Vai produzir conteúdo e-learning corporativo? Você já percebeu a necessidade de treinar seus colaboradores por meio do Ensino a Distância (EaD), já sabe os tópicos mais urgentes a serem abordados nos treinamentos e mapeou os colaboradores que poderão ajudá-lo nessa missão. Chega então a hora de iniciar o primeiro projeto e produzir esse conteúdo e-learning.
Nesse momento é comum haver dúvidas e é possível que você não saiba muito bem por onde começar. Por isso, vamos indicar 4 passos básico, mostrando que a produção de conteúdo e-learning para EaD não é nenhum bicho de sete cabeças.
Passo 1: Definição da plataforma de distribuição do conteúdo e-learning
Se você está pensando em disponibilizar treinamentos na sua empresa, provavelmente será importante mapear o consumo do conteúdo realizado por cada aluno, assim como o desempenho dos colaboradores em cada assunto abordado.
Para isso é interessante que você utilize um LMS (Learning Management System). O LMS é uma ferramenta de gestão de aprendizagem online que capta e apresenta os dados dos alunos de forma organizada.
Estas plataformas permitem que você cadastre seus colaboradores, disponibilizando os conteúdos adequados a cada um deles. Depois, por meio dos dados extraídos pela plataforma, você poderá responder a questões como:
- Quais alunos concluíram o curso?
- Quantos alunos iniciaram esse curso?
- Qual foi o desempenho dos meus colaboradores?
- Quantos cursos o colaborador X ou Y realizou?
- E muitas outras!
Existem diversas plataformas LMS no mercado. A mais conhecida é o Moodle, uma ferramenta gratuita utilizada em todo o mundo. Existem também algumas plataformas pagas, como a Plataforma Mobiliza. Uma das maiores vantagem de contratá-las é que você contará com uma equipe preparada para fornecer suporte e assessoria na sua utilização.
Passo 2: Análise do material disponível e seleção do conteúdo e-learning
Você já tem a plataforma ideal para cadastrar seus colaboradores e sabe quais cursos são estratégicos na sua instituição, agora é preciso criar esses cursos!
No desenvolvimento de cada e-Learning é necessário analisar o conteúdo que você tem disponível sobre o assunto a ser abordado. Nesse momento, vale resgatar PDFs, apresentações, vídeos, apostilas e até mesmo materiais de divulgação já utilizados na empresa.
Depois de levantar todos esses materiais você irá selecionar aqueles mais importantes para montar um documento contendo todo o conteúdo que deverá ser acessado pelo aluno ao longo do curso. Esse documento ganhará o nome de conteúdo bruto, e é a partir dele que seu curso ganhará forma.
Passo 3: Definição do formato do curso
Tendo em mãos todo o conteúdo que deverá ser acessado pelo aluno, você poderá definir o melhor formato para seu e-Learning.
Essa definição leva em conta, além do conteúdo, o público que será atingido, os objetivos da empresa com esse material, e também o orçamento disponível.
Caso você queira desenvolver o curso internamente em sua empresa, o formato dependerá da capacidade técnica da equipe que você tem à disposição, caso você queira produzir o conteúdo contratando uma empresa especializada, você poderá contar com a expertise desta empresa para definir o formato ideal.
As informações relacionadas ao formato do curso, assim como seu público alvo e objetivos poderão ser compiladas em um documento que chamamos de plano de curso.
Passo 4: Produção do curso e-learning
Com a plataforma de distribuição de curso selecionada, o conteúdo organizado e o formato de curso definido, fica muito mais fácil produzir o e-Learning e disponibilizá-lo a seus alunos.
Essa produção pode ser realizada internamente, caso você tenha colaboradores disponíveis para tal, ou então por uma empresa especializada. Mas independentemente dessa escolha, sugerimos que a produção seja realizada em duas etapas:
- Primeiro é construído o roteiro do curso, que é o documento que guia e estrutura o curso, apontando todos os textos, imagens e recursos necessários para que o aluno compreenda o assunto abordado;
- Depois é produzido o curso em si, dentro do formato previamente escolhido e de acordo com a estrutura e recursos apontados no roteiro.
Pronto! Você tem um curso produzido especialmente para atender as necessidades da sua empresa e colaboradores.
Conclusão
É muito comum que empresas iniciantes na produção EaD comecem seus projetos e-Learning focando na produção do material que será disponibilizado ao aluno, mas sem o planejamento necessário, esse trabalho pode ficar confuso e não ter os resultados esperados.
Seguindo esses 4 passos que abordamos aqui você será capaz de estruturar melhor seus projetos e-Learning, agilizando todo o processo de produção de conteúdo e-Learning e evitando dores de cabeça.
Com planejamento e organização você será capaz de produzir ótimos materiais e-Learning e oferecer aos seus colaboradores a capacitação de que eles necessitam.
Que tal usar o método da Mobiliza para construir os planos de curso em sua empresa? Basta acessar o material gratuitamente no link abaixo.