Treinamento corporativo
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No EaD, o envolvimento e a satisfação dos seus colabores são indicadores que você deve se preocupar. Afinal a opinião e a retenção do aprendizado de fato, são as principais formas de orientar o melhor caminho e identificar se o atual conteúdo está sendo relevante.

Reflita, você se sente seguro em dizer se seus colaboradores estão satisfeitos?

Ficou na dúvida? Neste artigo vou falar sobre uma métrica simples para você medir como está a qualidade dos seus treinamentos e saber o quanto os seus funcionários estão adeptos a serem promotores do aprendizado para os seus colegas dentro da sua empresa.

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Por que avaliar?

Avaliar os resultados em treinamento corporativo é uma atividade árdua, porém, necessária. A busca constante por métodos que tragam valores reais é um desafio para as áreas de T&D e RH.

Relacionar a satisfação dos seus colaboradores com os seus conteúdos e também como isso impacta no trabalho deles deve ser uma atividade constante. Portanto, a seguir listo alguns dos benefícios que avaliar a satisfação dos seus colaboradores com treinamento traz para sua empresa:

  • Justificar investimentos para novos treinamentos;
  • Parear o desenvolvimentos dos funcionários;
  • Medir o aproveitamento e envolvimentos com os cursos;
  • Incentivar a aplicação dos conhecimentos no dia a dia;
  • Acompanhar a evolução profissional dos colaboradores;
  • Diminuição da evasão e aumento de engajamento.

Como material complementar a este assunto, sugiro que faça o nosso curso gratuito online sobre Métricas e metas de treinamento corporativo. Com este curso você vai se aprofundar mais sobre como mensurar resultados com treinamento.

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O que é NPS?

NPS ou Net Promoter Score é uma metodologia utilizada por inúmeras instituições ao redor do mundo, e é também utilizada nas áreas de educação e aprendizagem.

A metodologia é do Fred Reichheld, divulgada pela revista Harvard Business Review em 2003. Fred e sua equipe fizeram uma pesquisa com várias perguntas e diagnosticaram como elas se relacionam com o comportamento dos consumidores. E aí surgiu a pergunta que mais trouxe resultados na previsão do comportamento deles: “De 0 a 10, o quanto você recomendaria os nossos cursos para os seus colegas de trabalho?”

Existem diversas ferramentas gratuitas para você por em prática o NPS, dá uma olhada na SurveyMonkey ou utilize também as ferramentas do Google, como Google Forms.

Lembre-se: o NPS avalia a lealdade e a satisfação dos seus alunos além de nortear planos de ações e acompanhamentos de melhorias.

Funciona da seguinte forma:

  • Defina o público-alvo que receberá a avaliação;
  • O modelo ideal são apenas duas perguntas: uma pergunta quantitativa e outra qualitativa. Desta forma você consegue uma nota e um feedback do seu aluno. Mas se necessário, você pode adaptar essa quantidade conforme sua realidade.
    • Exemplo de pergunta quantitativa: “De 0 a 10, o quanto você recomendaria os nossos cursos para os seus colegas de trabalho?”;
    • Exemplo de pergunta qualitativa: “Descreva o que motivou sua nota”.
  • Envie sua pesquisa para o público-alvo;
  • Segmente as respostas à sua necessidade.

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Como interpretar as notas do NPS

Alunos Detratores:
Notas de 0 a 6, são colaboradores insatisfeitos. Possivelmente não voltarão para consumir mais conteúdo, criticam e serão detratores dos seus treinamentos.

Alunos Neutros:
Notas de 7 a 8, geralmente são colaboradores que ficam “em cima do muro”. Não são colaboradores leais e nem engajados, consomem o conteúdo por obrigação. Podem recomendar os seus conteúdos, mas com comentários do que não foi legal na sua experiência.

Alunos Promotores:
Notas de 9 a 10, são colaboradores que gostam dos seus treinamentos, estão satisfeitos e são leais aos seus conteúdos. E também incentivam seus amigos e colegas a se envolverem com os seus treinamentos.

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Imagem da internet

Como o NPS é calculado

O NPS pode ser calculado pela simples fórmula:

%NPS = %Detratores – %Promotores

O resultado pode variar de -100 a 100, e você pode analisar da seguinte forma:

  • Zona de Excelência (entre 75 e 100);
  • Zona de Qualidade (entre 50 e 74);
  • Zona de Aperfeiçoamento (entre 0 e 49);
  • Zona de Crítica (entre -100 e -1).

São avaliadas também as reclamações e sugestões de melhorias deixadas no feedback. Aos alunos que demonstraram ser detratores e neutros é importante um segundo contato para entender melhor as suas experiências e traçar planos de melhorias em cima desses feedbacks. Além disso, quando você implementar as melhorias, não deixe de comunicá-los.

Outra forma muito eficiente de motivar o engajamento dos seus colaboradores e evitar a evasão dos cursos, é formular programas de fidelidade, bonificação ou incentivo. Esses programas estimulam a permanência dos seus alunos e também instigam eles a consumir mais, além de indicar para os seus colegas.

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NPS em treinamento e desenvolvimento

O NPS não deve ser apenas um índice de satisfação dos seus colaboradores, e sim uma metodologia permanente de desenvolvimento de experiência do seu funcionário.

Essa métrica serve para você avaliar o que não está indo bem e auxiliar a sua área de treinamento a tomar decisões guiadas pelo feedback deles. É fundamental que você mantenha uma cadência em avaliar e promover melhorias para seus alunos.

A evolução desses índices guiarão métricas de curto, médio e longo prazo, além da análise posteriormente do quanto as suas melhorias tiveram impacto no aprendizado dos seus colaboradores.

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Conclusão

O Net Promoter Score é uma metodologia simples de aplicar e interpretar resultados. O resultado dessa prática é a sua área de treinamento ou RH totalmente a par de como está a experiência dos seus alunos. Além de saber os pontos principais para melhorar o aprendizado dos seus colaboradores.

Essa técnica é utilizada por nossos clientes e até mesmo aqui na Mobiliza para medir a satisfação e lealdade deles. Amamos fazer parte desse mundo maravilhoso de conhecimento e compartilhamento. Se você quiser conversar mais sobre o assunto, você pode entrar em contato comigo para conversarmos melhor, ok?

Sucesso!

*Se você utiliza o Applique e quer conhecer como utilizar uma ferramenta de NPS integrado com a ferramenta, mande um e-mail para: ariany@ec2-18-231-168-52.sa-east-1.compute.amazonaws.com

Métricas e metas de treinamento | Curso Básico

Um guia para mensurar os resultados com treinamentos EaD.

Sobre o autor

Ariany Araújo

Coordenadora de pré-vendas na Mobiliza que sempre veste alguma peça de roupa vermelha. Adora gatos, cafés, cervejas artesanais, e nas horas vagas se dedica a marketing e fotografia. Empatia sempre fala mais alto!

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