Treinamento corporativo

Escolhi falar sobre este tema por ser um modelo de curso de e-Learning bastante procurado a partir de médias empresas, mas que ainda existem muitas dúvidas de quando e como utilizar dentro do ambiente corporativo.

Explicando de uma forma bem simples, os cursos de prateleira são cursos já prontos, nos quais são disponibilizados no formato e-Learning, que você pode subir para a sua plataforma de distribuição como LMS ou intranet por exemplo.

Ou seja, esse é o tipo de modelo de curso que não exige investimento de tempo no desenvolvimento do material pelo setor de treinamento. E é importante lembrar que, apesar de ter esta facilidade dos cursos já prontos e rapidamente na sua mão, ainda é necessário que haja um planejamento.

Foco sempre em entender seu público-alvo e os temas a serem abordados de forma que realmente façam sentido no aprendizado dos seus colaboradores. Mas isto vamos discutir em um outro momento 🙂

Agora, voltando ao nosso objetivo com este artigo. Chegou a hora de esclarecer e dar um norte para quem quer começar a usar cursos de prateleira mas ainda não conhece todos os seus potenciais e limitações, ou também para quem já usa e quer se atualizar sobre as melhores práticas no mercado.

LNT

Vamos lá?

No que preciso ficar atento(a) ao adquirir cursos de prateleira?

Passada a etapa do planejamento para definir qual será o projeto de treinamento e temas a serem abordados, inicia-se a busca por cursos que estão alinhados com os objetivos da empresa, certo? Aqui vou falar dos principais pontos que você deve considerar na hora de adquirir cursos de prateleira.

  • Curso editável

Hoje no mercado existem cursos disponíveis com diversos temas e formatos. Vale a atenção ainda no planejamento para saber se você precisará de um curso que seja editável para a sua empresa. Ou seja, você adquire um conteúdo pronto mas quer customizar identidade visual ou linguagem por exemplo.

Imagine esta situação: uma empresa onde o público é mais jovem, a linguagem deve ser mais informal mas, no momento de conhecer o curso percebe-se que ele é muito engessado, pode não ter o efeito desejado no momento do treinamento. Este é um caso em que um curso de prateleira editável já resolveria. Pois você conseguiria adaptar a linguagem num curso já pronto.

  • Geração de relatórios

Aqui na Mobiliza me deparo frequentemente com demandas de cursos de prateleira para alimentar o ambiente de aprendizagem da empresa. Há muita procura por temas mais gerais e comportamentais que vários setores da organização conseguem aproveitar.  

Acontece que estes cursos podem gerar ou não relatórios. Se dentro do seu planejamento é necessário medir o desenvolvimento dos colaboradores, é importante que você procure por cursos com essa possibilidade no mercado.

  • Tecnologia utilizada

A tecnologia utilizada no curso também importa! Cursos antigos com recursos ou tecnologia mais antiga podem gerar problemas de acesso, especialmente se eles não são preparados para acesso mobile. Caso seu público tem potencial de consumir os cursos desta forma, por tablets e smartphones, busque conteúdos que sejam em HTML5 e que se adapte ao uso no celular.

  • Contrato vitalício/perpétuo ou limitado

Outro ponto muito importante para se atentar é se estes conteúdos escolhidos são cursos que a empresa quer ter para sempre (vitalícios) ou se são cursos que serão aplicados por tempo limitado. Hoje no mercado você consegue encontrar as duas opções. Compra de curso com licença perpétua e/ou pagamento mensal ou anual dentro de uma plataforma.

Estes são os 4 principais pontos que você precisa estar alerta na hora de contratar, mas não são os únicos. Pode variar muito de acordo com sua demanda, por isso é importante avaliar o que você espera do conteúdo no planejamento. Afinal você pode precisar de um conteúdo com avaliação (quiz) ou um conteúdo com vários formatos de mídias (vídeos/áudios/textos…). Dessa forma você consegue avaliar da melhor forma o que encontrar pelo mercado.

Quando eu preciso utilizar cursos de prateleira?

Como consultora educacional aqui na Mobiliza é comum encontrar projetos de treinamento online bem distintos. Mas quando trata-se de cursos de prateleira, eu identifico duas fortes demandas no mercado na hora de procurar esse modelo de curso. Lembre-se que não são as únicas situações, mas são as mais comumente encontradas.

  • Empresa começou agora a trabalhar com treinamento: Popular conteúdo

Quando uma empresa ainda não trabalha com capacitação online e quer começar, adquirir cursos de prateleira pode ser uma boa forma de colocar na ativa a sua plataforma de distribuição. Isso porque quando a organização está começando a implementar treinamento online, a empresa ainda está na fase de se familiarizar com formatos de conteúdo, com acompanhamento do aluno, possibilidades de mídias e afins. E ao iniciar com cursos de prateleira, você tem uma forma ágil de oferecer conteúdo aos seus colaboradores, sem precisar desenvolver.

Empresas que já trabalham com treinamento online a mais tempo, já compreendem quais estratégias e-Learning são as que fazem mais sentido para suas realidades e com isso, já conseguem obter melhores resultados de aprendizado sem precisar disponibilizar diversos conteúdos na plataforma. Pois seus projetos ficam mais pontuais e estratégicos para a empresa.

  • Necessidade pontual: Conteúdo comportamental

Aqui entram as empresas que já estão um pouco mais maduras na área de treinamento online. Quando a organização identifica necessidades mais pontuais e/ou comportamentais, treinar com cursos de prateleira pode ser uma excelente opção. Por exemplo, treinar líderes, treinar atendimento ao cliente, treinar força de vendas, são assuntos mais gerais que podem ser supridos com cursos prontos.

É sempre bom enfatizar que vai de acordo com a sua realidade. Você pode oferecer apenas cursos de prateleira como você pode oferecer um curso pronto com um projeto específico para a área. Treine seus colaboradores com cursos de prateleira desde como utilizar melhor o excel, até conteúdos de desenvolvimento comportamental ou teórico.

teste gratis mobiliza hub

Conclusão

No artigo de hoje vimos como e quando utilizar cursos de prateleira na sua organização. Lembre-se que, para decidir utilizar este modelo de treinamento online, deve-se planejar e definir público a ser treinado e quais os temas que deverão ser abordados.

Recapitulando, falamos sobre as 4 principais características de cursos prontos que você deve se atentar na hora da escolha que é a edição do curso, a geração de relatórios, a tecnologia utilizar e o tipo de contrato feito.

Depois, falamos sobre as 2 principais demandas encontradas por nós aqui na Mobiliza, quando trata-se de cursos prontos. São elas, as necessidades pontuais e a necessidade da empresa que está começando com treinamento online e precisa popular conteúdo.

Como qualquer projeto de treinamento, o planejamento sempre deve ser priorizado para investir seu tempo e dinheiro de maneiras mais assertivas para desenvolvimento da sua empresa e de seus colaboradores.

Você já teve alguma experiência com cursos prontos ou ficou com alguma dúvida? É só comentar aqui embaixo!