Se você trabalha em uma empresa de software, sabe que a correta utilização do produto faz toda a diferença na satisfação do cliente. Assim, ele pode explorar ao máximo todo o potencial da ferramenta, certo?
Por isso, é fundamental oferecer um treinamento que o cliente aproveite de fato.
Talvez você já tenha um canal aberto de comunicação, com suporte consultivo, central de ajuda e bons tutoriais. Mas cada vez mais as empresas vêm investindo em outras formas de treinamentos de software para potencializar esse aprendizado.
Mas qual a melhor forma de realizar esses treinamentos?
Não tem mágica. Você deve identificar a forma mais adequada de acordo com seus objetivos e com a complexidade da ferramenta que você oferece.
Por isso, selecionei as 4 principais formas de realizar treinamentos sobre software, começando pelo treinamento presencial até o ensino a distância.
#1 – Treinamento de software presencial
O treinamento presencial aproxima a relação entre empresa e cliente, além de facilitar a percepção quanto às dúvidas e sensações que podem vir à tona.
Por outro lado, o treinamento presencial costuma ter um custo consideravelmente alto, já que exige deslocamentos, e o investimento de horas dedicadas de um profissional. Além disso, caso alguma informação se perca no processo de treinamento, o cliente não tem onde buscá-la no futuro, a não ser por materiais impressos disponibilizados que costumam ter uma vida útil curta por não ter a possibilidade de atualização.
Uma opção para ter as vantagens do treinamento presencial, e minimizar seus custos, é utilizar o método do Blended Learning que já citamos em alguns artigos. Mesclar o ensino a distância com o ensino presencial pode ser uma boa solução para equilibrar a teoria e prática na hora de treinar a utilização de um software.
#2 – Conferência com compartilhamento de tela
Essa alternativa possibilita a proximidade e a resolução imediata das dúvidas. Da mesma forma que o treinamento presencial, citado acima. Em contrapartida, seu custo de investimento será bem menor por ser feito a distância.
Pode ser realizado em etapas, oferecendo um treinamento mais contínuo ao cliente. Dessa forma, ele dá ao aprendiz um prazo e uma segurança a mais em poder questionar o instrutor nos próximos encontros.
O Skype é uma popular ferramenta que permite o compartilhamento de tela durante um call. Por exemplo, aqui na Mobiliza nós utilizamos frequentemente o recurso de compartilhamento de tela do Skype para treinamentos e para tirar dúvidas pontuais.
Dessa forma, você demonstrar seu software sem precisar gravar conteúdo ou mesmo se deslocar para algum lugar.
#3 – Vídeos explicativos
Outro caminho é utilizar vídeos para demonstração de software, permitindo que o cliente reveja os passos sempre que quiser.
Este, como treinamento assíncrono (aquele que é feito de acordo com a disponibilidade do cliente, ao invés de determinar datas e horários para aprender), dá a vantagem ao cliente de buscar as informações no momento que desejar. No entanto, vídeos são recursos que não exigem interação, e por isso devem ser utilizados com cuidado, já que o aprendizado pode se tornar monótono.
Quando utilizados, é ideal oferecer algum tipo de suporte e acompanhamento durante o período de aprendizagem, para que o aprendiz aproveite melhor o conhecimento oferecido.
Como sugestão de ferramenta que grava a tela do computador para fazer vídeos, temos o Camtasia e você pode conferir outros cinco programas gratuitos que o site TechTudo compilou.
#4 – Simulação de software
Trabalhar com simulação de software é um seguro meio para seu cliente explorar, dentro da própria ferramenta. Com a vantagem de ser dentro de um ambiente controlado e direcionado no qual você ainda consegue levantar um relatório de aprendizagem, com o desempenho dos seus clientes no seu curso.
Desta forma, evita-se falhas de uso do software quando ocorrem pela falta de orientação, podendo comprometer seu entendimento total sobre a ferramenta.
Simulação de software é uma boa escolha para quem quer oferecer um método interativo e com um bom engajamento por parte do aprendiz, mesmo a distância.
Mas atente-se, pois este tipo de implementação requer uma equipe mais técnica do que as formas anteriormente citadas.
Conclusão
Cada treinamento tem sua peculiaridade, por isso você precisa identificar qual é o mais adequado conforme a complexidade do seu software.
Mas saiba que você não precisa escolher apenas uma forma. Sempre há a possibilidade de mesclar as técnicas mencionadas acima a fim de oferecer um bom treinamento de software para seus clientes. Assim você garante que seu cliente aproveite ao máximo o que a sua ferramenta oferece.
Para concluir, última dica. Se você quer saber mais sobre como medir a efetividade deste ou qualquer outro treinamento matricule-se no curso gratuito abaixo sobre Métricas e Metas de Treinamento. Ali você tem um conteúdo completo sobre como mensurar resultados no EaD.
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