Atualmente, um número cada vez maior de empresas tomam a iniciativa no que diz respeito à qualificação dos seus profissionais, recorrendo a cursos online para tornar este processo mais simples, econômico e assertivo. É nesse momento que entra em ação a universidade corporativa. Estamos em uma geração onde empresas e profissionais estão cada vez mais conectados e confortáveis com o ambiente virtual, as empresas estão percebendo que usar a internet para a educação corporativa é a melhor opção para todos.
Além de representar uma economia significativa em infraestrutura, os próprios colaboradores preferem fugir dos métodos convencionais de treinamento, optando por utilizar a tecnologia e a flexibilidade que ela oferece.
A pandemia de Covid-19 serviu como um “ponto de virada” para muitas empresas, pois acelerou a tendência de migrar da sala de aula para ambientes virtuais de aprendizagem, fator que acelerou o crescimento da educação corporativa online. Mas o que é uma UC (Universidade Corporativa)?
Conteúdo
O que é uma universidade corporativa?
Pense da seguinte forma: uma instituição educacional dentro de uma empresa que, através de um conjunto de ferramentas, oferece atividades de aprendizado e desenvolvimento. Tudo isso sob medida para os colaboradores, de acordo com os interesses e necessidades da corporação.
Isso inclui o fornecimento de treinamento específico da empresa e desenvolvimento de lideranças com o objetivo final de desenvolver os colaboradores em seus conhecimentos técnicos, inteligência emocional e habilidades profissionais, mantendo a competitividade corporativa em um mercado em constante mudança.
Quando contratamos um colaborador, esperamos que ele venha preparado e pronto para enfrentar seus trabalhos. Mas a verdade é que a cultura das empresas, formas de trabalhos e métodos exige que o funcionário aprenda coisas específicas da corporação.
Sabemos que não é possível imitar a cultura e o contexto de uma organização como se já fosse seu funcionário.
Prefiro não usar esta referência, mas um diretor me disse a seguinte frase “A empresa não é uma instituição de ensino”. Ah, quão errado está essa afirmação!
Muitos profissionais entram em uma empresa querendo aprender para subir de cargo ao longo de sua carreira. Por que deixar todo esse potencial para trás?
Objetivo das UCs
As universidades corporativas também atendem às necessidades de aprendizado e desenvolvimento desses funcionários.
No final das contas, uma universidade corporativa procura desenvolver funcionários e explorar o máximo do seu potencial para exercer seu trabalho na empresa. Acredite, universidades corporativas são um berço para o nascimento de grandes profissionais.
Acima de tudo, uma universidade corporativa é uma ferramenta estratégica de uma corporação para atingir seus objetivos de negócios.
A grande diferença entre universidade corporativa e um setor de treinamento
Segundo Mark Allen, Ph.D., professor da Pepperdine University, “Há uma falta geral de compreensão do que é uma universidade corporativa. Não é um lugar, um edifício ou um artifício. Uma universidade corporativa é uma entidade educacional que é uma ferramenta estratégica projetada para ajudar sua organização-mãe a alcançar sua missão, conduzindo atividades que cultivem o aprendizado, o conhecimento e a sabedoria individuais e organizacionais”.
Podemos dizer que um setor voltado ao treinamento e desenvolvimento tem um método operacional e um objetivo tático, enquanto uma universidade corporativa está posicionada em um nível estratégico.
Um bom programa de treinamento ajuda você a fazer seu trabalho melhor. Uma universidade corporativa ajuda a organização a cumprir sua missão, segundo Allen.
As vantagens de uma universidade corporativa
No meu ponto de vista, o passo mais árduo para iniciar uma universidade corporativa é conseguir vender a ideia para a diretoria/gerência. Você sempre ouvirá que é mais fácil terceirizar ou que o setor de treinamento e desenvolvimento já está de bom tamanho.
Quando comecei a escrever este artigo, pensei em todos os empecilhos que podem ser levantados durante essa jornada. Vou listar as vantagens de modo a destacar os benefícios para a organização e para os funcionários.
- Mantém a cultura da empresa: uma determinada empresa pode ser um ótimo lugar para trabalhar, mas a integração e outras iniciativas de treinamento geralmente não combinam com a cultura. Uma universidade corporativa se alinha com a marca e a cultura e ajuda a solidificá-las entre os funcionários.
- Retenção de líderes: manter os líderes na empresa é um problema que quase todas as organizações em crescimento enfrentam. Uma universidade corporativa oferece aos colaboradores a chance de progredir para posições de liderança. Além disso, quando bem estruturada, a universidade corporativa dá a certeza de que a organização leva a sério a formação de líderes e a sua promoção a partir de seus colaboradores.
- Gerenciamento e acompanhamento dos colaboradores: seus funcionários têm diferentes estilos de aprendizado. Alguns aprendem melhor por meio de vídeos, enquanto outros preferem atualizações de micro aprendizagem enviadas até mesmo por WhatsApp. Como uma universidade corporativa não é terceirizada, você pode escolher os métodos de entrega de conteúdo mais adequados aos seus alunos. E o mais importante é ter a chance de acompanhar a evolução de cada um no decorrer de sua jornada.
- Inovação: a troca de informações internas é um excelente exercício para novos pensamentos e ideias. Pois em uma estrutura de universidade corporativa, assuntos pertinentes ao dia a dia e vivência das áreas promovem a discussão natural e a cooperação entre os colaboradores. Ideias inovadoras e excelentes profissionais surgem. As universidades corporativas sempre serão uma via de mão dupla.
