Você já ouviu falar em Adhocracia? O termo Adhocracia foi criado por Alvin Tofler e adveio das forças-tarefas militares com intuito de auxiliá-los na tarefa de lidar com diversas situações de forma rápida. Na época, já se falava em uma sociedade dinâmica e mutável, com organizações que necessitariam de inovação, temporariedade, ergonomia e anti-burocracia. Pode-se dizer que a Adhocracia surgiu por conta da necessidade de reconhecer, compreender e resolver problemas complexos em ambientes mutáveis.
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Apesar de ter sido criado por Tofler, o termo passou a ser conhecido através de Robert Waterman, no livro “Adhocracy – The Power to Change”. Ele é considerado uma alternativa à burocracia da empresa e tem como característica dar espaço para ações decisivas e mais intuitivas, diferente do que acontece no dia a dia empresarial, em que são levadas em consideração a autoridade dos profissionais e o conhecimento técnico.
O que é Adhocracia?
A Adhocracia é um modelo de gestão empresarial que visa simplificar os processos corporativos para proporcionar agilidade e flexibilidade dentro das organizações. Esse modelo é baseado em grupos multidisciplinares temporários e adaptativos, com diversidade de conhecimentos e habilidades.
A principal finalidade desse modelo de gestão é identificar resultados institucionais rápidos e eficazes. A Adhocracia é considerada uma alternativa à burocracia da empresa e tem como característica dar espaço para ações decisivas e mais intuitivas, diferente do que acontece no dia a dia empresarial, em que são levadas em consideração a autoridade dos profissionais e o conhecimento técnico.
Uma empresa adhocrática é caracterizada por uma estrutura empresarial orgânica, com pouca formalização de processos e maior liberdade e flexibilidade no trabalho . A empresa foca na descentralização de papéis e na produção dinâmica.
Principais características de uma empresa adhocrática
Algumas das principais características de uma empresa adhocrática são:
- Estrutura empresarial orgânica: A estrutura empresarial é menos rígida e mais flexível, permitindo que a empresa se adapte rapidamente às mudanças do mercado.
- Pouca formalização de processos: A empresa possui pouca formalização de processos, o que permite maior liberdade e flexibilidade no trabalho.
- Descentralização de papéis: A empresa foca na descentralização de papéis, permitindo que os funcionários tenham mais autonomia e responsabilidade.
- Produção dinâmica: A produção é dinâmica e adaptativa, permitindo que a empresa se adapte rapidamente às mudanças do mercado.
- Elevado grau de descentralização: A empresa não possui níveis de hierarquia bem definidos, possibilitando uma mentalidade de gestão participativa.
- Indefinição de papéis: O que permite maior liberdade e flexibilidade no trabalho.
- Comunicação formal: A comunicação formal é menos rígida, permitindo maior liberdade e flexibilidade na comunicação.
A Adhocracia é um modelo de gestão empresarial que visa simplificar os processos corporativos para proporcionar agilidade e flexibilidade dentro das organizações. Para implantar esse modelo o primeiro ponto a ser avaliado é que esteja pertinente com a cultura da empresa, e por ser um modelo com liberdade de papéis é necessário que exista confiança nas relações e autonomia necessária para todos os colaboradores.