Antes de começar sua jornada com treinamento online, procure saber o que a sua organização possui em termos de T&D (equipe/estrutura) e se ela tem o interesse em desenvolver os colaboradores continuamente através da EaD.
Faça isso investigando as áreas ou conteúdos que mais precisam de treinamento e analise se a sua realidade possui capacidade para um investimento financeiro.
Fez a análise? Identificou as necessidades e a realidade da sua empresa? Então, você deve estar se perguntando ‘’do que eu preciso para começar?’’
Calma, nós vamos te ajudar!
Para estruturar o início da sua jornada trabalhando com EaD na educação corporativa, você vai precisar de 3 coisas principais: atuar de forma estratégica, ferramentas para ensino online e o desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem.
Abaixo listamos cada uma delas para você entender melhor. Vamos lá?!
Atuar de forma estratégica:
Talvez seja necessário começar sozinho. Se esse for o seu caso, é preciso atuar estrategicamente. Você pode, por exemplo, terceirizar parte das funções de: analistas de treinamento e desenvolvimento, designer instrucional, designer gráfico e até desenvolvedor de sistemas, mas você pode também desempenhar inicialmente todas elas, entendendo e aceitando as suas limitações.
Confira algumas das principais habilidades e competências para se tornar estratégico:
– Metodologias de aprendizagem e tecnologias educacionais.
– Paixão por aprender e desenvolver pessoas.
– Pensamento estratégico.
– Comunicação assertiva.
– Perfil analítico.
– Agilidade.
– Gestão de projetos.
– Resiliência.
– Bom relacionamento.
Ferramentas para treinamento online
Para começar você também precisa de estrutura ferramental, abaixo listamos as principais:
O LMS é uma ferramenta muito importante que você precisará adquirir pois é a plataforma de ensino utilizada para hospedar os cursos. Sem ela, não seria possível encontrar um lugar adequado para administrar os seus treinamentos.
A Mobiliza tem seu próprio LMS, por exemplo, que permite a publicação e o gerenciamento dos treinamentos. Além disso, tem serviços automatizados para facilitar matrícula, controle de pagamento, gerar relatórios de aprendizagem, emitir certificados, entre outras funcionalidades.
Existem várias opções de LMS no mercado. Algumas são instaladas em servidores e outras funcionam no formato SaaS (Software como Serviço). Nesse último caso, você paga uma mensalidade e acessa o software pela internet.
Outra ferramenta tão importante quanto o LMS é a de autoria. Ferramentas de autoria são as que possibilitam que o profissional de T&D construa o material de ensino, como e-learnings, por exemplo. Por meio dela, é possível personalizar cores, formas e fontes para deixar o treinamento com a cara da sua empresa.
No mercado atual, existem ferramentas de autoria de vários tipos e com diferentes funcionalidades. Você encontra, por exemplo, opções que exigem conhecimento técnico em design, como é o caso do Adobe Captivate e do Articulate.
Outras ferramentas foram desenvolvidas especialmente para pessoas não técnicas, como o Applique, ferramenta construída pela Mobiliza. Nesse caso, você consegue criar seu próprio conteúdo, já que o software não demanda conhecimento específico em programação e design, e até usar templates (telas pré-organizadas) para desenvolver o curso.
Cultura de aprendizagem
Você também precisará criar uma cultura de aprendizagem na empresa, que pode ser definida como o conjunto de processos, padrões de comportamentos, valores e ações que caracterizam a organização pelo foco no desenvolvimento de pessoas.
Isso é possível por meio da promoção do compartilhamento de conhecimentos, boas práticas e experiências entre os colaboradores. As organizações que praticam a cultura de aprendizagem, consideram as demandas e os propósitos de cada pessoa que, ao se desenvolver, também estimula o desenvolvimento e o crescimento da organização.
E aí, vamos começar a implementar o treinamento online aí na sua empresa? Dá uma olhada no Guia que criamos com o passo a passo para você transformar seus treinamentos presenciais em online.