Como iniciar sua universidade corporativa?
Uma universidade corporativa é única para a sua empresa. Não pense que você encontrará uma universidade corporativa pronta para a sua empresa. Se achar, fuja dela, pois surgirão vários problemas que irão inviabilizar sua estratégia.
Esse conjunto de ideias deve nascer com o DNA da sua corporação. E mais, ela deve adotar a cultura da sua empresa.
Abaixo, listei alguns passos importantes para iniciar sua universidade corporativa da forma correta.
1- Elabore sua estratégia sobre a universidade corporativa.
Este é o momento de tirar todas as suas ideias da cabeça e por em um papel. Se preferir, monte uma apresentação. O objetivo é inserir todas as suas ideias em um único lugar.
Não esqueça de nada que planejou. Não tenha medo de viajar. Encare essa fase como seu esboço. Compartilhe com pessoas da sua área para enriquecer este material. Ouça a opinião e ideias de todos. Não ouse deixar uma ideia de fora por achá-la absurda.
2- Alinhe a estratégia com diretores e líderes de sua empresa
Apresente todas as ideias que levantou com os diretores e líderes de sua empresa. Use este espaço e convide-os a ajudar a elaborar esta estratégia.
Encare esses profissionais como os patrocinadores do seu projeto. Mostre todos os benefícios e desafios. Não tenha medo de expor seu entusiasmo para fazer dar certo.
E sim, diga que este projeto demanda tempo e custo. Leve os custos previstos para esta agenda. O objetivo disso tudo é colocá-los como colaboradores deste projeto, passe seu entusiasmo a eles e venda esse projeto como um marco para sua empresa.
3- Missão, Visão e Valores da sua universidade corporativa
Se possível, use a mesma agenda com seus diretores para isso. Não é fácil conseguir essa agenda com eles, não é mesmo? Então, aproveite! Uma universidade corporativa deve ter sua missão, visão e valores bem apurados. Tenha cuidado para não fugir da estratégia da empresa. Elas devem caminhar no mesmo sentido.
Neste momento, você está inserindo toda a cultura da empresa no embrião da sua universidade corporativa. É assim que ela deve nascer. Com um DNA próprio e estruturado para receber os colaboradores.
4 – Monte o seu time
Está na hora de escolher as pessoas certas. É esta equipe que irá apoiar o funcionamento da sua universidade.
Abra todo o seu planejamento e contrate os profissionais de acordo com o que planejou.
Considere reunir um corpo de treinamento de gerentes, diretores e executivos internos, além de instrutores, analistas de cursos EAD, profissionais para o seu sistema LMS, etc.
5 – Alinhar o currículo com o negócio
Todos os cursos de treinamento, conteúdo e atividades devem estar alinhados com a cultura e os objetivos organizacionais da sua empresa. Escolha os métodos de entrega que melhor se adequam aos seus alunos. Use a tecnologia a seu favor. Ela deve ajudá-lo a atingir as metas de sua universidade corporativa, enquanto satisfaz as preferências de aprendizado de seus funcionários.
6 – Contrate um sistema LMS
Esse ponto é de extrema importância. Contrate uma plataforma LMS que esteja alinhada ao seu planejamento. Existem muitas no mercado. Tome muito cuidado!
Tenha em mente que o que você precisa é de uma plataforma LMS para uma universidade corporativa.
7 – Defina as metas de aprendizado
Com os objetivos e estratégias de negócios da empresa em mente, determine os objetivos de sua universidade corporativa. Você está tentando reter ou desenvolver talentos? Talvez um pouco de ambos? Essa é uma parte muito importante do seu planejamento. Lembra da missão?
8 – Faça levantamento de parceiros
Em determinado momento, pode faltar braço. Ou, você pode sentir que é momento de diversificar um pouco seus conteúdos. Talvez você assistiu uma palestra e gostaria muito de tê-la no catálogo dos cursos de sua universidade corporativa. Parceiros ajudam e muito neste sucesso.
9 – Considere um programa de certificação
Programas de certificação são um grande diferencial em universidades corporativas. De acordo com os planos de desenvolvimento criados, considere certificar os colaboradores. Sua equipe pode ter interesse em buscar planos de desenvolvimento de longo prazo que os preparem para obter certificações profissionais.
10 – Capriche no lançamento e nas divulgações
Conte com seu time de marketing para fazer um grande lançamento da sua universidade corporativa para engajar sua empresa. Faça as pessoas acreditarem no projeto. A cada curso ou trilha lançada, faça o mesmo. As pessoas precisam ficar sabendo de tudo o que acontece de novo.
Conclusão
Uma universidade corporativa, além de tudo, deve ser interessante para seus colaboradores, com o objetivo de alimentar talentos e lideranças. Pense sempre no melhor para os colaboradores da sua organização, com isso, os benefícios para sua empresa virão.
Lembre-se que a educação é um investimento. E se você investir no futuro de seus funcionários, eles se sentirão nutridos e serão leais à sua organização.
O modelo de universidade corporativa permite desenvolver um currículo que alimente o talento que já existe em seus funcionários. Esse compromisso com o desenvolvimento de talentos e liderança separa as organizações convencionais das organizações de aprendizado de alto nível.
Gostou desse conteúdo? Não esqueça de comentar sobre o que achou, suas dúvidas e como você está planejando criar sua universidade corporativa.
Boa noite…. Li um trecho, achei interessante, vou aprofundar mas a leitura….