Treinamento corporativo
capa-treinamento-corporativo-online

Para começar uma estratégia de treinamento corporativo online, imagine seu projeto como se ele fosse um empreendimento. Isso mesmo, uma empresa. Você começaria uma empresa investindo em um edifício de 20 andares para você e seus dois sócios trabalharem? Ou você iria focar em desenvolver e vender seu produto?

Imagino que você e a maioria dos empreendedores optaram pela segunda opção. Acertei? Sendo assim, qual o produto em que você deve focar na sua iniciativa de treinamento?
Coloque seu foco e esforço na produção de conteúdos, pois aí está a chave para o sucesso de sua empreitada. Explico melhor a seguir.

por-onde-comecar

Por onde começar?

Conversando com clientes, nós percebemos a preocupação que eles costumam ter ao escolher a melhor plataforma EaD, ou LMS (Learning Management System).

Nós costumávamos dizer “para começar você precisa de um LMS”. Quando, na verdade, o LMS pode ser comparado, na nossa metáfora lá do início, ao prédio de 20 andares de que você simplesmente não precisa nesse primeiro momento.

LNT

Traga o conteúdo para a prioridade #1, tanto no esforço do seu time, como no orçamento da sua área. Selecione os conteúdos mais relevantes dentro da estratégia de crescimento da sua empresa, por área e assunto.

Lembre-se de garantir que os conteúdos que você está entregando irão cumprir os objetivos de aprendizagem. Portanto, conheça o público alvo e, com base no perfil, defina os formatos de entrega. Nada de entregar PDFs chatíssimos para millenials e esperar que eles fiquem super engajados em estudar mais e mais em sua plataforma. Isto não irá acontecer.

Ao invés disso, você pode usar vídeos curtos ou rapid learning interativos, que garantem maiores índices de atenção e retenção da aprendizagem. Com o segundo formato, você consegue inclusive aplicar atividades com feedback específico, para que o aluno saiba o que acertou e onde precisa melhorar.

conteudo-pronto-e-agora

Ok! Conteúdos definidos, e agora?

Depois de definir os conteúdos e qual o melhor formato para seu treinamento, está na hora de definir se você deve terceirizar a produção de conteúdo ou produzir internamente. Tem um artigo do João, nosso CEO, tirando todas as dúvidas e esclarecendo as limitações e benefícios de cada opção em nosso blog. Você pode encontrá-lo neste link aqui.

Vale lembrar que a decisão deve ser resolvida caso a caso, pois sua motivação pode mudar em cada novo projeto e-Learning. Em linhas gerais, indicamos internalizar projetos de cursos simples, em que é fácil controlar as expectativas e com pouco esforço se criam cursos de ótima qualidade. Recomendamos contratar terceiros para executar cursos complexos, de vida útil longa.

Tanto internalizando quanto terceirizando, lembre-se de escolher bons parceiros, que não vão te deixar na mão. Parece estranho falar de parceiro no caso de produção interna, mas sua equipe utilizará ferramentas de produção e vai precisar contar com suporte dedicado para bem utilizá-las.

No caso de terceirização, garanta tanto a entrega técnica quanto qualidade visual e apoio. Ah, transparência é fundamental. É comum que produtores de conteúdo transformem clientes em “reféns”, não dividindo informações estratégicas e relevantes sobre seu produto. Fuja disso! Bons parceiros são aqueles transparentes, que vão mostrar as possibilidades e construir com você a melhor abordagem para seu conteúdo.

Agora, se você optar por produzir internamente e quiser o mínimo de rastreabilidade, vai precisar de uma ferramenta de autoria e-Learning. Para escolher a sua, leve em conta o perfil de sua equipe, quem vai produzir de fato. Seja uma equipe com amplo conhecimento técnico de design gráfico e programação para internet ou mais focada no design instrucional, há excelentes opções para cada caso. Qual o seu? Se sua equipe se encaixa no segundo grupo, você tem que conhecer o Applique!

teste gratis mobiliza hub

Conclusão

Lembre-se sempre do core de seu projeto de treinamento: entregar um conteúdo de qualidade que engaje seu público. Sendo assim, o foco desde o início deve ser a produção de conteúdo e-Learning. Depois você se preocupa com plataforma de distribuição, estratégia de lançamento e outros aspectos da sua estratégia de treinamentos online. Foque no conteúdo, em escolher o melhor formato e se cerque de bons fornecedores.