Treinamento corporativo
Treinamento de liderança

Guia estratégico para treinamento de liderança, com insights e ferramentas para aceleração de resultados

Quanto tempo esperar para conquistar seu espaço e tornar-se um líder com resultados expressivos? Como alavancar esse processo no treinamento de liderança? Acelere a transformação do jeito de liderar! 

Acelerar o aprendizado e o autodesenvolvimento não é pular etapas essenciais no processo de adaptação, mas sim vivenciar a jornada com firmeza de propósito e riqueza de espírito (leveza) para desenvolver a maestria. 

Esta jornada requer condução com alternância de ritmo (cadência e intensidade) e otimismo possibilista (sem expectativas irreais). Assim é possível alcançar resultados com constância, consistência, senso de urgência e preparo/prontidão. É o que você precisa para agir de forma diferenciada diante de circunstâncias inesperadas em ambientes voláteis, complexos, incertos e ambíguos. 

Perfil da liderança de alta performance 

1) Visão Estratégica 

É a capacidade de enxergar além da sua própria área de supervisão. Isso engloba os seguintes aspectos essenciais:

LNT
  • Conhecimento do ambiente/dinâmica e modelo de negócios;
  • Capacidade de formular estratégias e implementar projetos/executar planos de ação;
  • Habilidade de reunir/sintetizar diversidade de dados e informações, traduzindo-os em tendências e cenários para análise e tomada de (melhor) decisão (no tempo certo). 

2) Liderança Diferenciada 

Significa ter versatilidade de utilizar diferentes estilos de liderança, adequando o modelo mais indicado ao perfil e momento da equipe. Além disso, disposição para desenvolver competências dos integrantes da equipe (técnicas e comportamentais), para fortalecê-las, inclusive oxigenando-as de forma a garantir o alcance dos resultados. Líderes com esse perfil têm a habilidade de conduzir pessoas engajadas e motivadas em constante processo de mudanças, alinhando-as a expectativas e propósitos para um crescimento convergente e de resultados superiores. da mesma forma, desenvolvendo senso de prontidão, urgência e capacidade de adaptação da jornada mesmo diante de circunstâncias inesperadas e sob ambientes de incerteza. Ser confiante, saber comunicar-se, inspirar e delegar são competências essenciais. 

Outro ponto importante de destacar é a importância de ter Conhecimento e Método para interpretar distintas competências essenciais que são desenvolvidas com produtividade. Tudo isso por meio da habilidade e maestria profissional reconhecida pela empresa, que busca atender demandas e solucionar problemas que impactam nos resultados e objetivos estratégicos. Daí a importância do treinamento de liderança.

A disposição para atualizar-se e desenvolver novas competências é característica obrigatória. 

3) Fit Cultural 

É o alinhamento de valores essenciais entre o profissional e a cultura organizacional da empresa. O momento em que se encontra a empresa, seu ciclo de desenvolvimento e os desafios empresariais (profissionalização, sucessão, reestruturação ou expansão dos negócios) também são requisitos indispensáveis para definir o perfil do profissional ideal. O mesmo se aplica para definir o perfil de empresa ideal para o momento e o estágio do ciclo de vida do profissional. 

Estratégias de sucesso

Estratégias de desenvolvimento e treinamento de liderança são estudadas por vários autores, sempre em busca da excelência em conduzir equipes. Um desses autores é Michael Watkins, autor do clássico livro “Os primeiros 90 dias: Estratégias de sucesso para novos líderes”. Nessa publicação ele nos brinda com algumas dicas valiosas e um método muito interessante para ser aplicado durante 90 dias de sua jornada. 

É fundamental que o líder entenda alguns pontos dessa caminhada: 

1) Fazer a própria promoção 

O líder deve mentalmente entender que o sucesso e as situações que teve no passado não significam nada no novo desafio. Ele precisa “virar a chave” e começar a pensar com a cabeça de onde está, e não de onde veio. 

2) Acelerar o aprendizado 

É fundamental ouvir mais do que falar. Assim como se envolver com as pessoas mais importantes da empresa (influenciadores) e entender não apenas o que é o negócio, mas sim como o negócio funciona no dia a dia. 

3) Ajustar a estratégia à situação 

Em que tipo de cenário o líder está entrando? É uma forte mudança, um novo projeto ou um sucesso continuado? Conhecendo o que a empresa precisa, fica mais fácil entender o que deve ser priorizado nos primeiros dias e semanas. 

4) Garantir ganhos iniciais 

Sim, é preciso “fazer gols” o mais rápido possível, garantindo entregas nos primeiros 30, 60 e 90 dias. Só assim se ganha fôlego para continuar avançando nos assuntos mais importantes e longos. 

