir e aplicar na sua empresa. Então vamos lá!

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#1 – Como é o seu processo seletivo?

Vamos começar pelo começo, literalmente.

Imagine o seguinte cenário: colaboradores são contratados pelo processo básico de envio de currículo e entrevista; ao concluir as contratações novas depois de um tempo você percebe que os perfis não eram os mais adequados. E isso pode acontecer por diversos fatores como a falta de adaptação à rotina da empresa, ao código de cultura, e até ao mercado do seu negócio.

Essa falta de adaptação pode ter duas razões: ou o processo seletivo foi falho ou não foi investido tempo suficiente em treinamento e integração. Mas vamos deixar para falar de treinamento no próximo tópico.

Se você identificou que o processo seletivo foi falho, repense o modo de seleção dos seus colaboradores. Com um recrutamento mais assertivo você valoriza o seu tempo investido, da sua equipe e também do funcionário. Além de evitar os desgastes financeiros de contratações, desligamentos e novas contratações. Solucione o problema na raiz para não comprometer o bom andamento do seu negócio.

#2 – Você costuma treinar e reciclar seus colaboradores?

Neste tópico falaremos sobre a segunda razão para acontecer falhas de adaptação de novos talentos, e também como reter antigos colaboradores com qualidade: Treinamento e reciclagem!

Treinamento para novos colaboradores:
Fortalecendo a ideia do processo seletivo, programas de treinamento não dão ao candidato habilidades como proatividade e bom relacionamento interpessoal, por exemplo. É importante que você identifique perfis adequados para a sua empresa ainda no processo seletivo e depois, invista em desenvolver habilidades com programas de treinamento.

Estes programas de treinamento são bastante eficientes para novos funcionários, pois os motiva a serem mais produtivos, além de orientá-los e direcioná-los neste início.

Treinamento e reciclagem para antigos colaboradores:
Não é interessante para a produtividade da sua empresa trocar de funcionários com um bom tempo de casa, com frequência. Pois os mesmos levam todo o seu conhecimento do negócio embora. Portanto ofereça treinamentos regulares; procure sempre trazer conteúdos atuais e de melhora de desempenho para manter seus funcionários aptos e atualizados em suas funções. O hábito de treinamento influencia positivamente a sua empresa além de motivar sua equipe ao oferecer conhecimento e evolução profissional.

Mesmo com uma rotatividade de funcionários, lembre de dar suporte aos que permanecem. Os mesmos devem estar bem supridos de informação porque além de desempenhar bem suas funções, possivelmente estes vão absorver funções novas dos antigos colaboradores.

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#3 – Pesquisa de clima, você já fez?

A pesquisa de clima é importante para você identificar os fatores internos que podem estar prejudicando o engajamento dos seus colaboradores.

Vamos relembrar a primeira informação deste artigo? Funcionários satisfeitos produzem 12% a mais, e é responsabilidade da empresa proporcionar essa satisfação.

Portanto a pesquisa de clima interno é imprescindível para você descobrir o nível dessa satisfação em seus colaboradores além de identificar também problemas e gargalos de gestão, estrutura, e cultura por exemplo. Com o resultado em mãos, você consegue executar ações de melhoria e rever o que foi dado como negativo. O dia-a-dia da sua empresa impacta diretamente os colaboradores e a produção deles.

Para saber mais sobre pesquisa de clima interno e como implementá-la, sugiro que leia este artigo bem completo da SocialBase.

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#4 – Você pratica cultura de feedback?

Comunicação interna e alinhamento entre os gestores e seus colaboradores são dois pontos que falaremos neste tópico.

A cultura de feedback dá orientação aos líderes e seus funcionários além de direcionar comportamentos e trabalhar no aprimoramento individual de cada um.

O ideal seria que o feedback fosse cultural da empresa, para que os colaboradores já tenham em mente a abertura em dar retorno. Caso não seja, também pode ser trazida pelos líderes de cada departamento, incentivando outra equipes a fazerem o mesmo.

Diferente da pesquisa de clima, o líder tem o benefício do relacionamento próximo da equipe, e portanto tem o dever de incentivar a dar e receber feedbacks. Lembre-se de buscar tanto os negativos quanto positivos.

Os gestores vão conseguir identificar problemas e gargalos e devem buscar melhorias. Ao implementá-las, a rotina e a produtividade melhoram e ainda motivam os funcionários por verem as mudanças que o feedback trouxe.

Como líder, você deve estar preparado para tudo que impacte a produtividade do seu departamento, portanto esteja próximo da sua equipe e ofereça a eles suporte. A cultura de feedback pode evitar que funcionários queiram sair da empresa sem que você esteja preparado, pois você não vai mais desconhecer insatisfações e ainda estará dando abertura para conversas.

Conclusão

Tenha em mente que um funcionário que se sente valorizado trabalha mais e melhor pela sua empresa, isso porque vem dele a vontade de permanecer naquele lugar e fazê-lo crescer.

Neste artigo, explanamos sobre a importância do processo seletivo, do treinamento e de reciclagens, da pesquisa de clima e da cultura de feedback para não prejudicar a sua empresa com a alta rotatividade de funcionários. Tanto por desligamentos quanto por solicitação de demissão.

Você já pratica algum desses tópicos? Conta pra gente nos comentários!

Fazendo um diagnóstico de cultura organizacional

Aprenda a mapear a cultura da sua empresa com o diagnóstico feito em parceria com a SocialBase.

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Ajude profissionais a mapear oportunidades, traçar metas e evoluir de forma estruturada.

Conheça as trilhas desse módulo:
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Comunicação Eficaz

Fortaleça a clareza, a escuta ativa e a assertividade da sua equipe, melhorando a comunicação entre times e líderes com técnicas práticas.

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