Seu time conta com o seu papel para ser desenvolvido, mas e você, quem desenvolve? A educação corporativa deve atender a dois propósitos: ser um diferencial competitivo e um fator de mudança cultural e organizacional (EBOLI, 2010)¹.
E para você conseguir atuar com foco nestes dois propósitos, o método T&D na Prática propõe quatro passos, que se integram de forma cíclica e contínua: Planejar, Produzir, Aplicar e Analisar.
Mas para aplicá-lo, você como profissional de educação corporativa deve atuar de forma estratégica, o que requer alguns conhecimentos, habilidades e competências.
Nesse artigo trouxe as 10 principais habilidades e competências para se tornar estratégico e ainda dicas sobre como desenvolver. Vamos lá?
Conteúdo
Metodologias de aprendizagem e tecnologias educacionais
Essa habilidade você pode usar na área de T&D para:
- Promover ações de aprendizagem que engajem e façam sentido para as pessoas.
Como desenvolver: estude sobre aprendizagem de adultos, metodologias e estratégias para desenvolver pessoas. Fique atento às tecnologias educacionais e saiba como aplicá-las em suas ações.
Paixão por aprender e desenvolver pessoas
Essa habilidade você pode usar na área de T&D para:
- Inspirar as pessoas;
- Gerar impacto no clima organizacional e nos resultados da organização.
Como desenvolver: seja inquieto e curioso, procure crescimento contínuo e contagie as pessoas com sua vontade de aprender.
Pensamento estratégico
Essa habilidade você pode usar na área de T&D para:
- Levantar e priorizar demandas;
- Produzir ações de aprendizagem estratégicas;
- Desenvolver as pessoas.
Como desenvolver: procure compreender o mercado, o negócio, a visão e a cultura da empresa para alinhar os propósitos da educação corporativa ao propósito da organização.
Comunicação assertiva
Essa habilidade você pode usar na área de T&D para:
- Alinhar demandas;
- Comunicar valores e resultados das ações de aprendizagem.
Como desenvolver: fale em tom pessoal e use argumentos coerentes ao público e às estratégias de negócio.
Perfil analítico
Essa habilidade você pode usar na área de T&D para:
- Priorizar demandas;
- Verificar a viabilidade de produção das ações;
- Analisar os resultados.
Como desenvolver: procure tomar decisões e validar o resultado das suas ações com base em dados quantitativos e qualitativos.
Agilidade
Essa habilidade você pode usar na área de T&D para:
- Detectar demandas que estejam impactando no desempenho dos colaboradores e no negócio;
- Gerir os projetos.
Como desenvolver: fique atento ao dia a dia das áreas e aos indicadores e estude sobre metodologia ágil.
Gestão de projetos
Essa habilidade você pode usar na área de T&D para:
- Cumprir os prazos;
- Entregar os resultados esperados;
- Negociar demandas e entregas.
Como desenvolver: aprenda sobre como fazer gestão de projetos e desenvolva ferramentas para controlar todas as etapa dos projetos.
Resiliência
Essa habilidade você pode usar na área de T&D para:
- Priorizar demandas;
- Expor as estratégias da área.
Como desenvolver: aprenda a dizer “não” para determinadas demandas, priorizando ações com potencial para impactar o desempenho das pessoas e os resultados para o negócio.
Bom relacionamento
Essa habilidade você pode usar na área de T&D para:
- Atuar colaborativamente com gestores, fornecedores, pares e colaboradores.
Como desenvolver: tenha uma escuta ativa e procure alinhar as expectativas de cada público com a expectativa da organização.
E aí, gostou? Analise os pontos que levantamos e faça uma reflexão interna para identificar quais pontos você já trabalha e quais pontos você pode melhorar.
Nosso futuro é incerto mas o que sabemos é que a transformação digital veio para ficar e que o cenário de desenvolvimento e de aprendizagem do colaborador vai mudar muito.
Estar preparado nunca é demais e esses habilidades vão te ajudar a passar por todos os novos desafios que virão.