5) Negociar o sucesso 

É fundamental, entendendo o ambiente da empresa, alinhar expectativas com o gestor, deixando claro o que é sucesso em 90 dias. 

6) Concretizar o alinhamento 

É fundamental que, uma vez entendendo a estratégia da empresa, o líder possa espalhar a mensagem, garantindo que suas ações e as de sua equipe estejam diretamente alinhadas ao que se espera. 

7) Montar a equipe 

Quem deve ficar? Quem deve sair? Quem precisa mudar? É vital entender como cada profissional da equipe enxerga a chegada do novo líder e como pode ser motivado a entregar resultado. 

8) Criar coalizões 

Seu gestor é apenas uma pessoa dentro da organização. E é fundamental garantir que outros influenciadores sejam capazes de lhe ajudar, seja com informações ou lhe proporcionando a legitimidade necessária para ganhar pontos dentro da organização. 

9) Manter o equilíbrio 

É importante enxergar as pressões que esta fase de mudança proporciona, tanto na parte profissional quanto familiar e com os demais envolvidos. Sendo assim, é preciso manter o equilíbrio mental e físico para perseverar. 

10) Acelerar a todos 

Ter sucesso não depende mais apenas da realização individual, mas também dos envolvidos e da própria empresa. Os primeiros 90 dias devem também acelerar a própria organização, criando oportunidades para as equipes de fato brilharem. 

O que fazer nos primeiros 90 dias? Em geral, segundo estudos, levamos 180 dias para nos consolidar e mostrar resultados ao assumir novos desafios. Porém, o mercado não tem esse tempo todo para nos aguardar. Então, necessitamos encurtar o tempo pela metade. 

Etapas mensais do ciclo de 90 dias 

1ª Etapa do ciclo de 90 dias: 30 dias, adaptação 

O novo líder deve usar seus primeiros 30 dias para conhecer toda a sua empresa. Aproveite para conhecer todos da sua equipe em um bate papo “um a um”. Entenda os objetivos e metas da organização. Compreender como funciona a cultura da empresa, seus acertos e erros do passado é fundamental. Ou seja, o primeiro mês é aprendizado. Não invente de fazer mudanças muito significativas de algo que você ainda não sabe como funciona. 

2ª Etapa do ciclo de 90 dias: 60 dias, hora de mostrar ao que veio 

No segundo mês, seu objetivo é ação com foco em resultados de curto prazo. 

Você está sendo avaliado e precisa começar a mostrar resultados. Coisa que você não fez muito no primeiro mês por estar estudando a empresa. Sendo assim, é importante ter pequenas vitórias logo no início. Isso motivará sua equipe e você mostrará a seus superiores o porquê de estar ali. 

3ª Etapa do ciclo de 90 dias: 90 dias, consolidação da imagem 

No terceiro mês é o momento de você “dar a seu tempero” e se consolidar. Claro, continue se relacionando muito bem, mas o seu estilo de trabalho deve ser conhecido por todos. Depois de 90 dias, você já deve estar totalmente estabelecido e conhecer todo o processo e todas as pessoas. Não tem mais tempo para dizer que está aprendendo. Agora é com você. 

Para você continuar a sua evolução como Líder e sempre focar na sua performance, deixaremos aqui algumas pílulas que são essenciais para a sua evolução: 

Recomendação de temas para desenvolvimento

Relevantes tanto na sua trajetória como líder quanto no treinamento de liderança.

● Avaliação 360º em 6 pilares: autogestão e auto percepção, engajamento, comunicação, delegação, influência, líder de diferentes perfis e gerações; 

● Comunicação assertiva (com clareza, objetividade e adequada) para conectar seu time organizacional; 

● Delegação de atividades de acordo com o perfil dos seus liderados; 

● Estilos de liderança, padrões comportamentais e análise de perfis; 

● Liderar a si mesmo assumindo o protagonismo; 

● Liderança influenciadora;

● Liderança ambidestra; 

● Liderança ágil, colaborativa e inovadora; 

● Liderança com propósito e inspiração; 

● Liderança de times multidisciplinares e de elevada maturidade; 

● Liderança estratégica e por processos. 

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Recomendação de leitura: 

Os primeiros 90 dias: estratégias de sucesso para novos líderes, Michael Watkins 

Liderança diferenciada, Celso de Souza e Souza 

Coragem para liderar, Brene Brown 

● Liderança, a inteligência emocional na formação do líder de sucesso, Daniel Goleman 

Mindset, Carol Dueck 

Qual é a tua obra, Mário Sérgio Cortella 

As 48 leis do poder, Robert Greene 

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, Stephen Covey