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Escolher a estratégia educacional mais adequada para treinamentos online costuma ser um desafio. Isso porque para tomar essa decisão, é preciso buscar algumas informações que servirão como guia, como por exemplo, qual o perfil do público, qual o budget disponível e qual a urgência ou prazo de lançamento desta ação de treinamento.

Storytelling é apenas uma das diversas estratégias educacionais que podem ser utilizadas no seu conteúdo, e será o foco deste artigo que compilamos junto com a Steph nossa designer instrucional responsável por construir os roteiros dos projetos de treinamentos dos nossos clientes. Se você quiser mais conteúdos específicos como esse, coloca aqui nos comentários!

O que é storytelling em treinamento corporativo?

O storytelling nada mais é do que trazer uma narrativa para o treinamento.

Já explicamos neste outro artigo as características e os diferenciais do storytelling para treinamento corporativo, mas é bom relembrar que é um método, que quando utilizado no contexto da aprendizagem, contribui muito para uma taxa positiva de retenção do conteúdo. Isso porque histórias ativam a imaginação e mexem com o lado emocional do seu colaborador, aumentando a capacidade de interpretação do público do treinamento.

Mas afinal, qual a situação mais adequada para se utilizar storytelling nos treinamentos online?

Quando usar storytelling em treinamento online?

Podemos usar a estratégia de storytelling para negócios em diversos tipos de conteúdo na sua empresa, mas saiba que é bastante indicada para treinamentos comportamentais, em que queremos sensibilizar o colaborador. Por exemplo, em conteúdos sobre conduta, normas, regras, cultura e procedimentos.

A gente pode simular o cotidiano, trazendo situações com que o colaborador se identifique para que ele compreenda melhor o assunto e ainda consiga se identificar nele. Afinal, quando nos sentimos representados em uma história, ficamos mais instigados, curiosos e acabamos aprendendo melhor, não é mesmo?

As histórias ativam a imaginação e mexem com o lado emocional, aumentando a nossa capacidade de interpretação. Quando aplicamos isso a um treinamento, podemos ter resultados incríveis!

É comum pensarmos no “trabalho” que dá criar personagens quando falamos de storytelling, mas uma coisa não está ligada na outra. Hoje em dia com recursos como vídeos, imagens e locuções, ficou ainda mais simples contar uma história para seus colaboradores.

Agora queremos saber de você. Já construiu treinamentos para seus colaboradores com estratégia de storytelling? Conta pra gente nos comentários.

Para ver outras dicas dos nossos especialistas para seus treinamentos, clique aqui. Para conhecer a Steph e ainda ver essa dica sobre storytelling para negócios em vídeo, é só dar o play:

Sobre o autor

Clarissa Melo

Louca por cachorros e com um estilo musical no mínimo, polêmico. Coordenadora de marketing e publicitária apaixonada por experiências e comunicação desde sempre.

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