@Destaques

O trabalho remoto, mais conhecido como home office, é comum em algumas empresas, principalmente para aquelas com uma grande dispersão geográfica. Já em momentos de prevenção, como estamos passando atualmente com o COVID-19 (Coronavírus), a prática se torna uma solução importante e necessária.

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde para evitar que o vírus se espalhe, muitas empresas já estão adotando o trabalho remoto. O objetivo é reduzir o risco de contágio para seus colaboradores, clientes e a comunidade como um todo. 

Se a sua empresa não costuma praticar home office e está começando esse processo, muitas dúvidas devem estar surgindo, por isso resolvemos compartilhar algumas dicas para você colocar esse processo em prática mantendo a produtividade e motivação dos colaboradores nas próximas semanas (ou meses, ainda não sabemos). 

Vamos lá?

Motivação e produtividade no trabalho remoto

Um dos maiores desafios no home office é a comunicação, principalmente quando a função exige maior integração entre os colaboradores. Aqui na Mobiliza, nosso Estúdio, a área responsável em construir os treinamentos para os nossos clientes, trabalha com squads, por exemplo, onde a troca é fundamental para a #EntregaUAU que está nos nossos valores. 

Por isso é importante criar algumas rotinas tanto com os líderes da empresa, quanto com os colaboradores, para que as demandas continuem sendo entregues com qualidade e dentro dos prazos estipulados.

O gerenciamento de equipes é outro desafio que vem com o trabalho remoto. Defina uma política de home office, com regras claras, e comunique-as para todos os colaboradores com todas as informações necessárias.

Aqui você consegue acessar o acordo de home office que fizemos aqui na Mobiliza. Fique à vontade para usar como modelo aí na sua empresa 🙂

Dicas para acompanhar os colaboradores no home office 

Sabe as rotinas que falamos ali em cima, que é importante para manter entregas de qualidade? Abaixo listamos algumas sugestões que você pode utilizar aí na sua empresa. 

Rotina entre líderes: Provavelmente sua empresa já tem uma rotina de reuniões, certo?! Então, mantenha! É importante que todas as áreas da empresa estejam integradas nesses momento para que consigam fazem os alinhamentos necessários com suas equipes e, assim, manter a empresa operando organicamente. Ferramentas de videoconferências vão fazer a diferença nesse desafio. 

Rotina entre Colaboradores: É importante manter a relação dos colaboradores entre as áreas e a empresa, por isso promova essas dinâmicas por videoconferência. Reforce os valores da empresa e mostre que eles continuam fazendo parte do dia a dia.

Aqui na Mobiliza, por exemplo, fazemos de 15 em 15 dias um Encontro com Mobilizadores, sempre trazendo algum colaborador pra falar de um tema pertinente. O dessa semana, não por acaso, vai ser sobre home office, e vamos fazer o encontro por videoconferência. 

Rotina entre Líderes e Colaboradores: Aqui a proximidade é fundamental, mais que um alinhamento para acompanhar o que o colaborador está fazendo no dia a dia, essa relação entre líderes e colaboradores, vai ajudar a manter a motivação. 

Faça reuniões diárias, mesmo que sejam de 15 minutos, para entender as motivações das equipes e os desafios e faça com que esse time discuta melhorias e promova maior integração para que eles não se sintam sozinhos. 

E não esqueça de alinhar entregas claras para que o colaborador não tenha dúvidas do que precisa ser feito. Afinal, as metas continuam e a entrega de resultados é fundamental para que nossa economia continue girando e os impactos sejam os menores possíveis para a sociedade 🙂

Como dar suporte aos colaboradores nesse desafio

E pra você, profissional que desenvolve pessoas, o desafio é ainda maior. Monitore essas rotinas e garanta com que todos estejam não só entregando produtividade mas que estejam motivados.

Ajude seus colaboradores mostrando (e dando o exemplo) de como fazer um home office com qualidade, para que eles ganhem mais qualidade de vida nesse processo. Abaixo listamos algumas dicas que você pode enviar pra eles e, é claro, utilizá-las também no seu dia a dia: 

  • Mantenha a rotina como se você fosse para a empresa (acorde no mesmo, horário, por exemplo)
  • Faça as mesmas pausas que você faria na empresa, para almoço, café, e aqueles bate-papos com os colegas no meio do expediente para descontrair. 
  • Se você não trabalha com agendas online, como a que o Google oferece gratuitamente, é hora de começar. Mantenha atualizada, para que seus colegas saibam quando você estará disponível. 
  • Use ferramentas como o Trello para gerenciar suas tarefas
  • Escolha um local isolado e confortável para você conseguir manter o foco durante suas atividades
  • Explique para sua família, e para as pessoas que você mora, como funciona o home office, para que eles entendam e respeitem o seu espaço
  • Cuidado com a procrastinação, as distrações são muitas e você precisa manter a disciplina.

E você que já pratica home office aí na sua empresa, tem dicas para compartilhar? Escreva nos comentários, e vamos trocar figurinhas para passarmos por esse momento juntos, mesmo que a distância.

Sobre o autor

Renata Sagaz

Sagitariana com ascendente em capricórnio apaixonada por séries, gatos e sushi, não necessariamente nessa ordem. Fascinada por novas experiências, é publicitária e trabalha no marketing da Mobiliza.

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

20 ferramentas online úteis para o seu home office
Como realizar um onboarding online para novos colaboradores
O LMS do Futuro