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Offboarding: como desenhar um processo de desligamento humanizado

Offboarding: como desenhar um processo de desligamento humanizado

Cada vez mais as empresas têm adotado medidas para que seus colaboradores estejam satisfeitos em suas atividades diárias. Por isso, surgem os termos onboarding e offboarding.

Recentemente falamos do processo de Employee Experience que trata da experiência do colaborador buscando seu engajamento e alinhamento de valores ao ambiente de trabalho, como sendo uma estratégia da área de gestão de pessoas para atrair e reter talentos. 

Dentro deste processo apresentamos o Onboarding, uma forma de integrar o novo colaborador a equipe, cultura e operação da organização, assegurando sua adaptação, conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários para sua inserção. 

Por se tratar de uma trilha, existe também o processo de desligamento do colaborador, também chamado de Offboarding. Esses seriam os últimos dias do colaborador na empresa, que devem ser pensados e planejados como os iniciais pela área de RH.  

Neste guia que a Mobiliza preparou, falaremos sobre o processo de Offboarding e como fazê-lo de forma humanizada, respeitando o tempo que a pessoa passou e se dedicou a empresa. Ele é o final da jornada do colaborador dentro da empresa, e reflete a última lembrança, e como essa pessoa vai descrever seu tempo lá. 

Vale ressaltar o importante papel do RH em dar todo suporte para o líder direto desse colaborador desligado, e apoiá-lo na condução desse processo da melhor forma possível.

O que é o Offboarding?

Offboarding em português, numa tradução literal, significa “desembarque”. No RH,  é justamente essa estação final do colaborador, o processo de desligamento, seja por decisão da empresa ou por opção própria. Em outras palavras, seria a demissão, rescisão ou aposentadoria do colaborador. 

Esta decisão pode envolver riscos, questões legais, transição do trabalho e da equipe.

São diversos os motivos que levam uma pessoa sair de uma empresa, desde oportunidades de crescimento até mudança de cidade. 

Essa técnica visa a satisfação dos envolvidos, com orientações claras em cada etapa como documentação, materiais e fardamentos a serem devolvidos se for o caso.

Além de assegurar o direito do trabalhador em questões de pagamento e prazos, a fim de evitar dúvidas, retrabalhos e incompreensões futuras.

Qual o objetivo do processo de Offboarding?

O objetivo é uma demissão humanizada num processo correto e eficiente. 

Ao padronizar este processo com um checklist estruturado, tem-se como vantagem contribuir para o fortalecimento da cultura da organização, reduzir incertezas, inseguranças, erros e atrasos nas documentações.

Importante ter cautela e cuidados nas informações no ato de uma demissão a fim de não gerar insatisfações desnecessárias, para manter assim um bom relacionamento e contato com o colaborador desligado, alinhando a boa imagem da instituição.

Qual a importância desse processo? 

Estamos falando da experiência do colaborador, e atender a essa etapa de forma estruturada pelo RH, diminui o desgaste pelas partes envolvidas. 

Importante saber qual foi o motivo da saída, ouvir sobre sua relação com o líder e liderados, ambiente de trabalho, suas expectativas como salários e benefícios, como uma oportunidade de fortalecer a marca empregadora e sua cultura.

Já ouvimos em algum dado momento de colaboradores que retornam para a mesma empresa depois da demissão. Você já pensou nisso?!    

Onboarding x Offboarding

Esses processos envolvem o ciclo de vida de um colaborador na empresa, e estão ligados a um fluxo planejado de entrada e saída, com o propósito de proporcionar a melhor experiência possível.

Saiba a diferença e importância entre os processos de Onboarding e Offboarding no quadro abaixo:

OnboardingOffboarding
Embarque ou Integração ou AdmissãoDesembarque ou Desligamento ou Demissão
Promove a ambientação do novo colaborador na empresaPermite a aquisição de informações importantes
Apresentação da Empresa Análise do Clima Organizacional (reputação da marca)
Orientação ao Setor, Líder e ColegasRegulamenta a situação do colaborador desligado
Reduz errosEvitar possíveis atritos

6 dicas para fazer o offboarding

Na prática, ao implementar o offboarding, esteja munido de todos os materiais e informações para o cumprimento eficaz desse processo, tais como:

  1. Documentação: é a parte burocrática, pois envolve direito do trabalhador, regidos por lei. Então reúna a carta de demissão, aviso prévio, alinhe com o Departamento Pessoal as informações sobre FGTS, 13º salário, salário proporcional aos dias trabalhados, férias e seguro desemprego;
  2. Avaliação da experiência: seria uma entrevista de desligamento, aqui a empresa pode adotar além da empatia ao ouvir as críticas, feedback e opiniões do colaborador, construir e enviar uma avaliação para o colaborador responder suas impressões. As perguntas geram dados importantes dessa experiência, se respondidas de forma sincera, para decisões futuras, e pode ser no formato digital ou manual (permita apenas que seja anônima);
  3. Processos Internos: o bloqueio junto ao time de TI das senhas e acessos de e-mail e demais sistemas; devolução de cartões e crachá. E organizar todo o processo em conformidade com a liderança direta;  
  4. Saúde mental e emocional: se prepare, dê suporte, forneça um ambiente seguro, estabilidade e segurança psicológica nessa etapa final de vulnerabilidade (acredite, é fator decisivo). Uma demissão pode causar baixa autoestima, depressão, e outras consequências emocionais. Portanto, permita que o colaborador expresse seus sentimentos (raiva, choro), se despeça dos colegas, ouvindo-o em todo tempo e prestando apoio;
  5. Outplacement: para minimizar o impacto causado pela demissão, existem empresas que facilitam o processo de recolocação do colaborador no mercado de trabalho, o indicando a outras empresas e disponibilizando seu currículo para oportunidades externas, a depender o comportamento desse profissional, servindo como ponte, adotando técnicas de autoconhecimento e ajudando-o a compreender e estruturar seus objetivos e plano de carreira; 
  6. Canal de comunicação: informe um contato aberto para eventuais dúvidas, perguntas e colocações.

Como o objetivo de toda e qualquer empresa é entender a rotatividade de  colaboradores, o chamado turnover, diminuir essa taxa pode ser minimizado com a adoção do People Analytics.

Através desse processo é possível analisar as pessoas de forma ágil, clara, objetiva, reunindo dados para melhoria e desempenho das equipes. Além do gerenciamento eficaz do RH em sua tomada de decisões em avaliar o engajamento, produtividade e satisfação dos funcionários.

Conclusão

No momento que um colaborador é desligado, ele tem a impressão de que seu chão se abre diante da situação. Mas como a empresa pode tornar esse momento final mais humanizado e acolhedor? 

Como vimos, o Offboarding é essa alternativa, sendo feito com respeito, empatia e atenção no desligamento do seu colaborador. Encerrando um ciclo com clareza e alinhamento de comunicação, buscando manter as portas abertas em ambos os lados. 

Uma vez sendo feito de forma eficaz, pensa-se no ambiente de trabalho após a saída, a fim de manter a produtividade da equipe e sua reposição.    

Lembre-se, tudo serve como aprendizado, pegue esse momento e avalie o que pode ser aperfeiçoado para as demais jornadas dos colaboradores.

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Poliana Neves
Sou Designer Instrucional, UX Designer e Product Owner. Atualmente atuo como Consultora Educacional com foco em Produtos Digitais Educacionais.
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