desenvolvimento de pessoas

Home office é a palavra do momento. E não dá pra falar de trabalho remoto sem mencionar a tecnologia atrelada a ele. Afinal, a comunicação precisa acontecer e o as entregas também. Por isso, hoje trouxemos uma lista de ferramentas úteis para você manter todos os colaboradores conectados e atualizados em todos os projetos e áreas. 

Aproveite! E se tiver alguma sugestão de tecnologia que não está aqui nessa lista, compartilha com a gente 🙂

Google Meet – Videoconferência

Ferramenta de videoconferência do Google está sendo muito utilizada no nosso home office para reuniões de equipe. Ela é super prática de usar! Você pode criar uma sala, gerar um link, enviar para todos os participantes acessarem e… pronto! Você e sua equipe, seus clientes, fornecedores, conectados para se comunicarem onde e quando quiserem. 

Durante a conferência é possível compartilhar tela, enviar mensagens de texto, ativar ou desativar áudio e vídeo. E ainda tem versão em aplicativo disponível para IOS e android para você também usar pelo celular. 

A ferramenta faz parte do G Suite, pacote do Google de aplicações na nuvem, e até 1º de julho os recursos da versão premium estão liberados, o que inclui acesso até 250 pessoas no mesmo bate-papo e transmissões para até 100 mil espectadores. 

LNT

Trello – Gestão de projetos e tarefas

O Trello é um aplicativo de gerenciamento de projetos que você pode utilizar para organizar e acompanhar as atividades da sua equipe. Ele é uma ótima opção durante o home office porque além de ser possível visualizar o status das tarefas, você consegue notificar responsáveis e fazer cobranças automáticas de deadline. 

A ferramenta tem diversas possibilidades de gerenciamento e integração que permitem a personalização e o monitoramento dos seus times, tarefas e projetos. E o melhor, tem versão gratuita 🙂

Loom – Captura de vídeo

O Loom é uma ferramenta de captura de vídeo. Estamos usando bastante aqui na Mobiliza para apresentações a distância com os times. Mas ele é uma ótima opção para gravação de tutoriais também. 

Ele é na nuvem, você só precisa instalar a extensão no seu navegador e com um clique você já começa a gravar a sua tela, capturar a imagem da sua webcam, ou ambos. E assim que termina a gravação, um link é gerado para que você possa compartilhar com quem você quiser. Assim, simples e rápido. 

A ferramenta é gratuita, e durante a crise do Covid-19 foi liberada a versão com recursos mais avançados, que permitem você exportar o vídeo em MP4, por exemplo. 

Chat do google – Mensagens instantâneas

O chat é mais um recurso do Google que facilita muito a comunicação. Além de chats privados, a ferramenta permite a criação de grupos, salas de bate-papo, envio de arquivos, criação de videochamadas através do Meet e integrações com as demais ferramentas do Google, como o Gmail que facilitam o salvamento de históricos e a notificação de conversas ativas. 

O Chat também faz parte do pacote do G Suite, que está liberado até o dia 1º de julho de 2020 gratuitamente. 

Basecamp – Gerenciador de projetos

O Basecamp é uma ótima ferramenta para gestão de projetos que tem recursos de comunicação para manter todos os envolvidos por dentro do que está acontecendo, o que para o home office faz toda a diferença. 

A ferramenta é robusta permitindo recursos como troca de mensagens, checklists, integrações com agendas para deadlines, compartilhamento de diferentes formatos de arquivos, chats, entre outros. 

O Basecamp não tem versão gratuita, mas você pode fazer trial de 30 dias. 

Google drive – Compartilhamento de Arquivos

Quando estamos na empresa, geralmente temos uma rede interna de armazenamento de dados, certo? Mas, como manter isso no home office sem exigir o envolvimento da área de tecnologia? O Google Drive é uma ótima solução para armazenar todos os arquivos na nuvem, permitindo o compartilhamento entre todos os colaboradores. 

Aqui na Mobiliza também usamos o Google Sites para organizar esses arquivos por área, assim o acesso além de rápido, também se torna prático e visual para o dia a dia.

Mais ferramentas para home office!

Além das ferramentas acima, listamos outras que podem ajudar você. Separamos por categorias para facilitar a sua busca: 

Chats 

Videoconferências e Chamadas

Organização de tarefas, gestão de projetos e de tempo

Gerenciamento de Contatos

  • ContactManager

Brainstorm e Mapas Mentais

  • Mind Meister
  • Canva

Compartilhamento de Arquivos

E aí, curtiu as ferramentas? Tenho certeza que elas vão fazer diferença no seu home office. Lembre-se, trocar figurinhas é fundamental, então se tiver alguma ferramenta que você usa, compartilha com a gente nos comentários.

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Modelo de LNT – Levantamento das Necessidades de Treinamento