Seus colaboradores se destacam pelo sentido de liderança e pela proatividade de estar sempre atrás de soluções mesmo que não tenham sido orientados? Se sim, parabéns! Afinal, você de alguma forma já deve incentivar o protagonismo dentro da sua empresa.
Mas se a sua resposta for não, não se preocupe que vamos te ajudar!
O artigo de hoje fala sobre o que é protagonismo no ambiente corporativo e as 3 principais formas de incentivo para você aplicar na sua equipe. Vamos começar?
Protagonismo no ambiente corporativo
Começando pelo começo, o que é protagonismo dentro do ambiente corporativo?
Você é considerado protagonista quando se destaca pela determinação em impedir situações desfavoráveis, quando se tem confiança em tomar decisões na sua organização e também comprometimento na hora de entregar resultados ímpares.
Essa determinação, confiança e comprometimento costuma ser do próprio perfil do funcionário, e assim, incentivada pelos líderes ou gestores da empresa. Esse incentivo acontece pois é benéfico para a operação contar com perfis proativos que pensem em sempre trazer soluções sem depender 100% da orientação dos seus gestores.
A teoria parece simples, mas se você é gestor ou lida com pessoas sabe como a tarefa é complexa na prática. O ideal é conhecer sua equipe muito bem para poder colher o melhor de cada funcionário. E lembrar também que desenvolver este protagonismo não é exclusivamente responsabilidade sua ou da organização, mas também do colaborador.
Se você busca este perfil, precisa identificar profissionais que busquem autonomia e responsabilidade nas suas funções. Colaboradores passivos costumam esperar atitudes da empresa para se desenvolverem e portanto, acabam “esperando” pelo protagonismo.
Tudo certo até aqui? Agora vamos seguir para as 3 principais formas de incentivar o protagonismo nos seus funcionários.
#1 – Desenvolvimento de pessoas
Para falar de desenvolvimento de pessoas, vamos recapitular o que foi falado anteriormente. O protagonismo no ambiente corporativo não é responsabilidade exclusiva da empresa. O colaborador precisa almejar responsabilidades maiores e entregar melhores resultados.
Portanto quando falamos em desenvolvimento de pessoas, para colaboradores que se destacam como protagonistas, estamos falando de perfis independentes que procuram constantemente se desenvolver em suas carreiras.
Neste cenário é importante que seus programas de treinamentos ofereçam variados temas, conteúdos e formatos para que o colaborador tenha a livre opção de escolher o que quer desenvolver, ao invés de sempre depender da orientação da empresa para buscar conhecimento. Dê as ferramentas necessárias para que o funcionário tenha autonomia para se especializar sozinho.
O incentivo de carreira com programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas é importante para que os colaboradores se questionem, e saibam onde achar conteúdo de qualidade para se desenvolver. O comando de aprendizagem está com o colaborador, mas é a sua empresa que ganha um funcionário com mais conhecimentos e habilidades para aplicar na sua organização.
#2 – Metas e desafios
Este é o tópico que vai falar sobre “colha o melhor do seu funcionário”.
É comum na empresa colaboradores que se destaquem mais que os outros. Mas metas e desafios não é exclusivo deste grupo. Metas e desafios trazem dedicação e comprometimento para todos os colaboradores. É uma ótima estratégia para impulsionar aquele seu funcionário protagonista além de também dar foco e motivação aos mais passivos.
Definir metas é importante para saberem exatamente qual o caminho seguir dentro da organização, portanto não hesite em implementar na sua empresa. Você vai impulsionar uma competição saudável para que os colaboradores contribuam com mais foco. Saber como recompensar quem trouxe bons resultados e direcionar quem pode estar meio perdido é extremamente benéfico para a organização e relacionamento da sua equipe.
#3 – Feedback constante
A falha ou falta de comunicação são ruídos que podem causar diversos problemas dentro de uma empresa. Sua equipe precisa ter uma comunicação aberta e transparente para ser produtiva e motivada.
Ao oferecer feedback, você alinha expectativas com seus colaboradores e contribui para a melhora de resultados no seu departamento. Aproveite este tempo para entender os planos de carreira de colaboradores que se destacam como protagonistas para saber como este cenário se encaixa na sua empresa. E também para motivar funcionários mais passivos a buscar melhorias de resultados e mais conhecimento.
É dever da gestão da empresa e dos líderes das áreas praticar a cultura do feedback com seus colaboradores para estar a par das satisfações e insatisfações que podem estar prejudicando o funcionamento do departamento.
Conclusão
Ser protagonista é não ter receio de se colocar à frente de desafios, é saber se posicionar.
Depende muito mais da atitude da pessoa, do que da posição ou função que ela exerce.
Perfis assim independentes, que buscam conhecimento e autonomia dentro da empresa, são considerados colaboradores protagonistas. Já que se destacam por querer mais responsabilidade e contribuir mais para a organização, além do que é solicitado por seus líderes e gestores. Neste artigo você viu as 3 principais formas de incentivar esse tipo de funcionários com: desenvolvimento pessoal, implementação de metas e desafios e feedback constante.
E você, lida com este perfil ou se considera protagonista? Conta pra gente sua experiência nos comentários!
Gostei do seu artigo. Sucinto e ao mesmo tempo abrangente. Parabéns!
Muito interessante. Vai de encontro ao que desejo aplicar como mudanças na organização. Obrigada
Muito bom queria saber mais sobre protagonismo tirei as duvidas que eu tinha como professora