Treinamento corporativo

Para nós aqui na Mobiliza, não basta apenas mensurar resultados mas sim, buscar uma gestão orientada a resultados para que a sua visão estratégica permeie todas as decisões que você toma na área de treinamento e desenvolvimento.

A visão estratégica não é uma habilidade exclusiva para quem exerce um papel de gestão ou de direção numa empresa. Se você busca evoluir na sua carreira em desenvolvimento de pessoas, pensamento estratégico e analítico são fatores essenciais para você considerar no seu crescimento.

Os melhores profissionais de T&D que trabalhamos diariamente seguem direções bem claras nas suas áreas para equilibrar o desenvolvimento dos seus colaboradores com os resultados que a empresa precisa alcançar.

E para ajudar você neste desafio de exercer um papel mais voltado aos resultados da sua empresa, trouxemos as principais diretrizes que profissionais de T&D usam para iniciar forma de gestão:

Conheça a visão estratégica da organização

Conheça os objetivos estratégicos, o propósito e a visão da organização, pois esses devem guiar os objetivos das suas ações de aprendizagem. 

Assim, os resultados da sua área serão relevantes para a performance dos colaboradores e para o negócio.

Faça um levantamento de necessidades estratégico

Com foco na visão estratégica da organização, faça um levantamento de necessidades envolvendo gestores e colaboradores. 

Procure identificar lacunas de conhecimentos, habilidades e competências que têm impactado a atuação dos profissionais e os resultados para o negócio.  

Alinhe e valide as demandas com as áreas

Após fazer o levantamento de necessidades, volte com os gestores para validar as demandas priorizadas pela área de educação corporativa, com foco na visão estratégica da organização.

Assim, todos estarão alinhados quanto às ações da área e se sentirão parte do processo, ajudando nas interações e no engajamento dos colaboradores.

Promova experiências de aprendizagem

Vá além de treinamentos pontuais e crie experiências de aprendizagem completas, com objetivos específicos para cada demanda, abrangendo desde a promoção de conhecimentos, habilidades e competências até a aplicação desses no dia a dia.

Lembre-se de que o processo de aprendizagem é contínuo, portanto envolve atividades antes, durante e após as ações pontuais.

Acompanhe os aprendizes durante toda a ação

Acompanhe e crie interações com os aprendizes durante todo o processo de aprendizagem, desenvolvendo ações de engajamento e de reforço sempre que necessário. Após a ação, desenvolva ferramentas e processos que permitam verificar a aplicação dos conhecimentos, habilidades e competências no dia a dia.

Desse modo, a área de educação corporativa atua proativamente às novas demandas e engaja os aprendizes em um processo de aprendizagem contínua.

Há várias técnicas e testes que podem te auxiliar na mensuração dos resultados e na consolidação da Educação Corporativa como uma área estratégica na sua empresa. Mas o grande diferencial está na sua atuação

Invista no levantamento de necessidades, no relacionamento com gestores e colaboradores e na promoção de resultados estratégicos, tendo como foco o desenvolvimento de pessoas. Essa é a sua principal missão!

No papel que você exerce hoje, quais dessas diretrizes já fazem parte do seu dia a dia? Conta pra gente nos comentários!

Sobre o autor

Clarissa Melo

Marketeira e publicitária apaixonada por experiências, comunicação e humor desde sempre. Ah, e também sou louca por animais e com um estilo musical no mínimo, polêmico.

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