Você já percebeu que as tomadas de decisão nos dias de hoje não são baseadas mais apenas no feeling? Frases como “acho que esta equipe precisa de treinamento” ou ainda, “sinto que o que falta nesse time é engajamento”, são sentenças que estão deixando de pertencer ao vocabulário corporativo por não fazer mais sentido. Você sabe por que?
Big data foi um assunto que tratamos brevemente neste artigo sobre gamificação. Basicamente é um conjunto de dados e informações que são extraídos da tecnologia que temos para podermos tomar decisões baseadas em número e padrões, deixando aquele “achismo” de lado. E você sabe como pode utilizar toda essa gama de informação para auxiliar nos seus treinamentos corporativos?
Big data no treinamento corporativo
No EaD, a tecnologia utilizada que é a mais comum para gerenciar esses dados, é o LMS, mais conhecido como Learning Management System. Este, é uma plataforma de gerenciamento e distribuição dos seus treinamentos. Portanto você consegue utilizá-lo para verificar informações de comportamento do seu aluno e traçar planos de ação de acordo com as informações extraídas.
Já pensou em quão valioso seria levantar informações sobre como o seu colaborador está interagindo com o curso e ainda saber quais partes deste mesmo curso estão prejudicando e/ou ajudando o sucesso na aprendizagem? Seus próximos programas seriam muito mais assertivos, pois você consegue identificar o que deu certo e o que deu errado nas experiências anteriores.
Por exemplo, imagine que você analisou estes dados gerados pelo total de alunos que fizeram o conteúdo e descobriu que em um slide que tem um vídeo de 5 minutos, o tempo médio de visualização está abaixo. Com este insight podemos interpretar que muitos alunos não finalizaram o vídeo, e portanto não consumiram o conteúdo por completo. Fica de aprendizagem a possibilidade de vídeos mais curtos ou do estudo de público para avaliar que tipo de interação os atrai mais.
Big Data no mercado de capacitação online – 5 principais vantagens
Existem diversos benefícios com a utilização do Big Data no e-Learning e a seguir vou citar as 5 principais.
- Compreender como o aluno está captando a informação passada pelo conteúdo e o que mais o atrai dentro do material. Por exemplo, o levantamento e a interpretação de dados pode fazer você melhorar o caminho de aprendizagem do seu aluno, com base na realidade dele.
- Permitir que o profissional responsável pelo treinamento possa sintetizar algum assunto ou melhorar/adaptar a linguagem. Por exemplo, você pode analisar o tempo médio em cada tela ou até mesmo no curso inteiro para validar se o que você programou no planejamento deu certo, ou se demandou mais tempo dos alunos. E o porquê de ter demandado mais.
- Analisar a quantidade de cursos disponibilizadas no seu LMS. Identificar os mais acessados, e os que existem mais interações para ver em quais temas está o interesse dos seus alunos. Assim você saberá quais fazem mais sentido liberar novos conteúdos, e quais valem a pena retirar da plataforma.
- Fornecer feedback instantâneo. Hoje em dia os alunos fazem exercícios ou avaliações dos cursos online e já sabem na hora a razão do acerto ou do erro. O fornecimento do feedback e das notas em tempo real deixam de lado aquela expectativa para saber como foi. Além de auxiliar diretamente no aprendizado, já que ele vê na hora a correção do erro.
- Saber quais os melhores dias e horários para uma publicação de um curso. Já que você pode extrair estes dados dos acessos dos seus alunos. Quando que eles costumam acessar e a que horas.
Além das vantagens, citei também alguns exemplos de como podemos ter ações e reações a partir desse levantamento de dados.
Conclusão
Neste artigo abordamos big data e sua relação com a Educação à distância (EaD). Analise estatísticas e métricas dos seus conteúdos e do comportamento dos seus alunos para planejar e/ou ajustar seus próximos programas de treinamento. O objetivo aqui sempre será o resultado que o colaborador traz para a empresa a partir do seu desenvolvimento.
A utilização de big data na capacitação online veio para agregar e facilitar o trajeto do aprendizado de forma mais eficaz e assertiva. O poder na big data é a forma que estas informações são analisadas e interpretadas, não apenas o acesso aos dados.
E você e a sua empresa, já utilizam o big data e a interpretação de dados em seus treinamentos? Ou quem sabe pretendem usar em 2018? Conta nos comentários sua experiência ou seus planos.